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Como Lidar com a Decepção no Trabalho?

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de novembro de 2019

Todos nós já passamos por algum tipo de decepção que nos fez ficar tristes. O fato é que nem sempre as coisas acontecem da forma como desejamos, porém, temos que expandir nossa percepção e, mesmo nestes momentos, procurar tirar alguma lição ou aprendizado que nos leve a crescer com esta experiência negativa.

No trabalho não é diferente, às vezes também nos decepcionamos com nossos colegas, gestores ou mesmo com a empresa. Também pode acontecer o contrário e, em decorrência dos nossos comportamentos, acabarmos decepcionando as pessoas ao nosso redor. O que fazer, então, para lidar de forma assertiva com o problema?

Lidando com a Decepção no Trabalho

Enfrentar suas decepções no trabalho de frente é sempre o melhor caminho, pois não adianta fingir que nada aconteceu e que você está bem, se por dentro você sofre remoendo a situação conflituosa e, fora acaba ficando menos produtivo.

Para que seus dilemas profissionais sejam superados da melhor maneira possível é importante resolver o quanto antes seus conflitos, conversar com os envolvidos e ajustar os pontos. Se ainda assim, a situação não mudar, seja paciente e espere as coisas se acalmarem dentro de você e fora também. Caso nada mude, o ideal é ter um plano B ou partir para outra mesmo.

Problemas de trabalho podem causar muito estresse em sua vida e resolvê-los é de grande importância, já que muito do seu tempo é gasto no local de trabalho. Alguns dos problemas de trabalho mais comuns são problemas com seu próprio trabalho – muito trabalho, por exemplo, ou mal-estar para realizar as tarefas – e gerenciar o estresse diário no trabalho. Outros problemas comuns são lidar com colegas de trabalho e problemas de comunicação. Lembre-se de que, em todos os casos, é útil ser claro e profissional com seus colegas de trabalho. Se você está discutindo uma revisão de desempenho ruim com seu supervisor ou um problema de etiqueta com seu colega de trabalho, declarar diretamente o problema de maneira amigável e profissional é um ótimo começo para resolvê-lo. 

Cresça com as Dificuldades

Portanto, para seu crescimento na carreira, como pessoa e ser humano; é essencial aprender a lidar com suas frustrações, de modo que isso não diminua sua motivação ou prejudique seu bom desempenho profissional. Considerando que somos seres em evolução, procure sempre dar um significado positivo às suas decepções, ou seja, aceite e compreenda que existe sempre um benefício em todas as situações que vivemos.

Se por exemplo, você está decepcionado porque a empresa não lhe promoveu à vaga que você buscava; isso pode ser sinal de que precisa se preparar ainda mais, desenvolver determinadas competências, habilidades ou mesmo que é hora de procurar um novo emprego.

Seja educado e direto 

Não fique nervoso quando tiver algum problema com seu colega de trabalho. Geralmente, é mais fácil lidar com o problema assim que ele surge, em vez de envolver o colega. Seja informal na primeira vez que você se dirigir à pessoa. 

Se o comportamento persistir depois de abordar informalmente sua preocupação, talvez seja necessário pedir ao seu supervisor para intervir. Siga as regras da sua empresa sobre como lidar com a resolução de conflitos de funcionários.

Se expresse de maneira respeitosa

É importante ouvir as necessidades de seus colegas respeitosamente e tentar ver seu ponto de vista. Também é importante se expressar de maneira respeitosa. Ao discutir problemas com um colega de trabalho, certifique-se de não deixá-lo na defensiva ao falar com ele. Dessa forma a outra pessoa ouve suas reações à situação, não suas acusações.

Comunique suas necessidades ao seu chefe

Você pode ou não se dar bem com seu supervisor, mas mantenha as linhas de comunicação abertas entre vocês dois o melhor que puder. Lembre-se de que é parte da responsabilidade do seu chefe garantir que você esteja em um ambiente que lhe permita realizar seu trabalho, portanto, não sinta que precisa manter as preocupações deles.

Lembre-se de que você e seu chefe não precisam ser amigos, só precisam trabalhar juntos. Isso vale para todos os seus colegas de trabalho também. Não há problema em manter uma distância profissional da pessoa se você não se importa com ela.

Se estiver com dificuldades para se comunicar e se relacionar bem com seu chefe, convém levar suas dúvidas ao departamento de RH ou, se você não tiver um departamento de RH, falar com o supervisor de seu chefe. Se seu chefe não tiver um chefe, por exemplo, eles administram um pequeno negócio, e você estiver com dificuldades para trabalhar com eles, talvez seja melhor começar a procurar outro emprego.

Registre seus constrangimentos

Mantenha registros de qualquer problema em andamento que você possa ter com um colega de trabalho. Se você estiver lidando com um colega de trabalho intimidando ou assediando você, certifique-se de estar acompanhando todos os incidentes com essa pessoa. Registre a data, a hora, o que aconteceu e se houve alguma testemunha.

Certifique-se de descobrir qual é o protocolo do seu empregador ao lidar com conflitos de colegas de trabalho, intimidação e / ou assédio. Seu manual do funcionário ou representante de recursos humanos seria uma boa fonte de informações. Pesquise as leis que protegem seus direitos quando você está sendo intimidado ou assediado por um colega de trabalho.

Encontre uma rede de suporte no trabalho

 Você gasta muito tempo com o mesmo grupo de pessoas no trabalho. Então, por que não conhecer alguns deles melhor? Tente fazer boas conexões com os outros e desenvolva uma rede de amigos que possam ajudá-lo em suas frustrações de trabalho. Passe seu horário de almoço com seus colegas de trabalho e conheça-os melhor longe do trabalho. Converse com ele todos os dias por alguns minutos, pelo menos. 

Convide-os a se reunir depois do trabalho. Essa pode ser uma boa maneira de conhecer melhor seus colegas. Se você se sentir confortável fazendo isso, então você pode até convidá-los para um happy hour com você para bater um papo depois do trabalho.

Se hoje isso não ficar muito claro, mais na frente quando você finalmente for promovido ou mesmo encontrar um trabalho melhor, entenderá que aquela decepção no trabalho anterior foi o incentivo que faltava para você evoluir, se capacitar ou mesmo dar um passo adiante. Tendo esta postura madura e assertiva é muito mais fácil lidar com qualquer tipo de frustração e tirar de letra os problemas no trabalho e também fora dele.

Pense nisso e construa resultados realmente positivos e extraordinários em sua carreira.

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