African,Teen,Girl,Wearing,Headphones,Study,With,Internet,Chat,Skype

Aperfeiçoamento profissional deve ser uma meta constante

Por: José Roberto Marques | Blog
mulher estudando

wavebreakmedia / Shutterstock O aperfeiçoamento é uma forma de investir em si mesmo.

 

Se destacar no mercado de trabalho tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora. Isso porque o avanço da tecnologia, a rapidez com que as coisas mudam diariamente e as constantes transformações do mercado têm exigido cada vez mais qualificação e capacitação. Assim, o aperfeiçoamento profissional se mostra essencial.

Siga a leitura para saber mais a respeito do assunto e conferir dicas de como ter essa meta em sua carreira.

A importância do aperfeiçoamento profissional

Hoje em dia, apenas possuir uma formação acadêmica não é considerado um diferencial no currículo, mas um item fundamental para qualquer profissional. Além de conhecimento técnico, as empresas e organizações buscam habilidades, competências e comportamentos essenciais para lidar com os desafios do mundo corporativo.

Diante disso, é importante que todos estejam em constante desenvolvimento e aprendizagem, sempre adquirindo novos conhecimentos que poderão agregar ao seu crescimento. Buscar novas formações, se especializar, aprender uma língua, fazer treinamentos comportamentais e de liderança, são alguns dos aperfeiçoamentos indicados para qualquer profissional que busca destaque, deseja potencializar seu currículo e desenvolver novas ideias e habilidades.

Esses conhecimentos são importantes não apenas para crescer intelectualmente, receber uma promoção ou conquistar o emprego dos sonhos. O aperfeiçoamento é uma forma de investir em si mesmo, em seu desenvolvimento pessoal, seu autoconhecimento e evolução contínua.

Isso sem contar nos benefícios pessoais que o aperfeiçoamento pode trazer. Afinal de contas, quanto mais uma pessoa se dedica, mais motivada ela se sente para buscar a evolução constante. Assim, o trabalho se torna mais significativo e satisfatório, contribuindo para o bem-estar geral do indivíduo.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

15 Dicas para se aperfeiçoar profissionalmente

Confira, a seguir, uma série de dicas para se aperfeiçoar profissionalmente e trilhar um caminho de crescimento constante.

1. Se dedique a aprender coisas novas em seu trabalho

Uma atitude bastante simples e que faz toda a diferença é a dedicação a aprender coisas novas no trabalho. Em vez de ficar só focado nas suas funções de todos os dias, expanda os seus horizontes. Observe o que os colegas estão fazendo, se interesse, pergunte, ofereça ajuda. Esse comportamento, além de promover o desenvolvimento, ainda passará uma imagem positiva para a empresa.

2. Utilize parte do seu salário para investir em novos cursos

Não são apenas empresas que precisam investir em seu próprio crescimento, profissionais também devem fazer isso. Separe uma porcentagem do seu salário para investir no seu aperfeiçoamento. Existem cursos voltados para todas as áreas, além de outros que são úteis para todas, como idiomas e liderança, por exemplo.

3. Estimule novas ideias

Evite fazer sempre a mesma coisa e consumir o mesmo tipo de conteúdo, expanda os seus horizontes e estimule novas ideias. Leia sobre temas diferentes do que está acostumado, assista palestras, vídeos, converse com pessoas diferentes. Quanto mais contato tiver com o novo, mais sua mente será estimulada a ter insights poderosos.

4. Se espelhe em profissionais de sucesso de sua área de atuação

Se existe um comportamento que deve ser evitado é a comparação, pois nunca é feita de forma justa. Se você tem pessoas que admira em sua área de atuação, use-as como uma inspiração para se motivar e crescer. Caso seja alguém próximo, poderá pedir conselhos e feedbacks, firmando uma relação de mentoria.

Você é feliz?

5. Acompanhe as novidades e tendências da sua área de formação

Procure sempre se manter por dentro do que está acontecendo na sua área de atuação. Muitas profissões possuem sites, revistas e outros meios de comunicação especializados, nos quais você pode se informar. Assim, saberá quando precisa se atualizar, fazer um novo curso, aprender a usar determinado software e assim por diante.

6. Se dedique com afinco ao trabalho

Independentemente do que for fazer, faça com afinco e dê o seu melhor. Assim, não só terá os melhores resultados possíveis como se sentirá cada vez mais motivado a se dedicar. É extremamente satisfatório ver que fez algo muito bem e que aquilo trouxe consequências positivas. Isso faz com que reconheça o seu potencial e abra espaço para que ele se aflore.

7. Se avalie continuamente

Tome cuidado para evitar entrar no piloto automático, apenas vivendo sem realmente sentir e decidir com consciência os caminhos que irá trilhar. Para isso, lembre-se de se avaliar continuamente, verificando os resultados das suas ações, se foram satisfatórios ou se poderia ter feito algo diferente. Lembrando que se avaliar é diferente de se julgar, a intenção aqui é crescer e não se sentir inferior.

8. Identifique seus pontos fortes e pontos a serem melhorados

Todo indivíduo tem pontos fortes e outros a desenvolver, com você não é diferente. Ter consciência a respeito desses dois lados te dará o poder de usar suas potencialidades com sabedoria e melhorar aquilo que for necessário. Claro que não dá para ser bom em tudo, mas dá para ser o melhor que puder em cada tipo de atividade.

9. Desenvolva sua comunicação

A comunicação é um tipo de habilidade essencial em qualquer carreira. Sendo assim, mesmo que já consiga se comunicar bem, procure melhorar isso cada vez mais. Existem técnicas muito poderosas que podem te ajudar, como o rapport, por exemplo. Se informe a respeito e certamente isso irá agregar ao seu dia a dia profissional, seja no relacionamento com colegas, clientes e parceiros de negócios.

10. Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional

Mais do que buscar ser um profissional melhor, busque ser uma pessoa melhor. Afinal de contas, mesmo que exerça vários papéis, é um ser humano único que está por trás deles. Nesse sentido, evoluir de um lado acaba impactando positivamente o outro. Procure se conhecer, ouvir as pessoas, respeitar as diferenças e isso também irá influenciar o lado profissional.

11. Nunca perca o prazer pelo conhecimento

As pessoas mais inteligentes são aquelas que têm prazer em aprender e se aperfeiçoar. Se você é do tipo que diz que sente preguiça de estudar, se dê uma nova oportunidade. Às vezes, é tudo uma questão de adaptar a forma e os meios que está utilizando. Seja curioso, tenha sede de saber e o processo irá fluir de forma natural e prazerosa.

12. Participe de fóruns e grupos de discussão ligados à sua área de formação

Hoje, com a internet, é possível se conectar com pessoas de todo o Brasil e do mundo. Com apenas uma simples pesquisa poderá encontrar fóruns e grupos de discussão ligados à sua área de formação. Assim, poderá trocar ideias com colegas de profissão, aprender e compartilhar conhecimento. Isso é muito poderoso e capaz de contribuir para o seu processo de aperfeiçoamento.

13. Participe de palestras, cursos e workshops

Sempre que tiver a oportunidade de participar de algum evento que possa agregar à sua carreira, não pense duas vezes. Mais uma vez, a internet se mostra como uma ótima aliada, pois permite que participe de palestras, cursos e workshops de qualquer lugar do planeta. Desfrute dessa facilidade, participando de tudo o que achar que fizer sentido de acordo com os seus objetivos.

14. Aprenda algo diferente

É possível aprender pelo menos uma coisa nova todos os dias e, embora isso aconteça de forma natural, se houver intencionalidade os resultados serão ainda mais satisfatórios. Desse modo, em vez de esperar que o conhecimento venha até você, vá até ele. Se surgiu alguma dúvida sobre determinado assunto, faça uma pesquisa online e se aprofunde nas respostas.

15. Não entre em uma zona de conforto

Com o passar do tempo, a rotina começa a se repetir e muitas pessoas acabam entrando na chamada zona de conforto. Elas deixam de buscar coisas novas e passam a se acomodar na sua realidade atual, mesmo que, no fundo, desejem muito mais. Se não quer se acomodar e entrar em um ciclo de inércia, fuja da zona de conforto. Mantenha-se sempre em contato com o novo, buscando se desafiar e crescer cada vez mais.

Este artigo foi interessante e útil para você? Deixe seu comentário sobre o assunto abaixo e aproveite para compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: