As histórias de vingança fazem sucesso na literatura, no cinema e na televisão. As pessoas costumam vibrar quando o personagem que foi oprimido consegue dar a volta por cima e se vingar daquele que o fez mal. Mas será que esse tipo de comportamento é positivo na vida real? Esse desejo de aliviar suas dores fazendo o outro sofrer, comum em pessoas vingativas, tem razões específicas para existir. Entender esse sentimento pode ajudá-las a vencer as dores do passado e seguir em frente sem arrastar esta corrente negativa.

Entendendo o Sentimento de Vingança

A necessidade de vingança é altamente nociva e faz com que um indivíduo deixe de focar na própria felicidade para se vingar de alguém que lhe fez mal. Por mais que, em algum momento da vida, todos nós já tenhamos sentido a vontade de dar o troco a alguém que nos prejudicou, fazer isso na prática não é aconselhável. Neste sentido, o grande pensador chinês, Confúcio, uma vez refletiu dizendo: “Quando se planeja uma vingança é necessário cavar duas sepulturas”, pois os resultados dessa atitude costumam ser negativas para ambos os lados.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

As pessoas vingativas acreditam que o fato de causarem sofrimento para aquelas que as magoaram fará com que se sintam melhores, como se isso fosse curar suas dores emocionais e apagar as cicatrizes que as ações do outro deixou nelas. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois suas feridas continuam abertas, a menos que elas mesmas as curem dentro de si. Ver o outro sofrendo pode até trazer um prazer momentâneo causado pelo revide, mas não é capaz de aplacar a dor, pelo contrário, pode até torná-la mais forte.

Por mais que pareça que a intenção da vingança é reparar um erro cometido por alguém contra você, a realidade é que se trata de uma necessidade de punição, algo que tem um viés muito mais destrutivo do que construtivo. Tornar-se dependente de ver o sofrimento de outra pessoa para se sentir melhor é sinal de um comportamento patológico. A vingança não traz felicidade, na verdade, ela afasta as pessoas cada vez mais dela.

Conselhos Positivos Para Pessoas Vingativas

Se, em algum momento, já sentiu vontade de revidar algo que alguém lhe fez, aconselho que pense melhor antes de agir. Por mais desafiante que possa parecer conseguir perdoar alguém que lhe magoou, trata-se de uma atitude que irá te beneficiar em primeiro lugar, pois deixará de alimentar ressentimentos para dar lugar a sentimentos positivos. Aproveite e confira dicas poderosas para que consiga lidar melhor com essa sede de vingança e superá-la.

A Vingança Nunca Vale à Pena

PSC

Cada um oferece para as outras pessoas aquilo que tem dentro de si. Nesse sentido, se alguém agiu de má fé contigo e te enganou é porque era isso que tinha a oferecer naquele momento. Além disso, as atitudes de cada um são como ímãs, que podem atrair tanto o bem quanto o mal, pois elas dependem diretamente daquilo que se semeia. Uma pessoa que procura sempre fazer o bem e agir de forma positiva, certamente terá colheitas fartas, diferente daqueles que enganam e não são verdadeiros em suas palavras e ações.

Vingar-se não vale a pena porque irá te levar ao mesmo nível daquele que te causou algum mal. O ideal é manter o foco nas coisas boas que você conserva em seu coração, sem permitir que atitudes de terceiros contaminem o que sente e te transformem em alguém pior. Muitas vezes, a maior “vingança” que alguém pode realizar é ser feliz e superar toda a dor que passou.

Como Se Livrar do Sentimento de Vingança

Não há uma receita pronta para eliminar o sentimento de vingança, porém existem atitudes que podem te ajudar a superar o passado e virar a página para iniciar uma nova história. Em primeiro lugar, é necessário buscar se conhecer melhor, entender as razões pelas quais isso que aconteceu te magoou tanto. Ao despertar a sua consciência sobre o que se passou, poderá lidar com tudo de forma mais racional, sem correr o risco de agir intempestivamente e de provocar mais dor.

Evite alimentar os sentimentos de mágoa e rejeição, pois são eles que, quando se tornam repetitivos na mente, levam as pessoas a desejarem fazer justiça com as próprias mãos e revidar. Além do autoconhecimento, desabafar com uma pessoa de confiança pode ajudar a eliminar essas dores cada vez mais. Com o tempo, todo o sofrimento irá se transformar em aprendizado, sem que haja a necessidade de se vingar para se sentir melhor.

A Importância do Perdão

O perdão é a libertação de uma dor e um grande sinal de amor próprio. Quando você perdoa, elimina todos os sentimentos nocivos que estão dentro de si. Contudo, é importante se respeitar, para que o perdão seja verdadeiro e não apenas da boca para fora. Quando não é genuíno, basta uma lembrança do ocorrido para que a dor volte a ser sentida e o sentimento de ódio ser reavivado também. Então, é importante digerir os acontecimentos, organizar pensamentos e sentimentos para, assim, conseguir exercer o perdão em sua plenitude.

O fato de perdoar não significa que irá esquecer tudo o que aconteceu, mas sim que aquilo irá deixar de te afetar de forma negativa. Para perdoar é importante ressignificar a dor, dando a ela um viés positivo, de aprendizado e crescimento ou mesmo buscar se desvencilhar do fato e seguir em frente. Acredite, por mais dolorosa que uma situação pareça ser sempre é possível dar um novo significado a ela através de uma visão mais ampla, que tira o foco do negativo e busca enxergar tudo de forma mais abrangente.

Até mesmo as coisas ruins podem nos trazer algum ensinamento. É importante não se fechar para esta realidade e buscar perceber isso. Quando você cresce e amadurece como ser humano, pode se tornar alguém mais forte e preparado para os desafios da vida.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional,
pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Evite Pensamentos de Vingança

É importante buscar formas para que, além de eliminar, evite que o pensamento de vingança volte a ocupar a sua mente. O fato de desejar que algo de ruim aconteça com aquele que te magoou já é um pensamento negativo e, por isso, deve ser evitado. Muitas vezes, trata-se de um mecanismo de defesa contra a dor, uma tentativa de mascarar o sofrimento com essa ideia de justiça. Quando alguém lhe causar algum mal, evite se culpar, pois a responsabilidade é toda daquele que cometeu a ação e não sua. Ninguém perde por ser bom.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de se lembrar de que cada um oferece aquilo que tem dentro de si. Então, ser de luz, escolha sempre espalhar o bem e só terá a ganhar com essa postura. A vingança não leva ninguém a nada, apenas faz com que a raiva e a dor permaneçam na sua mente e propague mais sofrimento. Desapegue da dor, pois ela não lhe pertence!

Copyright: 395962927 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bowie15