Abraço

Pablo Rogat/Shutterstock O abraço mostra diversas formas de sentimentos, emoções e afetos

Abraço significa ato de abraçar, amplexo, demonstração de afeto ou amizade, entrelaçamento de folhagem lavrada em volta de uma coluna, união de coisas e pessoas, fusão. Etimologicamente tem a derivação de abraçar, como espanhol abrazo e como inglês hug. Em outras palavras, o abraço pode ser entendido como demonstração de carinho e amor por meio do toque físico.

Ele estabelece ligação íntima e saudável entre as pessoas. É um bem recíproco, pois ganha quem o dá, e reativamente, quem o recebe, o doa também, de forma automática, em conjunto, no mesmo momento. Eu diria que o abraço é uma forma poderosa de conexão entre duas pessoas.

Em pesquisas realizadas, foi comprovado que o abraço pode trazer grandes benefícios para a saúde, proporcionando maior bem-estar e sentimento de felicidade de uma pessoa. Isso acontece porque os níveis da substância chamada oxitocina aumentam.

Essa substância tem o objetivo de reduzir os estados de stress e ansiedade. De um modo geral, todo mundo gosta de um abraço. Esse nem sempre precisa vir acompanhado de palavras ou outros gestos e por si só, já diz muito, porém, se carregado de sentimentos, pode se tornar o melhor gesto que alguém pode receber e isso não tem preço.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Tipos de Abraços

PSC

Cada pessoa abraça da sua forma, depende do momento, da personalidade de cada pessoa, do grau de intimidade entre as pessoas que se abraçam, do ambiente e do momento e da forma que o carinho possa ser expresso. O jeito que você abraça, pode dizer muito sobre você também. Esse gesto generoso é carregado de sentimentos e pode ter diferentes tipos:

ABRAÇO “PROTETOR”

A proteção traz um sentimento de segurança, apoio. Quem abraça por trás, envolve os braços ao redor da pessoa da frente, proporcionando a sensação de estabilidade e proteção. É uma forma de demonstrar intimidade, segurança, cuidado e responsabilidade na relação de um com o outro. Proporciona conexão e boas energias para quem abraça e para quem recebe o abraço.

Nos relacionamentos amorosos, esse tipo de abraço, tem o efeito de melhorar a relação e a comunicação entre o casal, aumentando assim, a ligação e a conexão de um com o outro.

ABRAÇO “PELAS COSTAS”

O abraço pelas costas demonstra a sensação de garantia e conforto. O toque físico, a forma de acariciar as costas da outra pessoa mostra o quanto um se importa como outro e passa a sensação de confiança, principalmente, porque não conseguimos ver as nossas costas e isso pode passar a impressão de vulnerabilidade.

Esse é um poderoso tipo de abraço para quem está passando por momentos difíceis e precisando ser confortado. Receber um abraço desses tem um significado muito importante, pois passa a sensação de consolo e solidariedade com o próximo.

ABRAÇO “CAMARADA”

Esse é o tipo de abraço amigável, que demonstra alegria, afetividade, amizade, mas sem demonstrar um grau de intimidade maior. Nesse tipo de abraço são comuns os tapinhas nas costas enquanto um abraça o outro e normalmente é usado entre homens, não sendo muito comuns entre mulheres.

ABRAÇO “LENTO”

Esse é o tipo de abraço que demonstra um grau de intimidade maior entre as pessoas. É um abraço romântico dado de forma natural pelos apaixonados. Um parceiro envolve os braços na cintura do outro, enquanto o outro o abraço pelo pescoço. É uma poderosa forma de aproximação e combinação de sentimentos. Casais que mesmo após anos de relacionamento que mantém esse tipo de abraço, demonstram muito companheirismo e amor na relação.

ABRAÇO “PARCEIRO”

Esses são os abraços dados de lado, entre amigos. Uma pessoa coloca um único braço ao redor do ombro da outra pessoa, como se fosse um “meio abraço”, sem envolver totalmente o corpo. É um gesto de conexão emocional e de aproximação física, entre parceiros, de uma forma despojada, sem demonstrar intimidade ou algum tipo de romance, mas ao mesmo tempo, passando a sensação de “estamos juntos”, “fique mais perto”.

ABRAÇO DE “URSO”

Esse é um tipo de abraço apertado, cheio de energia, que demonstra uma aproximação maior. Passa a sensação de saudade, de carinho profundo pela outra pessoa, de gratidão, de consideração. Ambas as pessoas envolvem seus braços pelo pescoço e ombros da outra pessoa, demonstrando uma vontade de ficarem nessa posição por algum tempo há mais do que os demais abraços.

Envolver a outra pessoa dessa maneira significa que, mesmo que se separem posteriormente, a vontade ainda é de permanecer nesse abraço. Esse é o tipo de abraço que pode ser dado em momentos de dor, de despedida, de demonstração de saudades e em momentos de alegria, pois conforta e aumenta a energia de forma simultânea.

ABRAÇO “PONTE”

Nesse tipo de abraço os ombros se unem, mas a parte baixa do corpo está totalmente afastada, dado em situações embaraçosas, onde uma pessoa não tem contato com a outra pessoa. Em outras palavras é um abraço “xoxo”, “sem graça”, que não gera conexão. Isso pode demonstrar que a pessoa não quer tanta aproximação com a outra pessoa. É um tipo de abraço entre pessoas desconhecidas, ou meras conhecidas, onde não se deseja criar uma aproximação maior e pode demonstrar também um desconforto na relação.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

ABRAÇO “CARA A CARA”

Esse é o tipo de abraço que demonstra um rapport de alma, uma conexão maior e é envolvente. É similar ao abraço de urso, com a diferença do ato de olhar nos olhos de forma profunda, o que demonstra a sensação de amor pela outra pessoa e uma forte intimidade, onde é possível sentir o parceiro de forma mais próxima. Os corpos se aproximam como um ímã, pois possui um grau maior de afeição e compatibilidade mútuos. Para os apaixonados é uma ótima demonstração de união, respeito e cumplicidade.

ABRAÇO “BONECA”

Esse também é um tipo de abraço apertado. O nome dado para abraço boneca é porque se abraça as costas da pessoa por baixo dos seus braços a apertando tanto, que pode deixa-la mole, como uma boneca de pano, quase a levando a ficar sem ar. Normalmente, essa posição demonstra a falta de equilíbrio no que um sente um pelo outro. Não se trata de amizade e nem de romance, pois não demonstra nenhum tipo de reciprocidade, sendo um gesto desagradável.

Como diz um trecho de música da banda Jota Quest, “o melhor lugar do mundo, é dentro de um abraço…” e o melhor abraço é aquele que você pode demonstrar o seu carinho, respeito e passar boas energias e um pouco do que se é para a outra pessoa, e ainda, assim, poder receber tudo isso de volta, como uma cura física e emocional, transcendendo o melhor que se possa ser, ter e doar. Que tipo de abraço é o seu?