1- Desperte a necessidade

Para convencer uma pessoa, você precisa despertar uma necessidade nela, convencendo-a de que apenas você pode oferecer aquilo que ela precisa. Não estou falando em mentir, apenas em apresentar os benefícios do produto ou serviço

de maneira clara e assertiva. Uma ação de persuasão que deu certo é resultado de uma linha de comunicação bem planejada e estrategicamente aplicada. Se a linguagem for correta, até mesmo os consumidores que não sabiam que precisavam desse produto, saberão nesse momento.

2-     Conheça as pessoas (clientes ou não)

Conhecer as pessoas é fundamental para criar uma conexão com elas, perceber quais são suas necessidades e fazer com que se sintam seguras em relação às suas respostas e, no caso do mundo comercial, ao produto que está sendo oferecido. Entender quem é a persona para qual seu produto ou serviço deve falar é essencial. Somente dessa maneira é possível encontrar qual é a linha de comunicação ideal e como fazer com que a mensagem chegue da maneira correta e que se compreensiva.

3-     Desenvolva suas habilidades:

Se você quer aprender a persuadir as pessoas, você precisa aperfeiçoar competências como comunicação efetiva, negociação, liderança, empatia, auto estima, ética e profissionalismo. O Coaching pode ser uma excelente forma de conseguir atingir esses níveis de desenvolvimento. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trabalha com um teste de perfil comportamental, programação neurolinguística (PNL), feedback 360°, autofeedback, patrocínio positivo, inteligência emocional, auxiliares linguísticos e muito mais.

4-     Tenha paciência:

O processo de persuasão nem sempre é fácil. Algumas pessoas tendem a ser mais resistentes que outras e você precisa ter paciência para conseguir convencê-las. Por isso, é importante reforçar que a linha de comunicação seja bem adequada para o público-alvo que desejar alcançar.

5-     Seja verdadeiro:

Se você quer convencer as pessoas, o primeiro passo é ser honesto com você mesmo e com o seu cliente. Lembre-se de agir sempre da maneira como você gostaria que as pessoas agissem com você. Faz parte também desse processo desenvolver características como empatia e altruísmo.

6-     Cuidado com suas palavras:

PSC

Tudo o que você diz tem grande poder, seja para somar, seja para diminuir. Por isso, sempre controle suas palavras e planeje o que será dito. Não estou falando para você ser uma pessoa totalmente fria e calculista, basta controlar a impulsividade em momentos de grandes emoções. A formação Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK) do IBC é um programa completo que o estudo do psiquiatra americano Milton Erickson. Sua pesquisa faz uso de “sugestões indiretas” para alcançar   a mente inconsciente, espaço em que as mudanças de comportamento realmente acontecem. Com o curso, o coachee (aluno) poderá expandir o conceito de aprendizagem acelerativa e das competências da mente consciente e inconsciente e reprogramação mental para conseguir transformar experiências ruins em fatos benéficos. Além disso, a formação também irá usar de metáforas e histórias como “sugestões indiretas” e trará aprendizagens sobre estratégias de comunicação direta com a mente inconsciente, em que as mudanças acontecem.

7-     Seja otimista:

Tente ser uma pessoa positiva em todos os aspectos da vida. Se suas palavras e ações forem otimistas, suas chances de convencer alguém serão muito maiores. A formação Psicologia Positiva do IBC é ideal para ajudar nesse ponto. Com o curso, você poderá compreender de forma positiva os eventos psicológicos e enxergar o lado benéfico de diversas situações. Além disso, poderá aprimorar seus conhecimentos em psicologia positiva, aumentar seu nível de controle sobre suas próprias emoções com a inteligência emocional, despertar o potencial de capacidades que já conhece e novas, identificar quais são as verdadeiras emoções, criar novas perspectivas, aumentar e desenvolver hábitos energizadores.

8-    Não imponha sua opinião:

Você nunca conseguirá convencer alguém por meio da força  e da imposição. Seja sutil e aprenda a ouvir o que os outros têm a dizer. Nas redações e dos discursos é importante não usar o modo imperativo. Sugira, recomende e dê dicas, mas não mande. É importante deixar claro que o consumo é uma decisão que parte do próprio cliente.

9-     Tenha confiança:

Para persuadir as pessoas, é necessário transmitir confiança a cada uma delas. Se você tem autoconfiança, as chances das pessoas corresponderem a você são muito maiores. Por isso, acredite em você e em seu potencial. O Coaching em Vendas do IBC é uma excelente formação para os profissionais da área comercial e de vendas que buscam pelo aperfeiçoamento. Claro que pessoas que trabalham em outros setores também podem se beneficiar, pois há exercícios de autoconhecimento, capacidade de ouvir na essência e agilidade na tomada de decisões. Além disso, também há um trabalho com o desenvolvimento de inteligência emocional e auto liderança, percepção e visão sistêmica, crescimento do nível de motivação, gestão eficiente do tempo, feedback assertivo e criação de planejamento estratégico eficaz.

10-     Saiba qual é a hora certa:

Persuadir as pessoas não se trata de apenas saber convencê-las por meio de uma comunicação eficiente e bons argumentos. Além disso, é necessário saber qual é o momento certo de falar, identificando quando as pessoas estão mais receptivas a você.

Comece a desenvolver o seu poder de convencimento. Comece escrevendo seus discursos e argumentos em um papel. Treine a maneira como fala cada um deles na frente do espelho. É importante conectar um bom discurso com uma boa linguagem corporal.

 

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