Produzir conteúdo no Instagram é uma atividade profissional. Muitas vezes, essa plataforma é a maior vitrine para que as pessoas e empresas mostrem as suas soluções à sociedade. Por esse motivo, é natural que cada vez mais pessoas se dediquem a essa atividade.

No entanto, há diversas crenças que circulam pela internet acerca da produção de conteúdo no Instagram. Muitas delas são equivocadas e podem induzir as pessoas e empresas ao erro nessa plataforma. Neste artigo, vamos desmistificar algumas dessas crenças populares. Preparado para descobrir a verdade? Então, siga em frente e boa leitura!

1. É preciso ser perfeito

O universo das redes sociais foi, por muito tempo, uma representação idealizada da realidade. A forma física perfeita, o rosto perfeito, o corpo perfeito, os filtros, as maquiagens, os cenários, as viagens paradisíacas, o humor sempre alegre, tudo isso era regra para quem quisesse ser bem-sucedido.

De fato, até hoje devemos produzir imagens bonitas e atraentes, mas a verdade é que o Instagram está, gradativamente, abrindo espaço ao realismo. Hoje em dia, as pessoas se interessam também pelas cenas de bastidores, pelas fotos sem maquiagem, pelos erros e “micos” que os produtores de conteúdo pagam. Mostrar o lado humano, deixando a busca pela perfeição de lado, favorece a identificação e a aproximação junto ao público.

2. Manter o feed organizado é fundamental

Outra crença que imperou pelas redes por muito tempo foi a de que era preciso manter o feed de publicações organizado. As fotos todas com o mesmo estilo e com os mesmos filtros e os posts sempre com o mesmo estilo de diagramação produziam uma sensação de organização, agradável ao olhar dos usuários.

Hoje em dia, porém, essa questão tornou-se completamente superficial. O que vale mesmo é produzir um conteúdo bacana. Se você diversifica os cenários e a diagramação dos seus conteúdos, isso já não é tão importante, desde que você mantenha a identidade visual. Organização não é preciso no feed!

3. Deve-se falar sobre vários assuntos

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Muitas pessoas que desejam iniciar a vida como produtores de conteúdos no Instagram acreditam que a melhor maneira de conquistar seguidores é diversificar os temas abordados. Por isso, acabam falando sobre futebol, maquiagem, gastronomia e arquitetura, tudo junto e misturado.

O problema é que quem fala com todo mundo, na verdade, não fala com ninguém. É preciso definir um nicho e um público-alvo a ser impactado. Por isso, selecione aquele assunto que é mais relevante e em que você é mais experiente. Explore esse tema e, assim, você encontrará uma audiência fiel e interessada nele. Se você falar sobre um pouco de tudo, as pessoas não vão se interessar verdadeiramente pelo seu perfil, mas apenas por um ou outro post, o que não é bacana para o engajamento.

4. Só se cresce com publicações pagas

É fato que os algoritmos das redes sociais têm, cada vez mais, restringido o alcance orgânico das publicações. No entanto, isso não quer dizer que você só conseguirá crescer se investir grandes verbas em anúncios pagos. Isso pode ajudar, mas desde que o seu conteúdo produzido seja relevante e que a estratégia de segmentação de público seja específica e eficaz.

Contudo, mesmo sem grandes investimentos, um trabalho de qualidade pode promover um crescimento orgânico nas redes sociais. Se os conteúdos forem informativos e divertidos, se explorarem estrategicamente as hashtags e se estimularem o engajamento de quem já segue a página, é possível conquistar novos seguidores.

5. O conteúdo não é tão importante

Ainda há quem acredite que o Instagram é apenas um álbum de fotos online. Se a pessoa for dona de uma empresa, basta publicar com frequência as fotos dos seus produtos, e está tudo resolvido. Mito!

Mesmo que o Instagram seja uma rede essencialmente visual, isso não quer dizer que os posts não devam ter conteúdos relevantes. É preciso informar, dar dicas, tutoriais, informações importantes, curiosidades, notícias relacionadas ao assunto. A linguagem deve ser persuasiva, informativa e divertida, o que pode ser feito por meio de imagens criativas, vídeos, stories, lives, e por aí vai.

6. Interação é um detalhe

Conforme citamos, é importante estimular o engajamento do público para que a página possa crescer. Por isso, a interatividade é o que faz com que as pessoas percebem que um produtor de conteúdo é alguém interessante e acessível.

Você faz lives? Explora os recursos interativos dos stories, como enquetes, testes e caixas de perguntas? Responde aos comentários e às direct messages que recebe? Todas essas atitudes são oportunidades para que você revele os seus conhecimentos, ajude os seus seguidores e ainda seja visto como alguém dedicado e preocupado com o público. Não perca essa oportunidade. Interaja sempre que possível!

7. Pegar carona nas tendências sempre funciona

“Ah, fazer sucesso no Instagram é fácil. Basta fazer dancinhas nos stories, postar alguns memes e embarcar nos assuntos do momento!”. Ouvir esse tipo de crença infelizmente ainda é algo muito comum, especialmente por pessoas que ainda não compreenderam o papel estratégico das redes sociais na comunicação empresarial e na produção de conteúdo.

De fato, embarcar nas tendências do momento é algo que pode aumentar a visibilidade das suas publicações. Todavia, isso não deve ser feito de qualquer forma, mas de modo estratégico, adequando essa tendência aos assuntos que você aborda em sua página e ao perfil do seu público. Sem uma contextualização adequada, não há tendência do momento que consiga fortalecer a sua imagem.

8. Sempre precisamos ser divertidos e descontraídos

É fato que as pessoas que entram nas redes sociais estão em busca de diversão e descontração. Por isso, é natural que o tom geral da comunicação no Instagram seja mais “alto astral”. No entanto, isso não é uma obrigatoriedade sempre.

Hoje em dia, as marcas e os influenciadores têm se posicionado cada vez mais sobre diferentes assuntos da sociedade, como respeito à diversidade, inclusão, combate à pobreza e à violência, posicionamentos políticos, promoção de saúde, entre outros. Para falar de questões mais sérias, é preciso mudar um pouco o tom da comunicação. A piada, o meme e o humor em geral são muito bem-vistos nas redes, mas não é sempre que o contexto os permite. Fique atento, OK?

9. Legendas não importam

Já citamos neste artigo que o Instagram é uma rede essencialmente visual. Contudo, isso não quer dizer que as legendas dos posts não são importantes nessa rede. Muito pelo contrário. O texto complementa, explica e desenvolve o conteúdo da imagem. É na legenda que você vai demonstrar o seu conhecimento, as dicas úteis ao seu público e o seu poder de persuasão.

Por isso, construa textos interessantes para colocar nas redes. Mesmo que sejam simples, como pequenas listas de tópicos, é importante redigi-los com carinho. Além disso, é nas legendas que você estimula o engajamento, incentivando as pessoas a conhecer a sua página, a curtir o post, a deixar comentários, entre outros.

Os 9 mitos acima são crenças que, ainda hoje, são bastante difundidas pelo meio digital. Que elas sirvam de reflexão para que você as desconstrua e auxilie na promoção de conteúdos cada vez mais relevantes e de qualidade para ser bem-sucedido no Instagram e em todas as outras redes sociais!

Qual das crenças acima você ainda tinha? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!