Certa vez um jovem e seu avô estavam caminhando em uma avenida movimentada da grande metrópole paulistana, em meio a tantos barulhos dos carros, das buzinas, dos diversos anúncios das lojas o avô se voltou para o seu jovem neto e disse:

– Eu ouvi o miado de filhote de gato.

Seu neto respondeu de forma exclamativa:

– O quê?! Eu só consigo escutar o barulho desse lugar, o senhor deve estar enganado.

Seu avô continuou parado e calado, e após alguns minutos atravessou a tão movimentada rua localizando o indefeso felino que estava a miar desesperadamente e o acolheu. De maneira espantosa o jovem dirigiu-se ao seu avô dizendo:

Como o senhor conseguiu escutar esse miado em meio a tanto barulho. A sua audição é sobrenatural meu avô!!

Sabiamente seu avô respondeu-lhe:

PSC

– Não há nade de sobrenatural na minha audição, meus ouvidos são iguais aos seus. A grande diferença está no foco daquilo que você acha importante e quer escutar!!!

Essa pequena parábola tem o intuito de nos colocar a refletir sobre a diferença que há entre ouvir e ouvir na essência e, principalmente, sobre como somos ensinados a dar mais atenção a certas coisas em detrimento de outras.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “ouvir” tem como significado “ perceber algo (som, sequência sonora, palavra) através do sentido da audição”; ou seja, quando detectamos algum som estamos ouvindo. Tendo como base o significado apontado no dicionário para ouvir e voltando para a parábola acima citada, podemos entender que o neto estava ouvindo perfeitamente, ele estava em alerta aos sons do carro, atento sobre os possíveis perigos daquele ambiente etc.

Diferentemente do seu neto, o avô ouvia para além, ele buscava ouvir na essência, ele não só detectava os sons daquele ambiente, ele também buscava compreender o que aqueles sons transmitiam em sua essência, seus significados e ensinamentos, pois só assim seria possível ouvir aquele ínfimo som transmitido pelo inofensivo gatinho.

Nesse sentido quero me dedicar a falar sobre ouvir na essência e para isso lhes faço uma pergunta; “Você sabe ouvir na essência? ”. Por mais que ouvir seja algo natural a todos nós, ouvir na essência é realmente um grande desafio, digo isso porque nos dias de hoje as pessoas estão mais preocupadas em falar, independente do conteúdo, e menos propensas a ouvir o que os outros têm a dizer.

Essa lógica invertida fez com que muitos valores fossem modificados, o egocentrismo passou a tomar lugar central nas nossas vidas, fazendo com que falte espaço para sentimentos de reciprocidade e amor ao próximo sejam manifestados. Saber ouvir na essência é uma habilidade importantíssima a todas as pessoas, e quando aplicada nos meios profissionais ela se apresenta como mecanismo fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso e propício ao crescimento.

Para nós coaches saber ouvir na essência é condição sine qua non para propagar a nossa filosofia de vida para o máximo de pessoas possíveis, criando uma rede de pessoas que buscam ouvir e compreender profundamente a si mesmas e a todos que os cercam. Segundo um estudo desenvolvido pelo Dr. Albert Mehabrian, o processo de comunicação se dá não só através da fala, mas também por outros elementos, assim ele apresenta que:

  • 38% através de certos elementos vocais;
  • 55% através de elementos não verbais;
  • 7% através de palavras constituídas.

Esses dados embasam a ideia que ouvir na essência está muito além de apenas detectar os sons do ambiente ou os proferidos por alguém. Para ouvir na essência é necessário ter a habilidade de ir além, é preciso ter curiosidade de entender e aprender com o meio, com as pessoas, gestos, postura, entonação da voz etc.

Assim como toda habilidade pode ser refinada e treinada, a habilidade de ouvir também pode ser desenvolvida de forma a melhorar a sua atuação como profissional coache, e também enquanto ser humano inserido num mundo cheio de informações e ensinamentos sendo transmitidos.

Nas linhas seguintes apresento para vocês como podemos ouvir estruturalmente na essência:

 

  • Estimule: Um coach para realizar o seu trabalho com excelência deve ter a capacidade de estimular de forma a encorajar seu coachee a se expressar, transmitir seus anseios, dúvidas, inseguranças, bem como, demonstrar suas habilidades, sonhos e aonde pretende chegar. Para compreender bem o que seu coachee quer transmitir é importante ter em mente que o processo de comunicação não se dá apenas pela fala, ela é muito mais do que isso. Busque estabelecer com seu coachee o estado de flow, uma ligação profunda e empática onde há troca não só informações, mas também de energia. Fique atendo a sua postura, busque demonstrar interesse ao que está sendo ouvido. Pequenas ações como um sorriso, um aceno com a cabeça, são sinais que você está atento e interessado. A utilização de perguntas poderosas também auxilia nesse processo de estimulação, se você perceber que seu cliente está travado, direcione a ele perguntas como “ Há algo a mais que queira compartilhar comigo? ”; “Me fale um pouco mais sobre esse fato…”.

 

 

  • Mantenha a mente aberta: Um bom ouvinte deve ter a mente aberta para ouvir na essência. Suspenda seus julgamentos, demonstre que você está interessado naquilo que está sendo dito, independente da sua opinião pessoal. O foco do coach está em compreender o todo, não só o que está sendo dito em palavras, busque detectar o que está sendo dito para além das palavras, mas também as emoções.

 

  • Resuma: Como já disse nas linhas anteriores, vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão mais preocupadas em falar do que ouvir. Isso vale também sobre escutar os próprios pensamentos e as nossas falas. Quando você estiver ouvindo atentamente o que seu coachee tem a dizer busque o momento ideal para pedir que ele resuma e te apresente tudo que ele acabou de falar. Esse exercício faz com que a pessoa se coloque a pensar sobre a fala, sobre como ela apresenta as suas ideias para as outras pessoas, e também que ele detecte o que lhe é mais importante.

 

  • Promova reflexão: A reflexão é a etapa que mais necessita de atenção, é aqui que você vai partilhar conjuntamente com seu coachee as principais informações retiradas do processo de comunicação fala/escuta estabelecido entre vocês. Demonstre que você prestou atenção em tudo que lhe foi dito, apresente para o seu coachee um pequeno resumo, utilize a técnica de paráfrase utilize palavras diferentes, porém com o mesmo significado, pergunte se ele concorda com o que foi falado e deixe aberto para ele refletir e falar novamente sobre algum ponto da conversa que achar necessário.

 

Como podemos perceber ouvir estruturalmente na essência está muito além de apenas ouvir, ouvir na essência é saber detectar através da comunicação meios e formas de auxiliar o seu coachee a viabilizar profundas transformações em suas vidas e também das pessoas que estão a sua volta.

Quando nos colocamos na condição de ouvintes devemos nos permitir ouvir com o coração, despindo-nos da “túnica do egoísmo” e nos deixar embebedar pela rica diversidade de pensamentos e experiências que o outro trem. Por fim, pergunto a vocês novamente “Você sabe ouvir na essência? ”; e assim termino esse breve artigo com a incrível fala de Whitaker Penteado (1997);

“Ouvir é renunciar. É a mais alta forma de altruísmo, em tudo quanto esta palavra signifique de amor e atenção ao próximo. Talvez por essa razão, a maioria das pessoas ouve tão mal, ou simplesmente não ouve.”

Referências:

PENTEADO, J. R. Whitaker. A técnica da comunicação humana. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1997;