currículo é a primeira oportunidade do profissional de mostrar que ele é o candidato ideal para preencher a vaga pela qual se interessou. Esse documento apresenta uma estrutura padrão, composta por elementos básicos necessários para a sua apresentação inicial.

Cada etapa do currículo requer informações pontuais e específicas, que auxiliem nas respostas imediatas e favoreçam as chances de o candidato ser chamado para uma entrevista presencial ou por videochamada. Entre os diversos campos de um currículo, consta o tópico “objetivo”, o primeiro que deve aparecer, logo abaixo das informações pessoais.

Neste artigo, você vai entender a importância desse tópico nos currículos, conferir alguns exemplos positivos de objetivos profissionais e aprender algumas dicas na hora de definir o seu próprio objetivo. Saiba mais sobre o tema para ter sucesso nos seus próximos processos seletivos. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

A importância do objetivo profissional em um currículo

O objetivo profissional é o campo do currículo responsável por responder diretamente para qual cargo e função o indivíduo pretende se candidatar e por que o profissional deseja determinada área de atuação.

O campo de objetivos profissionais auxilia os departamentos de recursos humanos das empresas na identificação das expectativas do candidato, avaliando se elas estão alinhadas com o que a empresa necessita e também com o que ela tem a oferecer. Por isso, é determinante descrevê-lo adequadamente para gerar as oportunidades esperadas.

Assim, ao escrever o objetivo no seu currículo, seja conciso e direto, mantenha o foco na descrição e evite transmitir uma imagem de indecisão e falta de projeção de carreira.

Exemplos de objetivos profissionais para o currículo

PSC

De acordo com a descrição acima, não é difícil entender em que consiste um objetivo profissional a ser adicionado ao currículo. Ainda assim, para auxiliá-lo na redação desse tópico, separamos alguns exemplos que podem servir como referência. Confira!

  • Colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da minha carreira como (inserir profissão) para contribuir com o crescimento da organização à qual pretendo me integrar.
  • Busco uma oportunidade que me possibilite desenvolver as minhas competências e, a partir de minha evolução contínua, obter o sucesso profissional como (inserir profissão).
  • Viso ao aprimoramento profissional a partir da oportunidade de me integrar à empresa (colocar nome da empresa) para o cargo (colocar cargo pretendido).
  • Concretizar metas, objetivos e gerar resultados satisfatórios e favoráveis para a evolução da corporação e de minha carreira, por meio do meu trabalho como (inserir profissão).
  • Busco novos desafios profissionais que promovam meu desenvolvimento sistêmico como (inserir profissão), pautando o meu desempenho em princípios básicos, como o compromisso, a ética e a colaboração.

5 dicas para escrever um objetivo de qualidade no seu currículo

Confira as 5 dicas a seguir para redigir um objetivo eficiente e eficaz para o seu currículo.

1. Defina uma área única

Ao escrever o seu objetivo, seja específico. Não escreva algo do tipo “procuro uma oportunidade na área de marketing ou de vendas”. Mesmo que você não tenha um cargo específico em mente, faça a sua escolha: marketing ou vendas. Determine uma área específica, pois citar mais de uma nesse campo do currículo dá aos recrutadores a impressão de que você não sabe o que espera da vida profissional. Essa sensação de incerteza quase sempre cria uma imagem negativa a respeito do candidato.

2. Seja o mais específico que puder

Existe uma diferença muito grande entre “procuro uma oportunidade na área de recursos humanos” e “tenho como objetivo o cargo de analista de remuneração e benefícios pleno da empresa XPTO”. Se você puder incluir no seu objetivo o cargo completo e o nome da empresa à qual está se candidatando, melhor. Se não for possível, tente especificar ao máximo o que puder, como: “tenho como meta um cargo na área de recursos humanos, preferencialmente como analista de remuneração”.

3. Seja sincero se não tiver experiência

Há algumas circunstâncias especialmente delicadas na redação do objetivo profissional, como na procura pelo primeiro emprego ou em uma mudança de área. Nesses casos, o candidato não tem experiência na área, mas nem por isso deve mentir. Assim, seja honesto e escreva algo do tipo: “procuro o meu primeiro emprego na área X” ou “tenho como objetivo o cargo de estagiário no departamento Y de empresas que possam contribuir com o meu futuro profissional”.

4. Mantenha a simplicidade

No dia a dia, os recrutadores das empresas recebem dezenas ou, às vezes, centenas de currículos para determinadas oportunidades de emprego. Portanto, evite redigir objetivos muito extensos. O ideal é que eles não passem de duas linhas, de modo que os analistas possam apenas bater o olho no documento e imediatamente identificar a qual cargo você está se candidatando. Portanto, seja sucinto, sem criar textos longos e muito profundos sobre as suas metas de carreira.

5. Fique atento ao uso correto da língua portuguesa

Como o objetivo profissional é uma seção curta do currículo, pode ser que ele passe batido na hora de fazer aquela revisão gramatical. Evite que isso aconteça, pois qualquer erro, por mais simples que pareça, pode transmitir uma imagem de descuido e falta de profissionalismo. Já imaginou se a empresa recebe o currículo de um candidato cujo objetivo é ser analista de ‘remunerasão’? Dificilmente ele seria contratado, não é? Por isso, fique atento ao uso correto da língua portuguesa e à digitação.

O objetivo profissional é o ponto de partida de um processo seletivo, afinal de contas, ele revela aonde o candidato pretende chegar, permitindo que a empresa identifique qual é a seleção de que aquele profissional vai participar. Não é à toa que ele está entre os primeiros itens de um currículo. Assim, coloque-o em posição de destaque, mantendo a redação clara e sucinta.

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!