Ter pessoas que admira para se inspirar é maravilhoso, pois olhar para elas é como estar de frente ao espelho do futuro e enxergar onde deseja chegar. Isso pode acontecer de duas formas: com indivíduos próximos ou celebridades que conheceu através da mídia. No primeiro caso, é possível conversar e ouvir os ensinamentos delas especialmente direcionados a você. Já no segundo, apesar da distância, dá para ler biografias, assistir entrevistas e buscar informação de outras maneiras para se inspirar.

Esse tipo de admiração é extremamente positivo, afinal, ver uma pessoa realizando coisas que gostaria e que pretende fazer no futuro, pode te trazer muito direcionamento e motivação. Por outro lado, é importante se questionar para identificar o que busca exatamente nessa relação e se a inspiração está sendo vivida no sentido mais amplo da palavra, ou seja, inspirando a ação.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

A inspiração deve levar à ação

Vamos supor que você tenha uma grande admiração pelo legado deixado por Steve Jobs e o ache uma pessoa inspiradora. Então, lê livros que falam sobre ele, matérias, assiste palestras, enfim, absorve todo o conteúdo ao qual tem acesso sobre ele. Pode ser que esteja, de fato, buscando inspiração para aprender lições poderosas ensinadas por ele para aplicar em sua vida e carreira ou fazendo isso apenas porque é fã dele.

No segundo caso, embora ser fã de uma pessoa tão significativa para o universo da tecnologia e a sociedade de modo geral já seja, por si só, inspirador, a verdade é que todo o conteúdo que consome apenas fará a diferença em sua vida se realmente aplicá-lo, obviamente, dentro da sua realidade. A pessoa que inspira é apenas uma semente, cabe a você agir para semeá-la e, então, colher os frutos que plantou no futuro.

7 Dicas para se inspirar na trajetória de outras pessoas e construir sua própria história

Se deseja se inspirar em outras pessoas para buscar motivação e ensinamentos poderosos para agir e construir a sua própria história, tenho a certeza de que irá gostar das dicas a seguir, acompanhe.

1 – Escolha bem em quem irá se inspirar

PSC

A primeira dica para se inspirar como uma forma de agregar ao seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, é escolher bem quem serão os exemplos que deseja seguir. Pensar sobre isso é necessário porque não basta considerar o patamar que o outro atingiu, é preciso entender quais foram os meios utilizados para tal, se eles estão de acordo com os seus valores e com o que busca para a sua vida.

2 – Busque informações sobre a pessoa que te inspira

Existem muitas maneiras de se inspirar e se motivar através da trajetória de outras pessoas, o que pode ser feito através da leitura de biografias, entrevistas e outros materiais. Quando se trata de alguém que conhece pessoalmente, é possível tornar a experiência ainda mais enriquecedora, principalmente se a pessoa que te inspira aceitar se tornar sua mentora e te ajudar a trilhar um caminho de sucesso.

3 – Anote os ensinamentos que aprender

O ato de escrever é extremamente poderoso e ajuda a fixar o conhecimento de modo mais eficaz. Portanto, lembre-se de anotar tudo o que achar interessante e que possa ser aplicado na sua vida. Se estiver lendo uma biografia, por exemplo, use marca texto para grifar os trechos mais importantes. Quanto mais anotações e grifos fizer, mais aquele conhecimento será fixado em sua mente.

4 – Planeje-se para colocar os ensinamentos em prática

De nada adianta fazer um monte de anotações se não colocar o que aprendeu em prática. Nesse sentido, é fundamental que se planeje para aplicar as lições absorvidas, seja no trabalho ou na vida pessoal. Se você pensar que quando tiver a oportunidade irá fazer isso, são grandes as chances de que esse dia nunca chegue. Por isso, planeje como e quando irá fazer, porque é assim que realmente conseguirá chegar onde deseja.

5 – Entenda que você e a pessoa que te inspira são diferentes

Vamos supor que esteja lendo a biografia de uma pessoa que te inspire e que tenha iniciado seu primeiro negócio aos 20 anos de idade. Você tem 30 e nunca empreendeu, embora tenha isso como uma meta. Nesse caso, é importante que evite fazer comparações, afinal de contas, vocês são pessoas totalmente diferentes. Saiba colocar limites na sua inspiração e evite querer traçar um caminho exatamente igual, porque cada um tem a sua própria história.

6 – Aplique os ensinamentos considerando a sua personalidade

Mais uma vez ressalto a importante de se inspirar com limites, considerando que você e a outra pessoa são diferentes. Mesmo em ensinamentos que sejam abrangentes e possam ser realizados em diversos tipos de situação, é preciso que considere a sua personalidade. Lembre-se sempre que a ideia é realmente se inspirar e não querer se tornar uma cópia daquele que admira. O seu diferencial é exatamente ser quem você é, uma pessoa única, então, não desperdice isso.

7 – Saiba valorizar as conquistas de pessoas próximas

Por último, é importante considerar que, embora seja possível encontrar pessoas extremamente inspiradoras na mídia, existem várias delas ao seu redor. Seus avós, pais, empreendedores da sua cidade, entre outros, podem ter muito a te ensinar através das experiências que viveram, mesmo que não sejam conhecidos no mundo todo. Valorize quem está perto de você e absorva o máximo de conhecimento possível, cada um deles irá agregar de uma maneira diferente e te inspirar a chegar onde deseja.

Além de buscar inspiração em terceiros, saiba que você também pode se tornar uma pessoa inspiradora para aqueles que lhe cercam, através de sua postura, seu modo de levar a vida e de tratar os demais. Portanto, se deseja conviver com indivíduos positivos, gentis e generosos, comece essas atitudes por você, assim, naturalmente irá inspirá-las a seguirem pelo mesmo caminho, formando uma poderosa corrente do bem.

Inspire-se, aprenda através do exemplo, mas lembre-se sempre de ser você e de agir para conquistar o que deseja. Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que mais pessoas descubram o poder da inspiração e da admiração.

Fontes:

https://wendellcarvalho.com.br/ter-modelos-para-se-inspirar/

Copyright: 1089540209 – https://www.shutterstock.com/pt/g/PopTika