evolucao-profissional

O Que Impede Sua Evolução Profissional?

Por: José Roberto Marques | Blog | 25 de dezembro de 2017

A evolução profissional é algo que tem sido muito valorizado nos dias de hoje, principalmente por conta dos grandes avanços tecnológicos, que fazem com que tudo aconteça mais rápido. Se antes bastava ter uma formação acadêmica em determinada área, hoje os profissionais que desejam se destacar no mercado precisam sempre buscar o aperfeiçoamento, para que estejam sempre atualizados e continuem sendo valorizados.

Se você tem a sensação de que está com a carreira estagnada e não consegue evoluir, é sinal de que precisa rever certos conhecimentos técnicos e comportamentos emocionais, de modo que possa lapidá-los ou eliminá-los por completo da sua vida. Continue acompanhando este artigo e descubra as principais razões que impedem a evolução profissional dos indivíduos.

Atitudes Que Comprometem a Evolução Profissional e Como Evitá-las

Existem certas atitudes que podem ser bastante nocivas e comprometer o seu sucesso profissional. Então, te convido a refletir sobre as mais comuns e veja se identifica alguma delas em seu comportamento e, caso sim, busque mudar.

1 – Não Aceitar Mudanças

A evolução apenas se torna possível quando mudanças acontecem. Ninguém conseguirá evoluir na carreira se mantiver sempre as mesmas ideias, conhecimentos e comportamentos. Pense na metáfora da borboleta, que passa por diversas mudanças até se tornar bela, com suas asas cheias de cores e poder voar. Como você tem recebido as mudanças em sua vida profissional? Tem buscado mudar suas atitudes para atingir os seus objetivos e evoluir?

2 – Ver Apenas o Lado Negativo das Coisas

Todos os acontecimentos, por mais assustadores que pareçam, têm o seu lado positivo e negativo. Pessoas que consideram apenas a face ruim das coisas que acontecem com elas não se sentem motivadas a evoluir. Adote uma postura positiva e evite a companhia de indivíduos negativos e que só sabem reclamar. Se for inevitável estar perto deles, procure não se deixar contaminar. Aprenda a enxergar tudo como uma oportunidade para aprender e evoluir. Seja aquele que tem uma solução para os problemas e não um problema para cada solução.

3 – Não Ter Metas

Só é possível conquistar algo quando se sabe o que quer e se empenha para tal. Por exemplo, se o seu objetivo é fazer uma especialização na sua área e ser promovido, irá definir suas atitudes guiando-se nisso e mantendo o foco até conquistar o que deseja. Porém, aqueles que não têm metas e não sabem onde desejam chegar, dificilmente conseguirão evoluir e acabarão se contentando com qualquer coisa. Então, se ainda não tem metas, pare para pensar nos seus sonhos, defina suas prioridades e crie um planejamento para que possa realizá-los.

4 – Ter Uma Rotina Desorganizada

Para conseguir alcançar todas as metas que definiu, será necessário organizar a sua rotina, para que saiba priorizar o que considera mais importante. Aqueles que levam a vida de forma desorganizada se tornam susceptíveis a decisões de terceiros, pois não sabem quando devem dizer não para algo que irá distanciá-los de seus objetivos. Ter uma rotina organizada fará com que tenha muito mais controle sobre o seu tempo, podendo dedicar a maior parte dele para aquilo o que realmente importa para ti.

5 – Não Controlar as Finanças

Por mais que o trabalho seja muito mais do que apenas um meio de ganhar dinheiro, ele é importante e deve ser tratado com responsabilidade. Se não souber administrar o que ganha, ter um salário mais alto acabará não fazendo uma diferença positiva em sua vida. Por isso, é fundamental que aprenda a ter uma relação saudável com o seu dinheiro, utilizando-o de forma que te proporcione conforto, mas que também possa viver com tranquilidade no futuro e tenha uma reserva de emergência para situações inesperadas.

6 – Responsabilizar Outras Pessoas Pelos Seus Erros

Os erros são uma das principais fontes de aprendizados as quais os profissionais têm acesso. Então, se buscar sempre culpados para os erros que você cometeu, estará perdendo a oportunidade de aprender com eles. Entenda que falhar é natural e não há problema algum em admitir isso, pelo contrário. Apenas pessoas seguras e que se conhecem são capazes de assumir que erraram e, assim, conseguem evoluir e realizar os seus objetivos usando estes percalços como fontes de amadurecimento e evolução.

7 – Querer Tudo Para Ontem

Para evoluir é necessário percorrer um longo caminho, que é marcado por tentativas, erros e acertos. As pessoas imediatistas e que querem tudo para ontem são as primeiras a se frustrarem, porque não têm a serenidade necessária para agir e esperar que os resultados aconteçam, afinal, tudo sem seu tempo. Então, se identificou isso no seu perfil, procure sempre fazer o seu melhor, aprenda a controlar a sua ansiedade e dar tempo ao tempo.

8 – Desistir Perante os Primeiros Obstáculos

Existem casos de pessoas que alcançaram o sucesso com facilidade, contudo, essas são exceções em meio ao grande número de indivíduos que precisam se esforçar diariamente para atingir suas metas. Os obstáculos fazem parte do processo e, inclusive, são muito importantes quando se trata de evoluir, seja pessoal ou profissionalmente. Então, sempre que pensar em desistir, lembre-se dos motivos que te levaram a iniciar essa jornada, mantenha o foco em seus objetivos e siga adiante.

9 – Esperar Que Façam Algo Por Você

Por mais que, no universo empresarial, digam que é importante ter o famoso QI, quem indica, é o seu talento e empenho que farão com que conquiste o que deseja e se mantenha no topo. Ao invés de ficar inerte esperando que façam algo por você e te ofereçam um cargo importante ou uma promoção, levante-se e vá atrás. O seu sucesso é, exclusivamente, uma responsabilidade sua. Se alguém oferecer algum tipo de ajuda, ótimo, mas não faça disso uma condição para crescer.

10 – Não Ter Momentos de Lazer

Quando se tem um objetivo, suas ações devem ser tomadas baseadas nele. Entretanto, ter momentos de lazer é fundamental para que consiga repor suas energias e relaxar a mente para prosseguir em busca do que deseja alcançar. Encontre atividades prazerosas para realizar no seu tempo livre, o que pode incluir estar com a família e amigos, praticar um esporte, meditar. As opções são infinitas, basta que observe o universo ao seu redor para enxergar todas as possibilidades.

Você se identificou com algum desses dez comportamentos que comprometem a evolução profissional? Aproveite para rever e mudar velhos hábitos para que possa adotar um mindset vencedor e atingir com maestria todas as suas metas e se tornar um profissional extraordinário. Estou aqui torcendo pelo seu sucesso. Acredite em si mesmo e construa sua história vencedora!

Copyright: 601981832 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

Deixe seu Comentário: