Ocasionalmente, os gestores se encontram em situações nas quais aparentemente está tudo normal, mas percebem que a sua equipe não vem apresentando um desempenho satisfatório, sem motivos claros. Para solucionar o problema com eficiência, os gestores devem adotar práticas para incrementar os processos do departamento, aumentando o seu rendimento.

A seguir, você conferirá algumas alternativas para atribuir maior celeridade e mais qualidade à atuação dos colaboradores.

Métodos para alcançar rendimento máximo dos colaboradores

Quando os motivos que justificam um rendimento abaixo do esperado são claros, os gestores podem realizar ações corretivas de forma a garantir o bom andamento das atividades. Porém, quando os motivos não são aparentes, o gestor pode adotar algumas práticas para incentivar o rendimento dos seus colaboradores, tais como premiações ou buscar o convencimento da equipe. Confira:

1. Ouça os seus funcionários

Buscar o convencimento da equipe por meio do diálogo é importante. Nesse procedimento, o gestor realiza diálogos com os seus colaboradores, em grupo e posteriormente a sós com cada um dos indivíduos. Nessas conversas, o gestor buscará compreender os motivos que estão causando o baixo rendimento, solicitará sugestões de mudanças nos processos e as avaliará para implementar as de maior potencial.

Esse procedimento é uma prévia e uma ótima oportunidade para adotar, de forma permanente, a gestão da mudança e inovação no setor. Dessa forma, periodicamente, os colaboradores se envolverão em uma dinâmica para conceber ideias que vão dinamizar os fluxos do departamento, propiciando uma constante evolução.

Outro método para conhecer a opinião dos colaboradores é a pesquisa de satisfação, que sempre deve ser conduzida de forma anônima para que ninguém se sinta desconfortável em dizer o que pensa. Realizada periodicamente, essa pesquisa é um bom instrumento para avaliar o grau de satisfação dos funcionários e para identificar os pontos em que a empresa pode melhorar.

2. Saiba oferecer feedbacks construtivos

PSC

Muitas vezes, o desempenho dos funcionários está abaixo do esperado porque nem eles mesmos fazem ideia de como tem sido o seu desempenho. Ainda há muitas empresas que não fazem do feedback uma rotina, deixando os colaboradores “no escuro” quanto à sua própria performance.

Por isso, é muito importante que os líderes reúnam-se individualmente com cada funcionário de tempos em tempos. Com respeito e gentileza, eles devem explicar ao colaborador tudo aquilo que está satisfatório em suas atividades e tudo aquilo que pode melhorar. Devem também oferecer sugestões de como agir, recomendar determinadas práticas, corrigir falhas, sugerir cursos e, acima de tudo, motivar cada pessoa.

3. Demonstre confiança nas pessoas e reconheça os seus méritos

Muitas vezes, os líderes não demonstram que confiam em seus liderados. São muito centralizadores e assumem muitas tarefas, deixando de delegá-las aos colegas. Quando isso ocorre, o funcionário sente que o líder não confia em suas competências, o que o desmotiva e favorece um baixo rendimento.

Da mesma maneira, líderes que cobram resultados com muita aspereza, mas que não reconhecem os méritos quando um funcionário tem bom desempenho, também desmotivam as suas equipes. Com um mau relacionamento com os gestores, os funcionários trabalham de forma mecânica, mais por medo do que por motivação. Quando o clima organizacional é negativo, certamente o rendimento declina.

4. Seja um líder presente

Você sabe o que é ser um líder? O líder é uma pessoa que transfere conhecimentos, que ensina, que determina metas, que desenha estratégias, que distribui funções, que delega tarefas, que tira dúvidas, que presta auxílio, que motiva os colegas, que avalia o desempenho de cada um, que corrige erros, que soluciona conflitos, que toma decisões e que se faz presente.

Ser líder não é apenas mandar e cobrar. É preciso fazer parte da vida da equipe e ser acessível a todos os seus membros. É saber ouvir e aconselhar. Um bom líder não tem apenas conhecimentos avançados em sua área profissional, mas também desenvolve competências inerentes à própria liderança em si. Empatia, clareza de comunicação, motivação, organização, planejamento estratégico, intermediação de conflitos e avaliação de desempenho estão entre essas competências.

5. Reveja as metas da equipe

Se você perceber que o desempenho da sua equipe está abaixo do esperado, é importante apurar as causas dessa ocorrência. Se, ao longo dessa apuração, você identificar que não há nada de errado com a produtividade e com o clima geral da sua equipe, é sinal de que é preciso rever as metas que foram determinadas.

Será que as metas que você definiu são de fato alcançáveis? Pode ser, por exemplo, que o cenário tenha mudado entre o momento em que essas metas foram definidas e o momento atual. Pode ser que dificuldades que antes não existiam apareceram subitamente.

É preciso levar em consideração o cenário interno e o cenário externo para atualizar as metas a serem batidas. Se elas estiverem fora da realidade, é necessário trazê-las para valores possíveis, de modo que a avaliação seja justa e que ninguém fique frustrado.

6. Aposte em premiações

Premiações são meios eficientes de fornecer um estímulo extra aos colaboradores no desempenho de suas funções. Por exemplo, propor ao colaborador uma premiação, caso venha a superar a sua meta, de natureza pecuniária ou não, vai estimulá-lo a realizar tal feito.

Essa prática, porém, não é aconselhada a todos os tipos de trabalho. É recomendada nos casos em que é possível determinar objetivos individuais, possibilitando a mensuração de resultados, e também em equipes nas quais todos os indivíduos desempenhem a mesma função, como nas equipes de vendas. Além do bônus financeiro, experiências (como jantares e viagens) podem ser boas sugestões de prêmios, estimulando a motivação do trabalhador.

7. Invista em endomarketing e ações de integração

Você já ouviu falar em endomarketing? Essa expressão significa “marketing interno” e consiste num conjunto de ações para que os próprios funcionários da empresa tenham uma percepção positiva sobre a organização para a qual trabalham.

Empresas que focam em endomarketing fazem reuniões e eventos periódicos com todos os seus funcionários. Nesses eventos, os líderes reconhecem o desempenho dos colaboradores, fortalecem os valores e a missão da empresa, acolhem os novos funcionários, mostram os resultados obtidos e divulgam os próximos objetivos a serem alcançados. Isso demonstra a transparência e a confiança que a empresa tem em cada um de seus colaboradores.

Além disso, esse tipo de empresa oferece salários e benefícios trabalhistas justos, preocupa-se com a qualidade de vida das pessoas no trabalho, promove eventos de integração (confraternizações de fim de ano e viagens, por exemplo), realiza eventos internos (sessões de ginástica laboral, massagem no trabalho etc.), enfim, torna aquele ambiente agradável para estar e trabalhar.

Por fim, essas empresas estimulam os estudos, oferecendo aos funcionários participações em cursos e treinamentos que promovam o desenvolvimento de novas habilidades. Isso demonstra que a empresa investe na carreira do colaborador, de modo que ele cresça junto com a organização. Um bom plano de carreira pode ser extremamente motivador aos funcionários.

Todas as medidas citadas acima promovem resultados extraordinários, como: aumento na motivação, aumento na produtividade dos funcionários, integração entre as equipes, fortalecimento das lideranças, definição de metas realistas, aumento do bem-estar do colaborador na empresa, redução da rotatividade de funcionários, entre outros.

E você, tem colocado as ações acima em prática para maximizar o desempenho da sua equipe? Quais outras ideias você tem implementado para essa finalidade? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais!