Como diz a icônica música de Cazuza, o tempo não para e, por isso, devemos sempre buscar viver cada dia na essência, a fim de aproveitar cada oportunidade que surgir. Afinal, o passado é fundamental porque é uma parte importantíssima da sua história e contribuiu para que se tornasse quem é hoje, mas não pode mais ser alterado. Da mesma forma que o futuro também é de grande relevância, porque representa o que você será amanhã. Entretanto, é preciso se concentrar no hoje para chegar até ele.

O Tempo Não Para – Desfrute Dele Com Sabedoria

Adquirir a consciência em relação ao fato de que o tempo não para é necessário, contudo, isso deve servir como motivação para viver cada dia ao máximo e não para causar ansiedade em relação ao futuro. Porque essa ânsia em nada irá te ajudar, pelo contrário, o ideal é manter a serenidade para que cada momento seja desfrutado em plenitude, estejam eles relacionados à vida pessoal ou profissional.

Outro ponto a ser considerado é que essa ideia de aproveitar o dia, conhecida como carpe diem, não deve ser confundida com ser inconsequente e não pensar no que os seus atos podem gerar. Como sempre digo, o caminho mais sábio é aquele do meio, o do equilíbrio, que não tende nem para o exagero e nem para a omissão, porque é ele que irá te guiar para que viva cada dia em plenitude, mas considerando o futuro que está construindo através de suas ações.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

7 Atitudes Poderosas Para Utilizar o Seu Tempo Com Sabedoria

Para continuar a nossa reflexão a respeito do tempo, confira 7 atitudes que irão te ajudar a utilizá-lo da melhor maneira possível, para que seja uma pessoa produtiva, dê atenção a aqueles que ama e, também, zele pelo seu bem-estar.

1 – Planeje-se e Saiba Onde Deseja Chegar

Para utilizar qualquer recurso que se tem com sabedoria, é fundamental saber quais são os seus objetivos em relação a eles, e com o tempo não é diferente. Nesse sentido, é fundamental que encontre dentro de si as respostas para que saiba quais são os seus sonhos, as suas prioridades e o que deseja realizar. Então, poderá se planejar para viver de acordo com essas informações e se aproximar cada vez mais do modo de vida que considera ideal.

2 – Ocupe-se de Coisas Realmente Importantes

PSC

Muitas pessoas se orgulham em dizer que estão sempre ocupadas, independente do que estejam fazendo. Se você se encaixa nesse perfil, é importante que se atente para o que está ocupando o seu tempo, porque, para que isso seja um sinônimo de produtividade, é necessário que sejam atividades que realmente agreguem e estejam de acordo com os seus objetivos. Para saber separar as coisas e identificar aquelas que merecem a sua dedicação, basta que ouça a sua voz interior e se lembre de quais são as suas prioridades.

3 – Saiba Dizer Não e Tenha Mais Tempo Para Dizer Sim

Você tem medo de dizer “não”? Se sim, saiba que isso é bastante comum, principalmente entre aqueles que temem ser rejeitados pelas outras pessoas. Contudo, é uma atitude que deve ser aperfeiçoada, para que evite sufocar as suas próprias vontades apenas para agradar terceiros. Saiba que aqueles que realmente gostam de ti continuarão gostando mesmo que, em algum momento, diga “não” para eles. Liberte-se dessa insegurança e terá mais tempo para dizer “sim” ao que te faz feliz.

4 – Valorize os Momentos Com Aqueles Que Ama

Conquistar os seus objetivos relacionados à carreira e dar o seu melhor para alcançar o sucesso é importante, mas ver os seus filhos crescerem e estar ao lado daqueles que ama também é. E a melhor maneira de conseguir se dividir entre todos os seus papéis é se organizar e se dedicar por inteiro a cada um deles por vez. Assim, enquanto estiver em casa, ao lado de seus amigos e familiares, procure se desligar de outros tipos de preocupação, para que viva esses momentos na essência.

5 – Use a Tecnologia ao Seu Favor e Não Contra Você

A tecnologia é fantástica e devemos ser muito gratos por vivermos em uma época de tantas descobertas interessantes. Através de seus recursos podemos realizar em minutos tarefas que antigamente precisavam de horas para serem concluídas, como é o caso de transações bancárias, envio de mensagens, entre tantas outras. Entretanto, é necessário que saiba utilizar essas facilidades ao seu favor e não contra você. Evite se tornar refém do celular, por exemplo, e não permita que ele consuma toda a sua atenção quando estiver com a sua família e amigos.

6 – Preze Pela Qualidade e Não Pela Quantidade

Os profissionais mais produtivos não são aqueles que saem mais tarde do escritório, mas sim os que conseguem fazer um melhor uso do tempo normal de expediente. Claro que, vez ou outra e em situações especiais, é natural ter que trabalhar até mais tarde, contudo, é importante prezar pela qualidade em primeiro lugar. O mesmo vale para os momentos em família, porque mais vale ter algumas horas de interação positiva, carinho e compartilhamento do que um dia todo de desentendimentos e indiferença.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

7 – Use Seu Tempo Para Cuidar de Si

Além de ter a consciência de que o tempo não para e que, por isso, é importante viver os momentos ao lado daqueles que ama ao máximo, é importante, também, se lembrar de cuidar de si. E isso envolve tudo o que possa contribuir para que se sinta bem, como: cuidados com a saúde do corpo, da mente e da alma, relaxar, sorrir, se divertir e o que mais fizer sentido para você. Autocuidado não é coisa de gente egoísta, mas sim daqueles que desejam estar bem para si e para os outros, porque as atitudes são um reflexo do que cada um carrega em seu interior.

Espero que tudo o que abordei neste artigo tenha te ajudado a refletir a respeito do tempo e te inspirado a utilizá-lo da melhor maneira possível. Aproveite para compartilhar o conhecimento com mais pessoas e inspirá-las a, também, fazer um bom uso desse recurso tão importante que não pára nunca.

 

Copyright: 1032817591 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anansing