© Depositphotos.com /dimaberkut O principal trabalho de Jung foi o conceito de “arquétipo”.

Gosto muito da teoria junguiana. Tenho trabalhado o pensamento de Jung desde minhas primeiras formações. Muitos o leem, mas poucos o compreendem ou conseguem fazer as conexões necessárias para compreendê-lo.

Durante cerca de 50 anos, Carl Gustav Jung desenvolveu suas teorias. Elas são fruto da observação de vários povos. Suas viagens a lugares como o Quênia, Tunísia, ao Saara, Novo México, Índia proporcionou-lhe encontrar pontos de conexão, o que lhe permitiu formular a teoria do inconsciente coletivo, distinguindo-o do inconsciente pessoal. Essa teoria que hoje compõem a ciência psicanalítica, baseou-se em primeira instância, na mitologia, história das culturas, relatos de viagens, suas próprias fantasias e sonhos de infância.

O principal trabalho de Jung foi o conceito de “arquétipo”. Os arquétipos de Jung são formas imateriais nas quais os fenômenos mentais tendem a se moldar, primeiramente no sonho, em seguida, observamos os arquétipos nas construções das personalidades. Eles são universais, primordiais, parte desse inconsciente coletivo que se torna o eixo nuclear de todo seu estudo.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Self e  o Si mesmo

Podemos encontrar o self ou si mesmo como um dos arquétipos de Jung. Ele é o gerador de todo potencial energético que sustenta a psique humana. Logo, ele é o organizador dos processos psíquicos, trabalhando em prol do equilíbrio de todos os aspectos do inconsciente. Quando estamos harmonicamente integrados ao nosso self, em situações normais que não incluem estados extremos de sensibilidades como o luto, gozamos de unicidade e estabilidade da nossa personalidade.

Há uma conceituação corriqueira de Jung para self, presente em vários trabalhos de pesquisadores do tema. Nessa definição, Jung diz que :  “O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade”. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não”.

PSC

A essência do si-mesmo se manifesta no ser humano, principalmente, pela via dos instintos, uma vez que ele está ligado ao inalcançável, ao inconsciente. É aquele momento que com certeza você já viveu, quando, após um momento de crise de vida, de um obstáculo qualquer, nos ocorre uma espécie de iluminação. Lemos um livro, assistimos a uma palestra, vamos a uma galeria, a uma sessão de cinema ou simplesmente contemplamos a natureza e de repente não nos vemos mais da mesma maneira. Nem a nós, nem aos outros, nem ao mundo à nossa volta. Algo nos desperta.

Eles ocorrem nos sonhos ou em outros eventos simbólicos na forma de figuras transcendentais, ilustres personalidades, a “voz” de Deus, ou figuras geométricas, como as Mandalas, por exemplo.

O inconsciente, se prestarmos atenção, não será tão inconsciente assim. O sujeito do inconsciente é produzido nesta operação de recalque, mas emerge em diversas situações, como nos sonhos, ou também em nossos devaneios diários. Os conteúdos inconscientes não são “ruins” ou negativos para o indivíduo. Eles são reprimidos pela cultura, pelos valores, pelos sentimentos, comportamentos e emoções que nos são tolhidas desde a mais tenra infância.

Não seria incorreto dizermos, então – trocando em miúdos – que a máxima “nem a gente mesmo se conhece” vem da teoria junguiana. Nós não somos apenas aquilo que sabemos sobre nós, mas somos também aquilo que desconhecemos de nós, somos aquilo que está à luz e também aquilo que está à sombra.

Contudo, para Jung, o inconsciente não é algo esquecido, como um porão de móveis velhos. Embora, seja composto por conteúdos repreendidos, o inconsciente tem um papel ativo na formação da nossa personalidade e na nossa história. O nosso Self 2 é prova de como o inconsciente pode trabalhar a nosso favor.

O Ego

O ego em Jung é o centro da consciência, enquanto que o self é o centro da psique. O ego dirige nossa vida consciente e dá uma percepção de nós, nosso corpo, nossa existência, logo, ele é o maior arquétipo da nossa personalidade por ser a parte superficial. É nesse sentido que nosso trabalho é mais profundo do que se imagina, ele está no centro da psique, no profundo, na sombra, no escondido, no Self.

Só enxergamos aquilo que está na superfície e achamos que o que está escondido deve permanecer como está. Conhecer-nos exige de nós sair da névoa, nos enxergando como indivíduos únicos. O consciente e o inconsciente passam a ser os conceitos mais preciosos e importantes.

Quando vamos tomar uma decisão qualquer, que exige de nós muita cautela, tendemos a evocar nosso arquétipo do sábio, refletindo profundamente antes de tomar tal decisão. Mas mesmo que o primeiro passo no caminho para uma decisão importante seja o resultado de reflexão consciente, aqui, como em toda parte, a ideia espontânea – o palpite ou intuição – desempenha um papel fundamental. Em outras palavras, o inconsciente colabora muito e faz muitas vezes contribuições decisivas.

Tenho certeza de que você já se pegou traindo seu raciocínio lógico e assumindo o risco de uma decisão meramente por “sentir” que de outra forma seria melhor. Portanto, não é o esforço consciente sozinho que é responsável pelo resultado das nossas ações, há algo em nós que desconhecemos, mas que atua diretamente na nossa vida. Esse algo também recebe muitos nomes. Aqui só estamos chamando de inconsciente por estarmos partindo de Jung, mas poderíamos chamá-lo de tantas formas quantas forem às possibilidades culturais, sociais e científicas de entendermos esse “algo” que ultrapassa o racional, a cognição, o concreto, o mensurável. Eu costumo chamar de Self 2.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Conhecendo o Self de Si Mesmo

Cada pessoa tem um VALOR INVISÍVEL. Considerando valor como qualidade que certifica as pessoas, as coisas etc, e pensando que para alguns, o valor esta fora de si e para outros, o valor se encontra na consciência, ou seja, na subjetividade, concluímos que os valores são diversos, incontáveis e estão interconectados. Pensando nas suas ações, no modo como você se relaciona com as pessoas, na maneira como você vive a vida, supera seus desafios, dá e recebe feedbacks, reflita sobre quais são os valores que norteiam suas ações e pensamentos.
Os valores essenciais e as nossas crenças são elementos que definem nossa missão de vida e quem somos no nível dos nossos papéis sociais, das nossas práticas, da maneira como nos posicionamos no mundo. Quando alguém te vê pela primeira vez, qual valor você acredita que suas atitudes e o modo como você se comporta revelam da sua essência, ou seja, seu valor invisível? Para Refletir…

Convido você participar da poderosa formação de Coaching Ericksoniano, onde abordo a comunicação em nível do inconsciente e do Self 2, uma experiência EX-TRA-OR-DI-NÁ-RIA!!! Conheça mais em meu site, JRM Coaching.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos.