Peso-na-consciência

Peso na Consciência: A Importância em Se Livrar do Sentimento de Culpa Após Comer

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 09 de agosto de 2017

Quase todo mundo está tentando perder alguns quilos atualmente e comer sem culpa pode ser o segredo para atingir os resultados esperados. O peso na consciência após escorregar na dieta, além de prejudicar o psicológico, pode atrapalhar na manutenção do processo de emagrecimento. Neste sentido, um estudo realizado na Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, observou que pessoas suscetíveis a ter peso na consciência depois de comer tinham mais chances de apresentar sobrepeso.

Por Que é Importante Se Livrar do Peso na Consciência Após Comer?

O que se observa em pessoas que se sentem culpadas após comer doces ou outros alimentos que deveriam estar restritos em sua dieta é que elas não conseguem ter uma atitude mais positiva em seu dia a dia. Dessa forma, elas adicionam às suas rotinas comportamentos que não são saudáveis e se mostram mais inclinadas a viver episódios de compulsão alimentar.

De acordo com especialistas, a culpa depois de comer é semelhante ao sentimento de pessoas que sofrem de transtornos alimentares. A culpa não contribui em nada para ter comportamentos mais saudáveis, ao contrário, apenas reforça o desejo pelos alimentos mais calóricos. Embora seja ruim sentir culpa, as pessoas que recaem nesse sentimento têm mais necessidade de viver o prazer de ingerir os alimentos tidos como proibidos.

Cuidado Com Dietas Muito Restritivas

Além de essas dietas terem grande potencial para causar uma série de problemas para o organismo do indivíduo pela falta de nutrientes, podem ser o desencadeador para episódios graves de compulsão. Uma pessoa que se mantém algum tempo seguindo uma rotina alimentar repleta de restrições fica mais suscetível a escorregar no regime num dado momento e exagerar. Sendo assim, a restrição funciona como um reforço do desejo por alimentos extremamente calóricos.

A melhor maneira quando sentir vontade de comer algo é se permitir viver o momento e aproveitar cada pedacinho do que está sendo comido com consciência Isso quer dizer não exagerar nas quantidades e, em especial, não fazer do alimento a sua válvula de escape ou bengala emocional.  Deixe o peso na consciência para trás e concentre-se apenas em aproveitar ao máximo o sabor daquela comida que você gosta, lembrando-se que o mundo não vai acabar, portanto, você não precisa comer tudo de uma vez só.

Com isso, o seu desejo será sanado e sua dieta mantida no eixo, sem o sentimento constante de culpa e arrependimento.  Tudo é questão de disciplina e mudança de mindset. Por isso, busque  melhorar a sua relação com a comida e sua vida melhorará também.

Siga Pelo Caminho Certo e Livre-se do Peso na Consciência

Para quem está cansado de viver no ciclo de iniciar uma dieta, passar muito tempo com restrições, sair da linha e se frustrar pela falta de resultados concretos, eu acredito na importância de estabelecer um caminho mais assertivo. O ideal não é viver de regime, mas sim mudar o seu estilo de vida para melhor. Alimentar-se melhor é essencial para eliminar os quilinhos extras, manter os bons resultados e especialmente para ter mais saúde e qualidade de vida e evitar problemas graves como a obesidade.

Combine a alimentação saudável com a prática de atividades físicas. Lembre-se que o sentimento de culpa que gera peso na consciência só atrapalha o processo de emagrecimento e de ter uma vida mais saudável. Cuide-se melhor!

Deixe seu Comentário: