Você sabia que nosso sono tem vários níveis e frequências e que uma delas é a das ondas gama? Pois é, quando adormecemos, não fechamos os olhos e automaticamente apagamos. Até mesmo os considerados “bons de cama” precisam passar por esse movimento de modulação cerebral que apresenta estágios diferentes. Esses estágios se alternam entre consciência e inconsciência mental, para então conseguir dormir.

As ondas cerebrais são ondas eletromagnéticas consequentes da atividade elétrica das células do cérebro. Podemos mensurar a frequência dessas ondas elétricas em uma unidade de ciclos por segundo, ou Hertz (Hz). A atividade elétrica dos neurônios altera as frequências das ondas cerebrais. Dessa forma, a amplitude de cada tipo de onda dependa da nossa própria mudança de estados de consciência.

Neste artigo, você vai compreender melhor como isso ocorre e quais são as características de um tipo particular de ondas: as ondas gama. Ficou curioso? Então, para saber mais sobre o assunto, é só dar continuidade à leitura a seguir!

As ondas sobre a mente humana

Há 5 diferentes frequências de onda, que são chamadas de: teta, beta, gama, alfa e delta. No estado beta, por exemplo, ainda estamos um pouco conscientes, o que faz com que, mesmo em face ao adormecimento, nós ainda nos conectemos a situações que causam algum tipo de estresse e ansiedade. Na prática, vivenciamos essa frequência naquelas noites em que tentamos dormir, mas as preocupações rondam a nossa cabeça e não nos deixam cair no sono de jeito nenhum.

Já as ondas teta, delta e alfa são aquelas realmente nos ajudam a adormecer e a entrar em um sono de estágio mais profundo, em um estado de inconsciência que permite à pessoa desligar-se complemente da realidade externa e acessar uma frequência mental de relaxamento maravilhoso. Mas e as ondas gama? Como elas atuam e como favorecem uma boa noite de sono? É isso o que vamos ver a seguir. Continue lendo e saiba mais!

A atuação das ondas gama

Podemos dizer que as ondas gama são as responsáveis por conectar as diferentes frequências cerebrais, por ligar as informações e alternar os estágios da mente consciente para a inconsciente, o que potencializa o nosso adormecimento.

PSC

Além disso, pesquisas afirmam que, quando nós estamos no estágio de sono gama, o nosso cérebro ativa partes importantes e que estão diretamente relacionadas à compaixão, sensação de felicidade, bem-estar, inteligência e autocontrole emocional.

As ondas gama também ajudam no fortalecimento e manutenção da memória, bem como no senso de percepção da realidade. Isso é essencial, especialmente quando estamos em processo de envelhecimento, e a nossa memória vai ficando mais prejudicada, ou quando precisamos aprender algo importante, mas não conseguimos nos concentrar no assunto.

Nesse sentido, não é por acaso que quando não temos uma boa noite de sono, além de o nosso dia se arrastar e ficarmos mais cansados e dispersos, o desequilíbrio das ondas gama acaba prejudicando também o nosso processo de aprendizado. Esse desajuste é o que dificulta e limita a nossa capacidade de manter a atenção focada, entrar em flow, conectar as ideias e entendê-las de forma plena.

Benefícios das ondas gama

As ondas Gama (ou Gamma) apresentam a maior frequência, gerando uma vibração muito rápida. A ciência ainda estuda esse tipo de onda e os seus efeitos sobre o cérebro, já que, nos eletroencefalogramas, o seu registro não é tão comum.

As ondas nessa frequência estão ligadas a atividades que exigem elevada capacidade cognitiva, ou seja, de aprendizagem, memória, registro de informações, percepções individuais e sentidos (processamento da audição, da visão, do tato etc.). Indivíduos com problemas mentais ou dificuldades de aprendizagem comumente apresentam atividades em ondas gama abaixo da média da população.

Nos momentos de felicidade intensa, as ondas desse tipo apresentam picos muito elevados. Outro fato interessante, que pesquisas têm detectado, é que essas ondas são capazes de promover a gentileza e o amor profundo pelo outro entre aqueles que praticam a meditação budista.

Ondas gama e a batida binaural

Se a nossa mente não quer colaborar espontaneamente para uma boa noite de sono, existem terapias alternativas que podem nos ajudar a modular as frequências cerebrais e nos induzir a um bom sono. O uso da batida binaural é uma delas e consiste em usar determinados tipos de sons para acessar a nossa mente inconsciente e conduzi-la ao adormecimento.

Para isso, são colocados fones de ouvido na pessoa, e cada ouvido recebe e ouve sonoridades diferentes. A ideia é modular os hertz na frequência das ondas gama e fazer com que o subconsciente da pessoa consiga orientar-se por elas para chegar a um sono relaxante, restaurador e profundo, ou mesmo para potencializar o seu aprendizado e a sua memória, aumentando a sua inteligência e a sua produtividade nas tarefas do dia a dia.

Onde encontrar?

Atualmente, é possível encontrar diversos arquivos com músicas gravadas na frequência gama, em sites como o YouTube, ou naqueles especializados em meditação. Você pode ouvir esses sons todos os dias, durante os seus estudos, trabalho, ou mesmo antes de dormir, a fim de reforçar os efeitos positivos das ondas na modulação cerebral.

Meditação binaural para dormir

Confira a seguir uma super meditação para relaxamento e indução do sono, conduzida pelo fundador do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques.

Como podemos perceber, as ondas gamas são mais uma boa alternativa para lidar com problemas de insônia e modular a mente para que você consiga relaxar e ter boas noites de sono. Também são bastante efetivas para potencializar o processo de aprendizagem do ser humano, ajudar a pessoa a cultivar sentimentos positivos (como a compaixão), favorecer o seu autocontrole e estimular a memória.

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com os sons binaurais? Como foi? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!