ancora-de-carreira

O que são âncoras de carreira?

Por: José Roberto Marques | Blog
âncora

© Depositphotos.com / Surovtseva Uma pessoa pode ter várias âncoras de carreira, que servem de apoio às decisões e motivação pessoal.

Âncora de carreira é um conceito desenvolvido por Edgar Schein, estudioso da cultura organizacional e sua importância no desenvolvimento das empresas. De acordo com o especialista, a âncora de carreira é um elemento que exerce bastante influência na tomada de decisões e direcionamento da carreira das pessoas.

Siga a leitura para entender melhor o conceito e utilizá-lo em prol do autoconhecimento e do desenvolvimento.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Entenda o que são âncoras de carreira

A âncora de carreira é um reflexo de toda a bagagem adquirida ao longo das diversas experiências que um indivíduo tem em sua vida pessoal e profissional. Uma pessoa pode ter várias âncoras de carreira, que representem o “eu” na essência e evidenciam seus ideais e preceitos com relação ao trabalho.

São elas que apoiam o direcionamento profissional, alinhado às motivações e talentos pessoais. É válido destacar que se trata de algo totalmente pessoal. Enquanto para alguns a âncora pode ser segurança e estabilidade, para outros pode ser o desafio puro, por exemplo. Não há certo ou errado e sim o que cada um considera mais importante e que determina suas escolhas.

8 Âncoras de carreira

De acordo com o Edgar Schein, existem oito categorias principais de âncoras de carreira e cada uma terá uma prioridade e importância diferente para cada pessoa. Ter conhecimento a respeito das suas preferências e prioridades irá te ajudar muito a fazer escolhas positivas e alcançar um excelente desempenho no trabalho.

  • Autonomia e independência;
  • Competência administrativa geral;
  • Competência técnica e funcional;
  • Criatividade empreendedora;
  • Dedicação a uma causa;
  • Desafio puro;
  • Estilo de vida;
  • Segurança e estabilidade.

Conheça, em detalhes, cada uma das âncoras de carreira, isso te ajudará a compreender melhor os resultados quando realizar o teste.

Autonomia e independência

Se ser autônomo é importante para uma pessoa, ela irá querer uma carreira que consiga definir e moldar à sua maneira. Ela dará preferência para empregos que permitam um certo grau de flexibilidade e a capacidade de tomar decisões. Dependendo da carreira, poderá desejar trabalhar por conta própria, como um profissional liberal.

Uma pessoa que está mais motivada para ter autonomia ficará desmotivada se trabalhar em um local em que esteja rodeada por muitas regras e restrições. Ela precisa de um pouco mais de liberdade e flexibilidade e, como resultado, precisa encontrar oportunidades que atendam a essa necessidade.

Competência administrativa geral

Indivíduos que priorizam essa âncora de carreira, provavelmente se sentem motivados com ações como: tomar decisões, dar orientações e, muito provavelmente, gerenciar outras pessoas. São profissionais com tendência a serem especialistas técnicos em suas áreas e que buscam trabalhar para ascender e assumir funções gerenciais.

Você é feliz?

Competência técnica e funcional

Esta é uma âncora de carreira que está relacionada com a aplicação de habilidades, conhecimentos e experiências dentro de um trabalho. Pessoas que priorizam a competência técnica como uma importante âncora em sua carreira se sentem mais motivadas por serem conhecidas como especialistas. É aquele tipo de expert que quando se fala em determinado assunto o nome dele vem logo à cabeça. 

Criatividade empreendedora

Os empreendedores são criativos, inovadores e, muitas vezes, visionários. Eles costumam ter ótimas ideias e serem grandes líderes. Isso faz com que tenham grandes chances de acabarem criando e administrando seu próprio negócio.

Esse perfil de pessoa se sente mais confortável em correr riscos e mais motivada para enfrentar e superar obstáculos. O sucesso é muito importante para esse indivíduo, que quer provar ao mundo que é capaz de criar uma empresa através do seu próprio esforço.

Dedicação a uma causa

Aqueles que possuem essa âncora de carreira desejam buscar um trabalho que alcance algo de valor, fazendo a diferença no mundo. Eles são movidos por uma causa, com isso, acabam buscando oportunidades que estejam de acordo com os valores que prega.

Um bom exemplo são as pessoas engajadas em causas ambientais, que geralmente se recusam a trabalhar em empresas que não funcionem de acordo com as regras de preservação do meio ambiente.

Desafio puro

Ter o desafio puro como a principal âncora de carreira mostra que se trata de uma pessoa que gosta de resolver problemas. São indivíduos que gostam de trabalhar com oponentes difíceis, pois isso os motiva a seguirem adiante. Para eles, a única razão significativa para buscar um emprego é se superar a cada dia, vencendo barreiras e obstáculos.

Estilo de vida

Um grande número de pessoas tem demonstrado interesse pela busca do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Assim, buscam maneiras de criar suas próprias carreiras e gerar renda. Quem prioriza a âncora estilo de vida costuma buscar a chamada carreira de portfólio.

Trata-se de um tipo de carreira que é constituído a partir de todas as coisas que uma pessoa adora fazer, aliadas aos seus talentos e habilidades. Ao criar sua própria carreira ou negócio, se tem a flexibilidade necessária para alcançar o estilo de vida desejado.

Segurança e estabilidade

Algumas pessoas precisam de segurança e estabilidade em suas carreiras e, como resultado, provavelmente escolherão opções de trabalho mais estáveis ​​e de longo prazo. Esse perfil profissional prefere uma rotina constante, na qual consiga ter controle sobre as coisas. São indivíduos que podem crescer dentro de uma empresa ao longo do tempo e passar anos trabalhando no mesmo lugar.

Com qual âncora de carreira você mais se identificou?

Apenas lendo as descrições de cada âncora de carreira, com qual mais se identificou? Anote suas respostas, registrando a opção que se mostrou mais parecida com o que busca para a sua vida em carreira, seguidas daquelas que aparecem em menor grau.

Depois, ao fazer o teste, poderá comparar as suas percepções com o resultado oficial e verificar se realmente se conhece ou se existem pontos que não havia percebido. Essa experiência te dará uma visão interessante sobre a forma como se enxerga.

Como fazer o teste das âncoras de carreira?

Para identificar quais são as suas principais âncoras de carreira é preciso responder um questionário com 40 perguntas e fazer alguns cálculos e chegar ao resultado. Faça o teste chamado Como você faz suas escolhas de carreira?” no site da Exame e descubra!

Coaching e as âncoras de carreira

Se deseja contar com suporte para planejar sua vida de acordo com suas âncoras de carreira, o Coaching certamente poderá te ajudar. Através de técnicas e ferramentas poderosas, seu Coach irá te auxiliar a trilhar um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento contínuos, para viver com propósito e motivação.

Para finalizar, fique com uma citação do criador do conceito âncora de carreira, Edgar Schein: “O líder do futuro será uma pessoa que pode conduzir e seguir, ser central e marginal, estar hierarquicamente acima e abaixo, ser individualista e membro da equipe e, acima de tudo, ser um eterno aprendiz”.

Qual sua âncora de carreira? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por gualtiero boffi

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: