Confraternizacao-empresa

Por que é importante realizar uma confraternização de empresa?

Por: José Roberto Marques | Blog | 17 de setembro de 2019

Todo fim de ano na maioria das empresas é a mesma coisa: os colaboradores ficam ansiosos para saber mais detalhes sobre como será a festa de confraternização. Quando finalmente acontecem, as redes sociais ficam repletas de fotos da “festa da firma” e suas ações criativas. Esses eventos também podem ocorrer em outras épocas do ano e contribuem para integrar colegas de trabalho, que geralmente ficam distantes durante o expediente intenso.  

Apesar de ser muito aguardada por funcionários e deixar a equipe de RH de cabelos em pé para organizá-la, são poucos os que sabem explicar o que é confraternização efetivamente e a sua real importância para as empresas.  

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

O que é confraternização empresarial?

Para que possamos entender o que é confraternização empresarial, precisamos mergulhar no significado dessa palavra. O termo vem do latim medieval, confrarnitas, e diz respeito a um convívio ou socialização amigável entre pessoas que compartilham as mesmas opiniões e sentimentos.

Nesse sentido, a confraternização empresarial objetiva criar laços entre todos os membros que compõem a organização para que eles formem um verdadeiro time. O sucesso de toda empresa depende diretamente da integração de todas as suas equipes, e quando os seus profissionais se conhecem melhor tendem a colaborar uns com os outros para alcançar os objetivos propostos.

Como são momentos mais dinâmicos, as festas da firma também contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais agradável. A empresa pode aproveitar esses eventos para expor de forma mais descontraída sua missão, visão e valores, além dos resultados que atingiu e aqueles que deseja alcançar. Nesse sentido, os funcionários conseguem entender melhor qual o seu real papel dentro da empresa e passam a dar o melhor de si em suas atividades.

Confraternização empresarial: uma estratégia do endomarketing

Ao promover uma confraternização, a organização está utilizando uma das mais eficientes ferramentas do endomarketing. Esses eventos têm o poder de transformar a visão dos colaboradores, que passam a compreender o quanto são importantes para a organização. Quando saem dessas festas, tendem a considerar as suas atividades menos como simples ganha-pão e mais como oportunidades para se desenvolver profissional e pessoalmente. Dessa forma, tornam-se verdadeiros aliados do negócio, preocupando-se com seu empenho e com o sucesso da empresa.

Como estratégia do endomarketing, que envolve marketing e administração, a confraternização valoriza a importância de todos os profissionais que integram a empresa. Esse conceito é fundamental para as empresas dos mais variados setores, porque as fazem reconhecer que o colaborador é um aliado diretamente responsável pelo sucesso dos negócios e deve se preocupar com o desempenho geral da organização.

Sempre é importante lembrar que os colaboradores são clientes internos da empresa e possuem grande influência nas opiniões e perspectivas do cliente externo. Os funcionários são os primeiros que precisam estar satisfeitos com a atuação da organização, para que a venda, da melhor maneira possível, às pessoas com as quais mantêm contato.   

Benefícios de promover confraternização na empresa

Muitos empresários já perceberam que as confraternizações na empresa agora é tendência, e em ritmo acelerado. A razão por detrás disso? É mais do que o divertimento e ser apreciado por seus funcionários. Conheça alguns benefícios que a confraternização de empresa trás:

Relaxar

Esta é uma parte muito importante no processo de trabalho. O cérebro, que trabalha o tempo todo, também precisa “reiniciar”. Uma festa no escritório é um botão de reset após um árduo ano de trabalho. Isso lhe dá a oportunidade de dar uma olhada no ano que passou e recapitular os altos e baixos não apenas da sua estratégia de negócios, mas também da estratégia de negócios de seus colegas. Encontrar apoio em seus colegas é crucial, e mesmo que você não precise dele este ano, alguém pode encontrar motivação para o seu sucesso e as pessoas ideais para compartilhar nossas conversas de negócio são os colegas de trabalho. 

Recompensa e motivação

Promover uma festa no ambiente de trabalho é mostrar aos seus colaboradores que eles são uma parte essencial de sua organização. Nesses eventos você pode conceder prêmios e reconhecimentos a funcionários e parceiros de negócios. Entretenimento, comida, bebida e atenção dada a cada um deles são fortes fatores inspiradores para ação e sucesso.

Fortalece as conexões entre os membros da equipe

Conversar e se misturar em um ambiente informal, bem como compartilhar uma refeição, desperta nossos instintos primários de união e expressão de comportamento familiar. Em um ambiente que nutre fortes laços, a confiança é desenvolvida e transmite uma imagem boa da empresa. Confiança mútua e boas relações fazem com que as pessoas forneçam apoio umas às outras e, a longo prazo, aumenta o desempenho.

Novas ideias novos contatos

Passar por cima de alguns problemas de negócios pode levar a erros e formas de corrigi-los. Grandes mentes podem pensar da mesma forma, mas com ponto de vista diferente, que às vezes é o suficiente para nos levar a uma solução inovadora. Além disso, parceiros de negócios atuais e futuros também podem encontrar-se no encontro trazendo novas pessoas para você, novos contatos para manter e usar no futuro. Essas festas costumam ser um encontro positivo, informal e descontraído.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Cria sentimentos positivos sobre a empresa

Depois de passar um bom tempo na festa, os funcionários criam lembranças felizes e agradáveis. Criam associações positivas que trazem sentimentos positivos ao ir para o trabalho, prontidão para resolver problemas, disposição para participar e investir tempo e conhecimento para ajudar a empresa a crescer. Gastar um tempo descontraído e confortável no trabalho e conectar a positividade ao seu escritório torna o tempo de trabalho mais agradável. E mais! Um ambiente prazeroso e positivo pode trazer um desempenho superior. 

A impressão que você nunca deve deixar é que uma festa de confraternização será uma ferramenta para aumentar a eficiência em detrimento de fazer seus funcionários felizes. Um tempo de férias e festas de escritório não são um truque para usar nas pessoas que fazem a sua empresa crescer e ter sucesso. Pelo contrário, fazer uma festa no escritório para seus funcionários os beneficia principalmente, mostrando-lhes o quão importante e grande eles são; como você valoriza seu desejo de estar com eles nesta jornada e compartilhar a grandeza do sucesso. 

Apostar na realização de confraternização é uma das formas de manter os colaboradores motivados, encantados e com uma visão positiva da empresa. Esse tipo de ação ajuda a engajar os colaboradores, unindo as equipes em momentos de descontração e lazer, além de ressaltar a identificação entre funcionário e empresa.

Além disso, as confraternizações podem estimular os colaboradores a saírem de suas zonas de conforto, lidar com emoções diferentes e identificar pontos que precisam de melhorias no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Faça a sua festa de confraternização ser sobre gratidão, relaxamento, novas ideias, equipes fortes e empresas de sucesso.

 

Gostou do artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Copyright: Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Deixe seu Comentário: