autossabotagem

Autossabotagem: Entenda o que é!

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de outubro de 2020

Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com muita saúde.

Ser de luz, quando falamos em autossabotagem, falamos de um processo em que as nossas inseguranças, medos e ansiedade se tornam protagonistas da nossa própria história. Com isso, temos atitudes que são capazes de arruinar e destruir as conquistas e sonhos que tanto almejamos em nossa trajetória. Assim, começamos a criar dúvidas sobre nosso merecimento e sobre as nossas habilidades nos mais diversos setores da vida.

Basicamente a autossabotagem é definida como a capacidade que temos de criar barreiras e obstáculos, que nos impedem de conquistar aquilo que almejamos, para nos tornarmos pessoas verdadeiramente realizadas.

Grande parte das pessoas que têm o hábito de se sabotar só conseguem perceber que o fazem quando já estão em uma fase mais avançada da vida. Isso porque já estabeleceram uma rotina de pensamentos, com os quais já se acostumaram, que não lhes deixa enxergar nenhuma possibilidade de melhoria ou de mudanças positivas no futuro. Esta enorme dificuldade de sair desse piloto automático é verdadeiramente prejudicial e faz com que o indivíduo se boicote constantemente.

O padrão de pensamentos das pessoas que se autossabotam faz com que elas aceitem e tornem cada vez mais naturais suas inseguranças, bem como seus pontos de melhoria, de uma forma geral. Com isso, acabam com frequência, se depreciando e confirmando tudo isso por meio de diálogos internos negativos e intensamente autocríticos.

É importante que as pessoas que têm estes padrões de pensamentos entendam que, conforme o tempo vai passando, a sua própria vida vai sendo sugada por eles, já que, a partir do momento que se dá espaço para tanta negatividade, esta passa a se espalhar tal como se fosse uma erva daninha, que se propaga com bastante rapidez, matando qualquer tipo de esperança que exista no indivíduo, assim como a sua capacidade de enxergar oportunidades e mudanças positivas ao seu redor.

“Mas Zé, o que fazer para parar de se sabotar e dar a volta por cima?”

Se durante este vídeo você acabou se identificando com os padrões relatados até aqui, a principal dica é que você busque, agora mesmo, um novo caminho, que contribua para que você quebre este hábito negativo.

Comece fazendo-se a seguinte pergunta: Caso eu continue seguindo estes mesmos padrões, quais chances terei de alcançar o que desejo, para ser a pessoa feliz que sempre quis ser?

Ao fazer esta reflexão de forma profunda, você perceberá que suas chances de progresso são verdadeiramente pequenas, já que, nenhuma pessoa consegue realmente alcançar metas, sonhos e objetivos sem mudar algum padrão de comportamento ou de pensamento no decorrer da jornada.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

 Exemplos de Autossabotagem

Uma pessoa autossabotadora é aquela que, por exemplo, precisa emagrecer, se matricula, paga a mensalidade da academia, mas não raramente aparece no local; que mantêm amizades com seres que apenas sugam suas energias e rebaixam sua autoestima. Também é o indivíduo que precisa cuidar urgentemente da sua saúde, mudar seus hábitos, mas que ignora as recomendações médicas e continua tendo as mesmas ações prejudiciais.

Você é feliz?

Autossabotagem é ainda manter relacionamentos afetivos com um parceiro ou parceira que te desrespeita, humilha, rebaixa e até mesmo agride verbal e fisicamente. Procrastinar suas tarefas, adiar seus sonhos, falar mal de si mesmo, não ter pontualidade no trabalho, valer-se de desculpas para não fazer o que e é preciso também são exemplos.

E mais: gastar mais do que sua renda permite e ficar sempre no vermelho, depreciar seu corpo e imagem, manter-se numa empresa onde não é reconhecido, recompensado e nem tem chances de crescer na carreira, além de também estacionar em sua zona de conforto pessoal e profissional: são outros reflexos do autossabotar. Conhece alguém assim? Você se reconheceu em algum dos exemplos? Reflita!

Efeitos da Sabotagem

Muitas vezes nos tornamos autossabotadores sem nem perceber, quando alimentamos pensamentos, sentimentos e comportamentos negativos de forma recorrente e fazemos dele uma constante em nossa vida. Por isso, também não compreendemos quando as pessoas se afastam de nós, estagnamos na carreira e não conquistamos os resultados que desejamos.

Tudo isso é o reflexo da sabotagem na forma de agir e pensar, quando não nos valorizamos nem assumimos a responsabilidade por nossas ações, quando não reconhecemos nossas habilidades, competências e talentos e nos concentramos apenas nos nossos defeitos, dificuldades e erros. É hora de mudar isso!

Trabalhando para Eliminar a Autossabotagem

autossabotagem

A autossabotagem prejudica os resultados da pessoa em todos os sentidos!

Você, mais do que ninguém, conhece os efeitos negativos e punitivos da autossabotagem. Olhe para sua vida, seus comportamentos e seus resultados, gosta do que vê? Saiba que você pode e merece mais. Para isso, entretanto, é preciso mudar seu mindset, ou seja, a forma como pensa em relação a si mesmo, mudar a forma de agir e passar a se relacionar de maneira mais positiva com o ser humano que é.

Para isso, é essencial que antes, você entenda porque se trata tão mal, porque sua autoconfiança é baixa, porque sente tanto medo, porque não tem disciplina, foco e porque não consegue ter atitudes diferentes em relação à própria vida. Sabotar-se é deixar de fazer o que precisa ser feito e cultivar desculpas ao invés de sonhos realizados e grandes resultados.

Não faça a opinião dos outros a sua opinião e não deixe que experiências negativas do passado interfiram de maneira tão nociva em sua história atual. Se, por exemplo, você desde criança foi encorajado a acreditar que não era capaz de fazer suas coisas só e, na vida adulta, acabou desenvolvendo grande dependência emocional de seus pais, procure, ainda que aos poucos, libertar-se desta crença negativa. Esta atitude vai te ajudar a se tornar mais independente, autoconfiante e a crer que sim você pode fazer tudo o que quiser.  Experimente acreditar em si mesmo e empodere-se!

Do mesmo modo, elimine da sua vida a preguiça de malhar, a procrastinação de suas tarefas no trabalho, para de adiar seu curso de especialização e não deixe para mais uma próxima segunda-feira o início daquela dieta que o seu médico recomendou há meses. O que não faltam são meios para mudar seus resultados, entretanto, a inspiração e a motivação para mudança têm que partir de você.

Se isso, a autossabotagem vai continuar a imperar em sua história e os seus resultados vão continuar os mesmos. Lembre-se: nossos resultados só mudam quando nós mudamos também. Ouse pensar e fazer diferente; elimine a sabotagem do seu dia a dia e aumente suas chances de sucesso e felicidade. Lembre-se – você merece e pode mais!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: