Atualmente, muito tem se falado a respeito da importância do autocuidado e de se colocar como uma prioridade, isso é ótimo e realmente necessário. Contudo, é preciso tomar cuidado para evitar se tornar uma pessoa que só pensa em si própria e age como se ninguém mais importasse. Esse tipo de comportamento é altamente prejudicial para relacionamentos e para o desenvolvimento pessoal do indivíduo. Continue acompanhando para entender melhor.

Principais características do comportamento de pessoas que só pensam em si próprias

Identificar uma pessoa que só pensa em si mesma é relativamente simples, contudo, é preciso lembrar que, muitas vezes, quando existem sentimentos envolvidos, eles acabam comprometendo a clareza. Afinal, é comum buscarmos dentro de nós justificativas para os erros daqueles que amamos, como uma forma de proteger o relacionamento. Contudo, é importante entender realmente o que está acontecendo para evitar que a relação se torne tóxica.

Veja, a seguir, quais são as principais características do comportamento das pessoas que pensam apenas em si mesmas.

Não demonstram qualquer preocupação com os outros

Sabe aquele pensamento maquiavélico de que os fins justificam os meios? É exatamente isso que as pessoas egoístas demonstram através de suas atitudes. Elas não se importam em passar por cima dos outros para alcançar os seus objetivos e não demonstram qualquer empatia por eles.

Gostam de estar no centro das atenções

Pessoas que só pensam em si são naturalmente egocêntricas e adoram estar no centro das atenções. Para conseguir isso, chegam a ignorar a participação de outros indivíduos na realização de projetos, apenas para colherem os louros sozinhas.

Aparecem apenas quando precisam

Quando um indivíduo pensa apenas em si mesmo, ignora o fato de que relações precisam de compartilhamento para se manterem sólidas. Dessa maneira, costumam procurar seus amigos apenas quando precisam de alguma ajuda e raramente perguntam se está tudo bem com os outros.

Não aceitam feedbacks construtivos

PSC

Ouvir o que as outras pessoas pensam ao nosso respeito pode ser extremamente esclarecedor e ajudar muito no processo de desenvolvimento. Porém, as pessoas que só pensam em si próprias não costumam dar ouvidos a nada que seja diferente de elogios, o que as impede de identificarem seus pontos de melhoria e, consequentemente, de evoluírem.

Acreditam que são merecedoras de tudo

Enquanto existem pessoas que se dedicam e, ainda assim, não se sentem dignas de suas próprias conquistas, outras acham que são merecedoras de tudo, mesmo sem terem realmente feito por merecer. Elas se sentem tão perfeitas que acham que precisam ser recompensadas constantemente.

Criticam os outros pelas costas

Em um relacionamento saudável, seja ele familiar, profissional ou de amizade, as pessoas envolvidas costumam falar abertamente sobre suas insatisfações com o comportamento do outro, porque sabem que isso é fundamental para resolver essas questões e, assim, evoluírem juntas. Quando se trata de um indivíduo egoísta, ele prefere falar o que pensa pelas costas, a fim de evitar se desgastar em uma discussão, mas sem perder a oportunidade de mostrar para os demais que é superior.

São manipuladoras

No início do artigo falei sobre como, de certo modo, é simples identificar uma pessoa egoísta, mas que os sentimentos envolvidos podem comprometer a percepção. E um agravante importante a ser citado diz respeito às habilidades de manipulação daqueles que possuem esse tipo de comportamento, que as utilizam para conseguir tudo o que querem.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

5 Dicas para lidar com uma pessoa que só pensa em si própria

Agora que já sabe quais são os principais comportamentos de uma pessoa que apenas pensa em si, veja dicas práticas de como lidar com elas e evitar se tornar escravo de uma relação em que não há equilíbrio.

1 – Entenda que ela não pensa nos outros

Por mais que ache lamentável alguém que pensa apenas em si, lembre-se que você não tem o poder de mudar o comportamento do outro. Portanto, tenha sempre em mente que aquela pessoa é assim, ela não tem empatia pelos demais e faz o que for necessário para alcançar os seus objetivos. Através dessa consciência, irá evitar esperar muito dela e, consequentemente, reduzirá suas chances de se decepcionar.

2 – Dê a si mesmo a atenção que merece

Em vez de esperar que o outro lhe dê atenção, faça isso por si mesmo. Se conheça, se aceite, se ame, assim saberá exatamente quem você é e não precisará depender de ninguém para se sentir adequado. Lembrando que os relacionamentos são necessários para uma vida equilibrada, mas devem servir para agregar e não para preencher vazios.

3 – Não dê atenção a ela

Tudo o que uma pessoa egocêntrica e que pensa apenas em si deseja é atenção. Quanto mais palco der a ela, mais ela se sentirá estimulada a continuar com o seu show. Por isso, o ideal é que comece a falar apenas o essencial, claro, sem ser mal-educado, mas também sem dar os holofotes que ela deseja.

4 – Evite entrar nas conversas egocêntricas dela

Uma conversa precisa da participação de, pelo menos, duas pessoas para acontecer, mesmo que uma apenas ouça o que a outra diz. Se você deseja evitar que a pessoa que apenas pensa em si continue despejando o próprio ego sobre você, comece a dar respostas mais curtas e demonstre pouco interesse sobre o que ela diz.

5 – Cerque-se de boas companhias

Por último, uma medida extremamente positiva, que envolve se cercar de boas companhias, pessoas que sabem manter relações equilibradas, aprendendo e ensinando, na medida certa. Quanto mais preenchida a sua vida estiver com esse tipo de relacionamento, menos a pessoa egoísta irá te afetar.

Vale ressaltar que, para colocar as dicas em prática, é preciso considerar o tipo de laço que possui com a pessoa que apenas pensa em si. Se for algo mais impessoal, como um colega de trabalho, por exemplo, manter distância e falar apenas o essencial já irá ajudar. Por outro lado, se for uma relação mais próxima, como uma amizade, é essencial que repense se realmente isso está te fazendo bem. Dependendo das conclusões as quais chegar, o afastamento pode ser o melhor caminho.

Pessoas que apenas pensam em si podem causar muito sofrimento para aqueles com os quais convivem. Se deseja evitar que isso aconteça contigo, mostre que está no controle e que não irá permitir que isso te afete. Como resultado, elas poderão se afastar ou perceber que é hora de mudarem de postura. Independente do que aconteça, mantenha-se tranquilo e consciente de que fez a sua parte.

Se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas que possam estar passando pela mesma situação.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/17817-como-lidar-com-pessoas-que-so-focam-em-si-mesmas

https://amenteemaravilhosa.com.br/pessoas-umbigo-em-vez-coracao/

Copyright:  196106195 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc