As empresas podem ser muito diferentes umas das outras, não apenas por seus portes e por suas áreas de atuação, mas também por outras características, como a cultura organizacional e a estrutura hierárquica.

Existem diferentes formas de organizar a estrutura de uma empresa. As três mais conhecidas são a estrutura linear, a estrutura funcional e a organização linha-staff, que consiste numa combinação das duas primeiras. Para compreender melhor o funcionamento de todos esses estilos de organização corporativa, continue a leitura deste artigo.

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Tipos de estrutura organizacional

  1. Estrutura linear

A estrutura linear corresponde ao modelo mais antigo e tradicional de organização de empresas. Nesse modelo, a hierarquia é rígida e configurada num formato de pirâmide. Há um líder soberano, que centraliza as decisões e controla uma unidade de comando verticalizada.

As ordens seguem numa linha formal de comunicação, passando dos superiores aos empregados. Trata-se de uma estrutura de baixa complexidade e de fácil implementação. Entre as suas desvantagens estão a burocracia excessiva e a rigidez estrutural.

  1. Estrutura funcional

A estrutura funcional, por sua vez, é uma tentativa de descentralizar o poder de decisão da empresa. Por meio dela, a autoridade é compartilhada entre grupos de especialistas nos diferentes assuntos da organização (recursos humanos, marketing, finanças, vendas, assessoria jurídica, tecnologia, produção etc.).

PSC

Esse modelo é muito mais horizontal do que vertical, com linhas diretas de comunicação, sem intermediação. A vantagem do modelo é abrir espaço para a inovação. Entretanto, a descentralização do poder pode provocar uma competitividade negativa entre os especialistas de diferentes áreas.

  1. Estrutura de organização linha-staff

Resultante da combinação das características da organização linear e funcional, a organização linha-staff é o estilo organizacional mais utilizado pelas empresas atualmente. Consiste num modelo em que se tem apenas um superior, mas que conta com grupos de especialistas que oferecem apoio, que são chamados de staff.

Na prática, isso quer dizer que os diferentes departamentos da empresa estão sob o comando de uma única autoridade, mas contam, também, com a opinião e a assessoria de especialistas.

A linha se refere aos órgãos de execução das atividades da empresa, possuindo autoridade total nas relações entre chefes e subordinados. Já o staff corresponde justamente aos órgãos de assessoria e consultoria, possuindo autoridade relativa e parcial.

Características da Organização Linha-staff

Conheça, a seguir, quais são as características mais marcantes desse estilo organizacional e veja como ele agrega valor ao negócio.

  1. Um superior para cada setor

A característica mais marcante desse estilo de organização é a de ter uma hierarquia bastante clara, de maneira que cada setor possui apenas um superior para quem a equipe deve se reportar.

  1. Setores executivos e setores de assessoria:

Embora haja apenas um superior para o qual responder, os órgãos da empresa trabalham com a assessoria de especialistas, o staff. Esse grupo é composto por funcionários de alta especialização em suas áreas de atuação, permitindo a execução e a entrega de produtos e serviços de qualidade.

  1. Diferentes tipos de comunicação

Numa organização linha-staff, existem duas formas de comunicação que podem ser utilizadas. A primeira delas é formal e acontece entre os superiores e os seus subordinados, de forma vertical, como ocorre na estrutura linear.

Já a segunda é a comunicação direta e se refere à relação entre os setores e as assessorias, sem intermediações, como ocorre nas estruturas funcionais.

  1. Hierarquia preservada

Apesar de ter uma atuação importante na organização linha-staff, a assessoria não deve comprometer a hierarquia da empresa, mantendo a concentração do poder decisório nas mãos de um único superior.

No entanto, com planejamento estratégico, o modelo linha-staff permite que todos os colaboradores possam trabalhar sem falta e sem excesso de demandas, com funções, cargos, prazos e tarefas bem definidos.

As vantagens da organização linha-staff

Há três importantes aspectos benéficos que surgem nas empresas quando elas adotam esse modelo de estruturação de suas atividades. Confira.

  1. Assessoria de especialização

Com o aumento da competitividade, é fundamental se consolidar no mercado pela qualidade de seus produtos e serviços. Isso se torna mais fácil com os conselhos de especialistas que têm uma visão de fora do setor e que contribuem para o alto desempenho.

  1. Divisão assertiva de funções

O sistema de organização linha-staff permite que seja feita uma divisão de trabalho em que todos os colaboradores têm participação e contribuem efetivamente para os resultados. Existem os colaboradores que se comprometem com a execução, enquanto há outros que desenvolvem estratégias e consultorias.

  1. Controle do trabalho

A partir do momento em que se trabalha num sistema em que existe apenas uma figura em posição superior e decisória, há mais controle sobre a execução das tarefas, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade.

As desvantagens da organização linha-staff

  1. Conflitos entre o staff e a equipe da empresa

Uma das principais dificuldades que se enfrenta nesse tipo de organização é conseguir controlar os conflitos entre o staff das assessorias e a equipe fixa da empresa. Os assessores têm a tendência de querer impor as suas decisões, passando por cima do trabalho da equipe.

Isso é extremamente negativo, pois as discussões internas podem alimentar rivalidades que atrasam a execução das tarefas e que prejudicam o clima organizacional, comprometendo a harmonia da empresa.

  1. Abalo na hierarquia

Se a administração desse sistema não for feita com coerência, pode ocorrer um abalo na estrutura hierárquica devido a conflitos de autoridade entre os especialistas e os superiores dos setores. Os funcionários podem perder a referência de autoridade.

Em caso de dúvidas, um colaborador pode não saber a quem pedir ajuda — ao seu próprio gestor ou às equipes de assessoria? É preciso que essas regras fiquem bem claras antes que esse sistema seja adotado.

  1. Falta de integração nas equipes

As equipes dos setores da organização linha-staff podem se sentir desintegradas porque praticamente não atuam juntas, uma vez que cada equipe responde a um superior. É preciso que haja trabalhos de comunicação interna, de endomarketing e de integração de funcionários para que um clima de cooperação e união predomine.

Implantar o modelo de organização linha-staff numa empresa pode ser vantajoso e, em teoria, simples, pois basta acoplar à estrutura existente da empresa os órgãos de assessoria e consultoria. No entanto, é preciso fazer isso com planejamento estratégico, regras bem definidas e integração de colaboradores.

Nesse processo, não é raro que as empresas contratem coaches que orientem os envolvidos para lidarem melhor com as mudanças, sem romper com as noções de liderança e de cooperação.

E você, o que acha desse modelo de organização, levando em consideração as suas vantagens e desvantagens? Deixe a sua opinião no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar do assunto, por meio das suas redes sociais.