Você se considera uma pessoa obstinada? Sabe qual é o peso de ser persistente para suas conquistas e como essa característica pode interferir em algumas situações da sua vida? Continue lendo para entender o que realmente significa ser obstinado, incluindo as vantagens e desvantagens dessa postura, e conferir dicas de como fazer para que isso seja a base para seu crescimento pessoal.

Afinal, o que é ser obstinado?

Obstinação é não desistir ainda que se tenham eventuais obstáculos pela frente, o indivíduo obstinado é aquele que persiste para tentar encontrar soluções viáveis para qualquer cenário, independentemente da sua complexidade. Uma pessoa reconhecidamente obstinada dificilmente desiste de uma opinião ou de uma convicção. Trata-se de um indivíduo firme e que não mede esforços para realizar seus intentos.

Mas, embora em muitos contextos a obstinação seja uma qualidade admirável, pode gerar algumas dificuldades por, em alguns momentos, se mostrar mais como inflexibilidade do que persistência. O segredo para usar essa característica a seu favor é apostar no equilíbrio, entenda um pouco melhor na sequência. Quando a obstinação é usada com assertividade, se torna uma importante ferramenta para alcançar seus objetivos.

Quais as vantagens de ser obstinado?

O adjetivo obstinado é usado muito mais com viés positivo do negativo, algo que já nos demonstra que se trata de uma excelente qualidade para cultivar. Abaixo vou apresentar as principais vantagens dessa característica.

Persistência

O indivíduo obstinado é alguém que não desiste com facilidade dos seus sonhos e essa é uma característica fundamental para ascender profissionalmente e ser uma pessoa mais realizada. Boa parte das conquistas que a vida proporciona não vem na primeira tentativa porque, além da satisfação de concretizar um desejo, é uma experiência válida para aprender a ser uma pessoa melhor e mais completa.

Logo, quem é obstinado tem mais oportunidades de aprender com obstáculos que surjam em diferentes situações de busca por uma conquista. Ser persistente é algo de grande valor para a formação de caráter.

Forte crença em si mesmo

PSC

Acreditar em seu próprio potencial é fundamental para se tornar aquilo que se deseja, o indivíduo obstinado aprende a valorizar suas qualidades, aperfeiçoando-as para alcançar os seus objetivos. A obstinação contribui para a formação de uma crença sólida de sua capacidade de realizar mais e melhor.

Pouco influenciável

Ser influenciável pode ser bastante prejudicial para o desenvolvimento da sua vida pessoal e profissional. A obstinação contribui para a criação de uma verdadeira proteção contra influências externas. Direcionar suas energias para realizar seus objetivos com base nas suas qualidades é uma forma de ter mais chances de ser bem-sucedido.

Quais as desvantagens de ser obstinado?

A obstinação é uma grande qualidade, como ficou claro acima, no entanto, até as melhores ferramentas podem ser mal utilizadas. A seguir vou falar um pouco sobre as desvantagens que essa postura pode ter, mas que podem ser evitadas mantendo o foco no equilíbrio.

Inflexibilidade

O indivíduo obstinado tende a nutrir fortes crenças e opiniões, embora isso seja bom do ponto de vista de busca de realizações, pode não ser tão interessante quando corrobora para uma postura inflexível. Mesmo tendo convicção nas suas crenças, é importante saber ouvir as pessoas que estão à sua volta e identificar os momentos em que você pode desviar do projeto inicial.

Uma forma simples de identificar que sua obstinação está se tornando inflexibilidade é quando várias pessoas à sua volta chamam sua atenção para o fato de não ouvir o que estão dizendo. Nesse momento, reflita sobre as opiniões alheias e tente observar a situação com o máximo de distanciamento possível para saber se há base no que estão te dizendo. Você pode ser obstinado e ouvir quem te quer bem.

Teimosia

Lado a lado com a inflexibilidade caminha a teimosia, recusar-se a ouvir diferentes pontos de vista pode significar perder grandes chances de realizar seus sonhos e crescer como pessoa. Algumas vezes, a palavra obstinado é usada como um eufemismo para teimoso, evite que seja esse o seu caso, seja um verdadeiro obstinado.

Para uma pessoa teimosa, parece estranho deixar sua convicção de lado por cinco minutos para tentar ter outra visão da situação. Recomendo que faça um exame de suas atitudes de tempos em tempos, tentando listar ocasiões em que se mostrou muito duro em suas opiniões e que poderia ter sido mais aberto.

Persistência cega

Ser persistente é bom, mas é importante compreender quando não cabem mais tentativas para concretizar um objetivo, ou seja, quando partir para uma nova alternativa é o mais interessante. Saber quando desistir de um projeto que não tem chances de concretização para enveredar por um novo caminho é essencial para ser bem-sucedido.

Toda vez que estiver recomeçando em seu caminho, reflita sobre os motivos de não ter dado certo anteriormente e se não há um segundo caminho mais promissor a seguir. Obstinação combinada a planejamento e capacidade de análise de cenários se torna algo imbatível.

Obstinação: use a favor do seu crescimento pessoal

Ao longo do artigo apresentei as principais vantagens e desvantagens da obstinação com o objetivo de te ajudar a aprimorar essa característica. Sua vontade de vencer será de grande valor se for equilibrada e acompanhada de senso de flexibilidade. Como mencionei, algumas vezes não se pode deixar que o desejo de alcançar um objetivo nos cegue diante de eventuais barreiras, pois, se as olharmos de frente, podemos perceber que não são tão complexas de transpor. 

Usando seu olhar obstinado treinado, você aprenderá a determinar quando deve permanecer caminhando em linha reta e quando um leve desvio pode ser bem-vindo para obter melhores resultados.

A obstinação equilibrada, aquela que ouve e compreende os pontos de vista de outras pessoas, é a chave do sucesso em diversas áreas da vida. Seja um obstinado com ouvidos apurados para ouvir e aplicar as dicas de outras pessoas, cada vez que faz isso, você multiplica suas chances de conquistas.

Certamente você já tem uma ideia do nível de obstinação que possui e está pronto para desenvolvê-la da melhor forma para o seu sucesso. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para inspirar outras pessoas!