lider-do-futuro

Perfil e Características do Líder do Futuro

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de dezembro de 2018

Um bom profissional é aquele que está sempre à frente de seu tempo, ligado nas tendências da sua área de atuação e em busca de desenvolvimento. E se existe uma habilidade que precisa ser desenvolvida em todas as áreas, independente de cargo, é a liderança, que é cada vez mais desejada pelas empresas. Então, se deseja se destacar no mercado e fazer a diferença, é interessante que se atente às características do líder do futuro, para que se mantenha em constante aprendizado e evolução.

10 Características do Líder do Futuro Que Todo Profissional Deve Ter

É possível ser líder sem, necessariamente, ocupar um cargo de gerência, pois, liderar tem muito mais a ver com inspirar e motivar do que com apenas dar ordens. E se, por acaso, você é o responsável por supervisionar uma equipe, se torna ainda mais necessário buscar desenvolver essa habilidade. Veja, a seguir, as dez principais características do líder do futuro e comece a se planejar para desenvolvê-las, a fim de acompanhar as transformações do mundo e do mercado.

1 – Aberto ao Diálogo

Se antigamente os chefes apenas falavam e não ouviam, e os colaboradores apenas ouviam e não opinavam a respeito de nada dentro da empresa, hoje isso tem mudado. Nesse sentido, os líderes com visão de futuro são aqueles que se mostram abertos a dialogar, trocar ideias e considerar o que os outros membros da equipe pensam antes de tomar uma decisão importante e que possa impactar a todos. Afinal, o diálogo é a principal ferramenta da união, do entendimento e do trabalho colaborativo.

2 – Considera os Liderados Como Parceiros e Não Subalternos

O líder do futuro vê cada um dos membros de sua equipe como parceiros, tripulantes do mesmo barco. Então, aquele que possui essa visão moderna, não se coloca em um nível de superioridade por ocupar um cargo de gerência, por exemplo. Dessa forma, através dessa parceria, consegue ter uma relação muito mais próxima e produtiva com os indivíduos que caminham lado a lado com ele em direção aos objetivos da empresa.

3 – Tem Humildade Para Ouvir os Outros

Ainda referente à comunicação, o líder do futuro é aquele que tem humildade o suficiente para reconhecer que os seus liderados podem ter muito a agregar para o sucesso da organização. Por isso, mais do que dar espaço para que os colaboradores se expressem, ele ouve com total atenção tudo aquilo que é dito. Afinal, sabe que cada membro da equipe tem a sua importância e pode ter muito a agregar.

4 – É um Exemplo Para os Demais

Para o líder do futuro, aquela velha expressão “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é extremamente incoerente. Ele sabe que se deseja que os seus liderados ou colegas de trabalho tenham determinada postura precisa ser o primeiro a dar o exemplo. E, quando digo isso, não estou falando sobre perfeição, já que um líder é, antes de qualquer coisa, um ser humano que está sujeito a cometer erros como qualquer outro. Contudo, sabe que antes de exigir algo de terceiros precisa, também, vivenciar aquilo na prática.

5 – Não Tem Medo de Mudanças

Podemos dizer que futuro é praticamente um sinônimo de mudança, já que tudo tende a mudar conforme o tempo passa. Por essa razão, o líder que pensa à frente não deve, jamais, ter medo do novo. Alterar rotas, mudar de opinião, pensar fora da caixa e inovar, são exemplos de ações essenciais para que um indivíduo seja considerado um líder do futuro. É através dessa abertura em relação ao novo que um profissional se mantém competitivo e pronto para enfrentar qualquer tipo de desafio.

6 – Tem uma Abordagem Humanizada

O filme “Tempos Modernos”, de 1936, dirigido e estrelado pelo icônico Charlie Chaplin, retrata o homem como uma máquina que apenas repete movimentos dentro de uma fábrica. Felizmente, hoje os tempos são outros e cada vez mais os profissionais têm passado a serem vistos como seres humanos. Nesse sentido, o líder do futuro possui uma abordagem humanizada em relação aos seus colaboradores, enxergando-os como seres pensantes e que também possuem sentimentos.

7 – Conhece Bem Cada Membro da Equipe

Dentro da abordagem humanizada, o líder do futuro é aquele que sabe que é extremamente importante conhecer os membros da sua equipe, seus pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Assim, saberá qual a maneira mais eficaz de lidar com eles, a fim de extrair o que de melhor têm a oferecer. Afinal de contas, uma equipe é como um quebra-cabeça e só é possível montá-lo ao descobrir onde cada peça se encaixa.

8 – Tem um Propósito

O objetivo de toda empresa é vender os seus produtos ou serviços e, assim, obter lucros. Entretanto, os líderes que fazem parte de uma organização precisam ter um propósito que vá além do dinheiro, pois é isso que irá mantê-los motivados a darem o seu melhor todos os dias. Desse modo, o líder do futuro tem como meta principal fazer a diferença na vida de seus clientes e colaboradores, pois sabe que os resultados financeiros são uma consequência disso.

9 – Dá Autonomia aos Liderados

Em organizações mais tradicionais, os colaboradores não costumam ter muita autonomia e precisam sempre consultar seus superiores para realizarem qualquer tipo de ação. Já os líderes do futuro agem de maneira diferente, e compartilham as responsabilidades com os seus liderados, dando a eles autonomia para agirem. Apenas é importante tomar cuidado para não exagerar e confundir dar liberdade com ser ausente, equilíbrio sempre.

10 – Reconhece Seus Pontos Fortes e de Melhoria

Por último, o líder do futuro se vê também de forma humanizada, enxergando os seus erros e acertos. Assim, consegue identificar com maior facilidade os seus pontos fortes e os de melhoria, o que irá possibilitar que tome decisões mais assertivas e possa se manter sempre no caminho do aprendizado e do desenvolvimento.

Ao considerarmos essas dez características, podemos concluir que o líder do futuro é aquele que, ao olhar para os membros da sua equipe, vê neles seres humanos que possuem sonhos, inseguranças, qualidades, pontos a desenvolver e assim por diante. Então, através dessa abordagem humanizada, consegue motivar e inspirar todos à sua volta.

Créditos da Imagem: Por KieferPix – ID da foto stock livre de direitos: 323722223

Deixe seu Comentário: