Um líder é uma pessoa que assume a responsabilidade sobre uma determinada tarefa, que pode ser a condução de um projeto, a administração de uma empresa, a coordenação de um departamento, ou mesmo os cuidados de uma casa. Liderar significa desenvolver planos estratégicos, atribuir funções, delegar tarefas, prestar auxílio, motivar e avaliar os liderados.

Essa tarefa é bastante complexa. Enquanto algumas pessoas parecem ter nascido para liderar, outras podem desenvolver as características típicas de um líder ao longo da vida. No entanto, é importante ressaltar: não é porque uma pessoa assume um cargo de chefia que ela obrigatoriamente sabe ser líder. Liderança é uma postura que se verifica no dia a dia, não apenas um cargo.

Líderes, ainda que tenham determinados traços em comum, não são todos iguais. Existem vários tipos de liderança, e você pode desenvolver aquele que está mais alinhado com suas características pessoais. Com base nisso, são conhecidos distintos perfis de equipes e empresas, trabalhando cada uma no seu método e com uma abordagem diferenciada.

A seguir, você confere os 6 principais tipos de líder:

1. O líder autoritário

Esse tipo de líder é mais conhecido como big boss. Ele manda e desmanda e não se importa com a opinião de mais ninguém. Costuma tomar suas decisões com base no que ele mesmo acha e não ouve a opinião dos outros, afinal, o chefe é ele.

Algumas pessoas nem consideram esse tipo de pessoa como um líder de verdade, mas apenas como um chefe, já que ele não se preocupa com o desenvolvimento de seus liderados, e muito menos com o bem-estar deles.

Geralmente, o líder autoritário faz com que os funcionários o temam, mas também não o respeitem, pois falam mal dele quando não está presente. É um tipo de líder que está perdendo bastante espaço nas companhias, principalmente pela falta de funcionalidade que existe em sua personalidade e porque as novas gerações de profissionais têm demonstrado menor tolerância com ambientes profissionais opressivos.

2. O líder carismático

Esse tipo de liderança é muito comum em empresas que conseguem chegar ao sucesso e que possuem funcionários fiéis. Por quê? Porque o carisma do chefe faz com que os colaboradores se tornem profissionais apaixonados pelo dia a dia da empresa.

Com o seu carisma, o líder consegue trazer mais motivação para o dia a dia, mesmo que isso aconteça de forma indireta. Esse líder também faz com que os profissionais se sintam mais abertos a se relacionar entre si e também com o próprio chefe. O carisma é uma das características mais importantes para um líder.

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo que um líder seja carismático e amigo, isso não o exime de suas responsabilidades de orientar, corrigir, advertir e exigir competência de todos os seus liderados.

3. O líder motivador

A especialidade do líder motivador é inspirar todos ao seu redor, fazendo com que cada liderado se doe ao máximo. Com todos juntos nessa atmosfera de cooperação, são obtidos resultados que seriam inimagináveis em uma equipe limitada. O líder motivador pode ser encontrado no filme O Lobo de Wall Street, que, embora não seja um exemplo de ética e moral, mostra a importância da motivação para o alcance de objetivos.

PSC

Esse tipo de líder pode deixar a desejar um pouco no quesito técnico. Seu ponto forte é o aspecto emocional, mas também é importante que ele possua conhecimento para liderar, auxiliar seus funcionários, tirar dúvidas e avaliar seu desempenho. Nem só de motivação vive uma liderança.

4. O líder especialista

O líder especialista é aquele indivíduo que chegou até tal posição não por sua capacidade de se relacionar com as pessoas, por sua habilidade de influenciar os profissionais ao seu redor ou qualquer outra coisa do tipo. Ele até pode ter essas características, mas o que permitiu que ele se tornasse um líder é o seu conhecimento avançado em determinada área do conhecimento.

Geralmente, esse líder consegue sempre auxiliar os seus liderados nas questões relacionadas à execução dos trabalhos. Contudo, ele pode pecar nas questões de motivação, de cobranças, de feedback, entre outros aspectos que envolvem o relacionamento interpessoal. É preciso que esse fator da liderança seja mais desenvolvido.

5. O líder liberal

Pense no conceito de liberalismo: diversidade, liberdade e pouca intervenção do Estado. Trazendo isso para o âmbito empresarial, temos um líder que dá total espaço para os seus colaboradores, permitindo que eles se sintam à vontade para criar, para desenvolver e para ter ideias inovadoras.

Essa característica de liderança é sempre bem-vinda quando a equipe é madura e, claramente, não precisa mais de um tutor fiscalizando o desempenho a todo instante. Quando os profissionais já trabalham há muito tempo juntos, pode ser uma boa sugestão.

Entretanto, nos projetos mais complexos ou que trazem novidades a equipes sem muita experiência, o líder liberal não é o mais indicado. Esses casos exigem uma intervenção maior, de alguém que oriente e acompanhe de perto a evolução dos trabalhos.

6. O líder democrático

Quando o líder acredita que a participação de todos os seus colaboradores na tomada de decisões é importante, temos uma liderança democrática. Esse tipo de líder não é autocrático e autoritário, mas também não é tão liberal a ponto de deixar a própria equipe tomar as suas decisões. Ele está no meio do caminho entre esses dois extremos, pois oferece opções e ouve as opiniões de seus liderados, frequentemente promovendo votações para a tomada de decisões.

Essa liderança costuma ser uma maneira muito apropriada para ser implantada no dia a dia das empresas, fazendo com que todos os profissionais se sintam importantes e incluídos no futuro da organização. É uma estratégia que permite que o líder exerça seu poder, mas, ao mesmo tempo, demonstre confiança naqueles que fazem parte de sua equipe, contribuindo com a motivação de todos os envolvidos.

Bônus: o líder coach

Além dos 6 perfis de líderes apresentados acima, há também um perfil de líder bastante completo e necessário nas organizações nos dias atuais: o líder coach!

Mas o que distingue esse líder dos demais? O líder coach é alguém que alia liderança aos princípios e técnicas do coaching. O gestor que sabe se automotivar, que tem suas metas muito bem claras e definidas, que determina que todas as suas ações possuam propósitos delineados e que está pronto para lidar com os diferentes obstáculos que surgirem no seu cotidiano profissional é um líder coach.

O líder coach, além de se automotivar, sabe aproveitar o melhor que cada colaborador tem a oferecer e os auxilia no desenvolvimento de suas limitações, fazendo com que toda a equipe trabalhe de maneira sinérgica, e a empresa alcance resultados extraordinários! É alguém com profundo conhecimento para lidar com diferentes tipos de pessoas e estimulá-las a alcançarem suas metas.

Gostou desse perfil? Então, faça a formação Leader Coach Training e seja um líder com habilidades de coaching! Lembre-se sempre de que ser líder envolve não apenas o desenvolvimento do conhecimento técnico de sua área de atuação, mas também dos saberes da própria arte de liderar e de lidar com pessoas.

E você, se encaixou em alguma dessas lideranças? Quais delas você mais admira ou gostaria de desenvolver em si? Deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais!