persuasao-dicas

O que é persuasão? Quando usá-la de forma correta!

Por: Equipe JRM | Blog | 12 de fevereiro de 2020

A persuasão é uma estratégia que pode ser colocada em prática através da comunicação a fim de convencer alguém a aceitar determinada ideia ou realizar uma ação. Para isso, uma pessoa pode utilizar argumentos, verdadeiros ou não, para atingir o seu objetivo. Assim, podemos concluir que a persuasão pode tanto ser usada de modo positivo quanto negativo. Se você deseja aprender a usá-la da forma correta, é só continuar esta leitura.

Entenda melhor o que é persuasão

Um casal está planejando uma viagem, a mulher deseja ir para um local com praia, enquanto o homem afirma que prefere montanhas. Então, eles entram em um impasse que será vencido por aquele que conseguir apresentar os melhores argumentos e ser mais persuasivo. Perceba que, nesse caso, não há problema algum em tentar convencer o outro, já que está tudo claro para ambos e ninguém será prejudicado com o resultado.

Esse tipo de situação está bastante presente em nosso dia a dia, pois sempre precisamos persuadir alguém para alcançar determinado objetivo, seja no trabalho, entre amigos ou família. É claro que, com isso, queremos satisfazer um desejo nosso, mas é importante cuidar para evitar tirar o direito de escolha do outro. Afinal de contas, os fins não justificam os meios e devemos ser éticos e empáticos ao fazermos algo que irá impactar a vida de um terceiro.

Persuadir os colegas de trabalho a apoiarem um projeto seu que tem como intenção beneficiar a toda a empresa é ótimo. Por outro lado, tentar convencê-los a todo o custo a fazerem algo que trará benefícios apenas a você e que pode prejudicá-los não é nada ético. No fim das contas, o que diferencia a persuasão correta da incorreta são os valores morais e o respeito ao outro.

Situações em que ser persuasivo é necessário

Existem diversas situações em que se torna necessário usar as habilidades de persuasão para convencer alguém. Nos negócios, por exemplo, os vendedores precisam ser persuasivos para mostrar ao cliente em potencial que o produto ou serviço ofertado é exatamente o que ele precisa. O mesmo se aplica às campanhas de marketing, que têm como objetivo convencer um grande número de pessoas a consumirem determinado item.

Na vida pessoal, a persuasão acontece também com grande frequência, em situações mais simples e corriqueiras, como convencer um amigo a sair quando ele demonstra querer ficar em casa, por exemplo, e outras mais complexas e de maior peso, como decisões que envolvem toda a família.

7 Dicas para ser persuasivo sem perder a ética

Tornar-se uma pessoa persuasiva pode trazer muitos benefícios para a sua vida e carreira. Então, se deseja desenvolver essa habilidade e utilizar essa estratégia para alcançar os seus objetivos, sem invadir os direitos das outras pessoas, tenho a certeza de que as dicas a seguir irão te ajudar, confira!

1 – Tenha certeza do que deseja

Antes de convencer qualquer outra pessoa, é preciso que você se convença do que realmente deseja. Se não estiver certo sobre o que quer, não conseguirá passar a firmeza necessária para os demais, o que certamente irá prejudicar a força dos seus argumentos. Quando há verdade no que se fala, persuadir se torna uma consequência natural.

Você é feliz?

2 – Obtenha informações para construir argumentos fortes

Os argumentos mais fortes são aqueles construído sobre fatos e não em achismos. Desse modo, é fundamental que busque informações seguras a respeito do tema. Se trabalha com vendas, por exemplo, pesquise mais sobre seus produtos e os benefícios oferecidos por ele. Quanto mais souber, mais firmeza terá para argumentar.

3 – Considere os interesses das outras pessoas

É claro que o ato de tentar persuadir um terceiro é motivado pelo desejo de alcançar determinado objetivo, contudo, é necessário que pense nos outros também. Quando você tem o interesse genuíno de ajudar as pessoas, as chances de que as convença se tornam muito maiores. Por outro lado, se elas perceberem que está falando tudo aquilo para obter vantagem apenas para si, todos os seus argumentos podem cair por terra.

4 – Respeite os limites da persuasão

É sempre importante que tenha a consciência de que persuadir é diferente de manipular. Em uma situação de venda, por exemplo, é claro que seu maior objetivo é fechar muitos negócios, porém, lembre-se de considerar que está lidando com pessoas que podem ser prejudicadas se comprarem algo que não precisam. Na dúvida, consulte sempre o bom senso para respeitar esses limites.

5 – Entenda que não se trata de vencer a discussão

Sabe aquele tipo de discussão acalorada em que um não deixa o outro falar? Saiba que isso nada tem a ver com a persuasão verdadeira e positiva da qual estou falando neste artigo. Afinal de contas, ninguém será convencido se não houver um diálogo em que ambos possam se expressar. Portanto, tenha sempre em mente que não se trata de vencer uma discussão e sim de mostrar o seu ponto e levar a outra pessoa a concordar com ele.

6 – Ouça as pessoas com atenção

Muitos acham que para persuasão envolve apenas se expressar com clareza, o que não é verdade. Ouvir é fundamental para persuadir uma pessoa, pois é assim que conseguirá entender a visão dela e adaptar seus argumentos para que se tornem mais convincentes. Evite apenas esperar a sua vez de falar, pare e escute o que o seu interlocutor diz, acolha aquelas informações, pois elas serão muito úteis.

7 – Aceite que não dá para convencer a todos

Por fim, é preciso que aceite que, por mais que tenha sua habilidade de persuasão bem desenvolvida, não dá para convencer a todos sempre. Lembre-se que seres humanos são diferentes uns dos outros e que está tudo bem não atingir seu objetivo de vez em quando. Aproveite essas situações para aprender lições poderosas e aperfeiçoar certos pontos do seu comportamento, porque é assim que se evolui.

Se usada de maneira inteligente, a persuasão pode te ajudar a transpor obstáculos que a força não é capaz de superar. Com essas dicas você conseguirá desenvolver essa habilidade para utilizá-la da forma correta, sem prejudicar ninguém. Aproveite para deixar seu comentário abaixo com a sua opinião sobre esse assunto!

 

Copyright: 1054077680 – https://www.shutterstock.com/pt/g/designer491

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Persuas%C3%A3o

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/16/saber-ser-persuasivo-e-muito-positivo-veja-quando-isso-passa-dos-limites.htm

https://www.publicspeakingforlife.com.au/2017/03/28/15-way-persuasive/

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: