emprego-rapidamente

O Que é Preciso Para Encontrar um Emprego Rapidamente?

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de julho de 2019

Muitas pessoas desejam encontrar um emprego, seja por terem sido demitidas, por estarem iniciando uma carreira ou por desejarem mudar de área. Porém, sabemos que nem sempre encontrar uma oportunidade é tão simples, principalmente por conta da grande procura por um trabalho, e é preciso tomar algumas atitudes para se destacar em meio aos demais. Continue acompanhando e saiba como aumentar as chances de ter o seu currículo selecionado e ser aprovado em um processo seletivo.

Mantenha-se sempre em desenvolvimento, invista no Coaching!
Clique para ver uma palestra incrível. Descubra como crescer continuamente!

10 Dicas Para Encontrar um Emprego e Se Recolocar no Mercado de Trabalho Rapidamente

Nenhum profissional deseja ficar muito tempo desempregado, afinal, é do trabalho que a grande maioria das pessoas tira o seu sustento e, além disso, ter uma ocupação é importante para manter a mente ativa e se sentir útil. As dez dicas a seguir irão te ajudar na missão de encontrar uma oportunidade com mais rapidez, confira!

1 – Repense a Sua Trajetória Profissional Até Aqui

Todo fim de ciclo é um momento interessante para refletir e repensar escolhas e atitudes. Em se tratando da carreira, o fato de estar em busca de uma nova oportunidade significa que está deixando para trás uma fase da vida, então, procure fazer essa reflexão, para que identifique as lições que aprendeu e o que pode começar a fazer diferente de agora em diante. Lembrando que não é hora de se culpar, e sim de fazer um balanço para traçar novas metas e recomeçar.

2 – Capriche na Elaboração do Currículo

Quando se fala em encontrar um emprego, a ferramenta mais lembrada é o currículo. Também, pudera, é através dele que uma empresa tem o primeiro contato com os profissionais e, assim, pode analisar a trajetória de cada um para selecionar aqueles que mais se encaixarem à vaga a ser preenchida. Na hora de criar o seu, capriche na escrita, na formatação e coloque apenas informações que forem realmente relevantes. Afinal, o foco não está em ter um currículo enorme e sim com os dados que importam.

3 – Crie um Perfil no Linkedin

Além do modelo tradicional de currículo, ter um perfil do Linkedin é bastante útil, pois você pode deixar o endereço do link entre os seus dados. Assim, a empresa que se interessar pelo seu perfil e desejar saber mais a seu respeito, poderá acessar e conferir tudo no site. Outro benefício que a rede social oferece é a possibilidade de se candidatar a vagas dentro dela. Portanto, capriche na criação do seu perfil e lembre-se de mantê-lo sempre atualizado.

4 – Fale Com Pessoas da Sua Rede de Contatos

Ter uma rede de contatos, a chamada networking, é bastante útil em um momento de busca por uma nova oportunidade. Então, aproveite para dizer para as pessoas que conhece que está procurando um novo trabalho. Fale com amigos, antigos colegas, fornecedores e parceiros da empresa para a qual trabalhou, quanto mais gente souber, melhor. Não há vergonha nenhuma em fazer isso, apenas tome cuidado para não ser inconveniente. Envie uma mensagem ou faça uma ligação e fale sobre o assunto ou, se preferir, envie seu currículo por e-mail para que a pessoa o encaminhe caso saiba de uma oportunidade.

5 – Pesquise Vagas em Diversas Fontes

As empresas costumam divulgar suas vagas de diversas maneiras. Nesse sentido, quanto mais atento você estiver, maiores são as chances de encontrar boas oportunidades. Portanto, leia sempre os classificados de jornais, visite agências de emprego, acesse sites de vagas, além de grupos e perfis com essa temática nas redes sociais. Com todas essas informações em mãos, poderá selecionar aquelas que se encaixarem com o seu perfil e, então, enviar o seu currículo.

6 – Entregue Currículos Pessoalmente Sempre Que Possível

Por mais que, hoje, a internet facilite a entrega de currículos, muitas empresas valorizam aqueles profissionais que o entregam pessoalmente. Desse modo, sempre que houver essa possibilidade, faça isso. Procure saber com antecedência para quem deverá entregar o documento, imprima o arquivo, coloque-o em um envelope e vá até o local. Lembre-se que qualquer contato que tiver com a empresa, seja com um recepcionista ou o diretor, poderá ser considerado, portanto, trate a todos com respeito.

7 – Procure Sempre Se Aperfeiçoar

Esteja você trabalhando ou à procura de uma oportunidade, saiba que sempre é importante se aperfeiçoar e evoluir. Para isso, procure por cursos, participe de eventos, leia livros sobre a sua área, enfim, qualquer coisa que possa agregar à sua carreira. Isso é necessário tanto por conta da alta competição do mercado atual quanto para o seu desenvolvimento pessoal.

8 – Atente-se à Sua Apresentação Pessoal

Por mais que o seu talento profissional seja o mais importante na hora de conseguir um emprego, é fato que a imagem também conta, pois é a primeira coisa que o recrutador verá ao te encontrar. Dessa maneira, procure se apresentar de modo a passar uma boa impressão, usando roupas adequadas com o ambiente corporativo ao fazer uma entrevista e, também, atentando-se à sua postura e modo de agir. A ideia não é que finja ser alguém que não é, e sim que apresente a sua melhor versão.

9 – Prepare-se Para a Entrevista

A entrevista é a sua chance de mostrar que todas as qualidades descritas no currículo são verdadeiras. Por esse motivo, é fundamental que esteja preparado para falar sobre isso para o recrutador. Desse modo, procure descansar e relaxar na noite anterior, para que não chegue tenso na empresa, respire fundo e tenha em mente que não há porque temer, já que apenas irá contar sobre a sua trajetória e habilidades.

Mantenha-se sempre em desenvolvimento, invista no Coaching!
Clique para ver uma palestra incrível. Descubra como crescer continuamente!

10 – Mantenha o Equilíbrio e Acredite em Si

A busca por um emprego tem os seus desafios e pode se mostrar cansativa em alguns casos, principalmente por conta das incertezas que costumam rondar a mente nessa fase, que é cheia de novidades. Entretanto, se você se deixar levar por pensamentos ruins, as coisas se mostrarão ainda mais delicadas, por isso, cuide da sua mente, acredite em si, continue firme em seu propósito e logo irá encontrar uma oportunidade.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a se recolocar no mercado de trabalho e dar início a uma etapa de muito aprendizado e evolução. Tem alguma dica a acrescentar, deixe a sua contribuição nos comentários abaixo!

 

Copyright: 1044298738 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário: