Existe um ditado bastante popular que diz que, na vida, quando uma porta se fecha, outra se abre. O sentido da frase é o de que, quando as coisas não acontecem da forma que esperamos e desejamos, sempre há uma outra oportunidade, seja de aprender uma lição ou de agir de forma diferente. Contudo, muitas pessoas se concentram apenas em lamentar pelas portas fechadas e, com isso, deixam de enxergar as outras que se abrem. E aí, você também age assim ou tem um perfil mais otimista em relação à vida? Reflita!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Razões Pelas Quais as Portas Se Fecham

A metáfora das portas representa bem muitas situações de nossas vidas. Ao mesmo tempo em que nós fechamos as portas daquilo que não desejamos mais continuar, outras pessoas e situações também podem fechar suas portas para nós. Isso pode representar o fim de um relacionamento, de uma oportunidade relacionada à carreira, de sentimentos, enfim, das mais diferentes situações relacionadas com a vida. Ver uma porta fechada representa o fim de algo que se queria muito, que pode ser concreto ou um plano, e, por isso, causa tanta dor.

Realmente, é bastante doído ver o fim de algo que tanto se amava ou sonhava, por isso, o sentimento de decepção é uma reação natural do seu humano ao se deparar com uma porta fechada. Entretanto, é importante que se mantenha os olhos abertos para enxergar as outras portas que se abrem. Nelas, podem haver diversas outras possibilidades para se reinventar, recomeçar e, assim, construir uma nova história.

7 Lições Que Podemos Aprender Com as Portas Fechadas

Absolutamente tudo na vida oferece algum tipo de lição que podemos aprender, e quando se trata das portas fechadas, não é diferente. Quanto mais aberto se está para enxergar isso, maior será o aprendizado. Veja, a seguir, as principais lições que as portas fechadas podem te oferecer.

1 – É Importante Testar a Maçaneta

Existem muitos casos em que, aparentemente, a porta está fechada, mas basta tocar a maçaneta para abri-la. Então, ao invés de pensar em desistir imediatamente, pergunte-se o que pode fazer para se certificar de que realmente sua única saída é desistir. Talvez ela realmente não se abra, mas a tentativa fará com que aprenda ainda mais. Reflita a respeito das opções que tem e como se sentiria em relação a cada uma delas. Encontre essas respostas em seu interior e descobrirá o melhor caminho a seguir.

2 – Nem Sempre uma Porta Fechada Está Trancada

PSC

Nem sempre uma porta fechada está também trancada, ou seja, caso ela não tenha se aberto nesse momento, talvez venha a se abrir no futuro ou com um pouco mais de insistência da sua parte. Contudo, é muito importante que encontre o equilíbrio entre ter esperanças e parar a sua vida tentando e esperando que essa oportunidade se concretize. Siga em frente, mantenha a atenção aos sinais e, também, a si mesmo, para se certificar de que o que está atrás da porta ainda faz sentido para a ti.

3 – Saber a Hora de Parar de Insistir

Assim como persistir é importante, saber a hora de parar de insistir também é. Talvez o conteúdo da porta não seja o mais indicado para você ou, pelo menos, não nesse momento. Vale lembrar que não existe uma fórmula pronta que diga quando se deve ou não desistir, cabe a cada pessoa analisar as suas possibilidades, relacioná-las com os seus objetivos e valores e, então, tomar a decisão mais acertada.

4 – Uma Porta Fechada Pode Ser Sinal de Livramento

Existem muitas situações em que as portas fechadas não significam, necessariamente, uma perda, mas sim um livramento. O fim de um relacionamento que não te faz mais feliz, por exemplo, é uma oportunidade para se conhecer melhor e recomeçar. Manter uma relação apenas por uma questão de costume ou medo de ficar só é o mesmo que desperdiçar todas as suas oportunidades de ser verdadeiramente feliz. Por isso, antes de se lamentar e insistir para abrir essa porta à força, analise a situação e verifique se não se trata de uma oportunidade de se libertar.

5 – A Dor Irá Passar

Se deparar com uma porta fechada te impedindo de começar ou continuar algo que desejava muito é capaz de trazer bastante sofrimento. Contudo, por maior e mais intensa que essa dor pareça ser, ela irá passar. Com o tempo irá aprender que, independente do que tenha acontecido, a vida irá continuar e você irá perceber que é muito mais forte do que podia imaginar. Respeite o seu luto, mas não permita que ele se estenda mais do que o necessário e nem que ele impeça a sua visão, para que consiga enxergar as outras portas que se abrirão.

6 – Novas Portas Irão Se Abrir

Uma demissão, o fim de um relacionamento, um projeto que não saiu da forma como esperava, todas essas situações de portas fechadas são delicadas, mas podem fazer com que outras oportunidades apareçam. A perda de um emprego, por exemplo, talvez seja a chance para se reinventar, adquirir novas habilidades, traçar novas metas, mudar os rumos da carreira. Aprender essa lição é necessário para que uma porta fechada não seja vista como o fim de tudo, pois sempre é possível mudar os planos e encontrar novos caminhos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Cada Porta Tem Muito a Ensinar

Independente de estar aberta, fechada ou trancada, cada porta tem muito a te ensinar, tanto em relação aos acontecimentos em si, quanto à forma que se sente em relação a cada um deles. Aproveite cada experiência vivida para se fortalecer, rever suas atitudes, identificar falhas e acertos, entender seus sentimentos e emoções. Através dessa consciência poderá se desenvolver e se tornar cada vez mais forte. Então, terá sabedoria para valorizar e aproveitar essas chances e, também, construir as suas próprias portas para realizar tudo o que deseja.

A vida conta com uma infinidade de portas esperando para serem abertas. Por isso, evite se lamentar quando uma delas estiver fechada, pois existem diversas delas esperando para serem abertas e te ensinar inúmeras lições. Acredite em si, na sua força e sabedoria e conseguirá identificar quando uma porta deverá ou não ser aberta. E, claro, continue caminhando e seguindo em frente, pois você tem total capacidade de construir suas próprias portas e conquistar o seu extraordinário.

Copyright: 129961673 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops