trabalho-remoto

O que significa trabalho remoto?

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de janeiro de 2021

Trabalho remoto é uma modalidade que já estava em crescimento no Brasil e que viu seus números saltarem significativamente durante a pandemia. Como o próprio nome sugere, trabalho remoto significa trabalhar remotamente, ou seja, fisicamente distante da empresa para a qual presta serviço. Diversas profissões permitem a realização do trabalho remoto, com destaque para aquelas que são realizadas em um computador conectado à internet.

Siga a leitura para saber mais sobre essa forma de atuação profissional que vem ganhando cada vez mais espaço.

Como funciona o trabalho remoto?

Dentro de uma empresa, diversos colaboradores trabalham em seus computadores e utilizam meios eletrônicos para se comunicarem com os colegas e supervisores. Por mais que exista a presença física, muitos assuntos podem ser falados de forma mais prática utilizando essas plataformas de comunicação corporativa.

O trabalho remoto funciona praticamente dessa mesma maneira, com a diferença de que os funcionários não estão presencialmente no escritório e sim em suas casas. Geralmente, eles cumprem os mesmos horários do trabalho presencial, participam de reuniões através de videochamadas, seguem prazos, tudo da forma como aconteceria na modalidade convencional.

O trabalho remoto cresceu durante a pandemia porque, com a recomendação de distanciamento social pelas autoridades de saúde, foi uma forma segura que as empresas encontraram para se manterem em funcionamento. Vale dizer que muitas companhias já funcionavam dessa forma antes mesmo do coronavírus, porque é um sistema que tem muitos benefícios.

Vantagens e desvantagens do trabalho remoto

Por falar em benefícios, vamos listar quais são as vantagens do trabalho remoto e as desvantagens. Afinal, tudo tem seu bônus e seu ônus, cabe a cada profissional e organização pesar os dois lados e ver qual é mais impactante considerando a sua realidade. Vamos lá?

Vantagens do trabalho remoto

Confira, a seguir, as principais vantagens que o trabalho remoto pode oferecer. Lembrando que elas podem variar se o profissional for funcionário de uma empresa ou atuar como autônomo, aqui vamos abordar os aspectos gerais das duas modalidades.

Mais qualidade de vida

Trabalhar sem ter que sair de casa permite que o profissional tenha mais horas de sono, se alimente melhor, enfim, tenha uma rotina mais leve. Como não há a necessidade de deslocamento, esse tempo pode ser usado para praticar uma atividade física, estar com a família, cuidar de si mesmo.

Menos estresse por não precisar enfrentar o trânsito

Essa melhora da qualidade de vida também está ligada ao fato de não precisar mais enfrentar o trânsito diariamente. Especialmente quem mora em grandes cidades sabe o quanto pode ser exaustivo levar horas para chegar ao trabalho e, após o expediente, para retornar para casa.

Menos custos

Sair de casa todos os dias para trabalhar gera uma série de custos. Mesmo que a maior parte das empresas ofereça vale transporte e alimentação, sempre se tem outros gastos, como roupas, calçados, lanches. No teletrabalho esses custos acabam sendo reduzidos drasticamente pela facilidade de se estar em casa.

Você é feliz?

Desvantagens do trabalho remoto

Por mais que algo seja vantajoso, tudo tem o outro lado e é importante considerá-lo antes de tomar uma decisão. Veja quais são as desvantagens do trabalho remoto.

Dificuldade para ter silêncio para se concentrar

Quem divide a casa com mais pessoas, especialmente se tiver crianças, pode encontrar dificuldades para ter silêncio para se concentrar. Nesse caso, é importante conversar com todos e pedir a colaboração. Além disso, é preciso ter um local específico para trabalhar, se possível em que possa ficar com a porta fechada.

Estar sempre no mesmo ambiente em que trabalha

No trabalho presencial, o profissional encerra o expediente e volta para casa, se desligando daquele ambiente. Já no trabalho remoto ele sempre estará no mesmo local, o que pode gerar certa dificuldade para se desligar. Contudo, se houver um escritório em casa, é só sair, fechar a porta e se desconectar dos assuntos profissionais.

Falta de contato pessoal com os colegas

Por mais que hoje a tecnologia ofereça diversas opções de ferramentas para comunicação, é fato que nada é capaz de substituir a presença física. Em uma empresa, a conexão entre a equipe é muito importante e pode ser desafiador construí-la entre pessoas que não se veem.

Como se pode ver, o trabalho remoto tem suas vantagens e desvantagens. Para alguns, as vantagens podem pesar mais e as desvantagens serem insignificantes e vice-versa. Afinal, cada indivíduo tem o seu estilo de vida e suas preferências.

Dicas para ter mais produtividade no trabalho remoto

Se você já trabalha na modalidade trabalho remoto ou vai iniciar essa jornada, é importante considerar alguns pontos para se manter produtivo, veja quais são.

Prepare um espaço exclusivamente para o trabalho

Se tiver um cômodo para ser seu escritório, ótimo, se não tiver, encontre um espaço em que possa organizar as suas coisas. É fundamental ter mesa e cadeiras confortáveis para passar as horas trabalhando sem prejudicar sua postura e visão. Mantenha esse local organizado, pois o ambiente influencia muito na concentração.

Respeite os horários de início e encerramento

Mesmo que seja autônomo ou a empresa para a qual trabalha dê liberdade em relação aos horários, defina uma rotina para seguir. Ter hora certa para acordar, trabalhar e fazer as suas refeições ajudará a manter a sua mente tranquila, além de tornar seu dia muito mais produtivo.

Evite fazer outras atividades enquanto estiver trabalhando

Não é porque está em casa que pode parar no meio do dia para receber uma visita ou assistir a um filme no sofá. Organize seus horários para não se ver perdido no meio do dia sem saber se faz um relatório ou lava a louça. Esse tempo poderá te custar caro no final do dia, portanto, mantenha a disciplina.

Cuide da sua saúde mental

Trabalhar em casa é ótimo e tem muitas vantagens, mas é preciso se atentar à sua saúde mental. Sair de casa e enfrentar o trânsito todos os dias, por mais que seja cansativo, permite que veja outras pessoas e espaireça a mente. Então, é importante encontrar alternativas para suprir essa necessidade de contato humano, como através da prática de uma atividade ao ar livre, por exemplo.

Você já teve alguma experiência com trabalho remoto? Comente a respeito abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: