meu-eu

O Que é o “Eu Interior”?

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de maio de 2018

Você já parou para pensar quem você é? E não estou falando sobre seus papéis sociais, pois uma pessoa pode ser mãe, pai, filho, irmã, marido, esposa e esses são apenas um aspecto de um ser que tem inúmeros outros. É o seu eu interior que representa quem é de verdade, a sua essência, seus sonhos, qualidades e pontos de melhoria. Se conhecer interiormente é conhecer seu propósito, seus valores, sua visão, seus objetivos, suas motivações e crenças. Não se trata do que os outros pensam a respeito de ti, mas sim do que pode descobrir por si mesmo.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Diferenças Entre o Eu Interior e as Identidades Sociais

Para descobrir o seu eu interior é necessário que se conecte consigo mesmo, para entrar em contato com a sua essência e evitar confundi-la com todas as identidades que possui em relação ao mundo exterior. Como profissional de uma empresa, por exemplo, precisa seguir uma série de regras, que incluem, principalmente, a visão e os valores da organização, e isso vale para todos os outros grupos sociais dos quais faz parte. Contudo, nem sempre essas visões e valores representam os seus próprios. Por isso, o autoconhecimento é tão importante, porque te ajuda a diferenciar o que você é de verdade.

Você pode ser um filho para os seus pais, um pai ou uma mãe para os seus filhos, esposo ou esposa do seu cônjuge, amigo dos seus amigos, mas, na realidade, é muito mais do que isso, pois esses são apenas papéis sociais. O seu eu interior é algo que não dá para classificar através de rótulos, simplesmente porque é único e muito amplo para ser resumido em poucas palavras. Ele funciona como um núcleo que comporta todas as suas identidades, que são fragmentos de quem realmente é.

A Importância de Conhecer o Seu Eu Interior

Se você nunca parou para pensar a respeito de quem realmente é interiormente, é bem provável que esteja se definindo apenas através de seus papéis sociais. Muitas pessoas vivem dessa forma e constroem sua identidade tendo como base exclusivamente esses papéis, sem se conhecerem verdadeiramente. Então, quando algo inesperado acontece e um relacionamento ou um ciclo chega ao fim, se sentem completamente perdidas por não saberem quem são.

Um indivíduo que não se conhece tende a depositar toda a sua identidade em seus relacionamentos, com destaque para os amorosos. Nesse sentido, deixa de reconhecer seus gostos e preferências por seguir sempre os mesmos caminhos do seu par, sem se questionar. Então, no momento em que a relação chega ao fim, sente que sua vida acabou e nada mais faz sentido, porque tudo o que pensava que conhecia a respeito de si foi embora. A falta de autoconhecimento faz com que a pessoa se apegue de maneira excessiva a uma de suas identidades, sofrendo um grande bague quando um ciclo termina.

Você é feliz?

A minha intenção não é a de diminuir a importância dos papéis sociais, pois eles são sim muito importantes. Entretanto, é fundamental que cada um se conheça interiormente para que possa assumir o controle em relação à sua vida e fazer escolhas de acordo com a sua real essência. Os relacionamentos sociais são necessários e fazem parte das necessidades humanas, mas apenas através do autoconhecimento é possível viver por si mesmo e não através de desejos e expectativas alheias.

Dicas Poderosas Para Conhecer o Seu Eu Interior

O processo de autoconhecimento é algo que deve ser realizado constantemente, para que mantenha a coerência entre o seu eu interior, seu comportamento e escolhas. Veja, a seguir, dicas poderosas que irão te ajudar a começar a se atentar mais para a sua essência e, assim, assumir o controle da sua história.

1 – Dispa-se dos Papéis Sociais

Por um momento, esqueça os seus papéis sociais como pai, mãe, filho, profissional e todos os outros. Pense em você apenas como si mesmo, sem considerar o que representa na vida de terceiros. É através dessa autoimagem, despida de identidades, que conseguirá iniciar o seu processo de autoconhecimento e descobrir o que está em seu interior. Então, poderá comparar o que descobriu com a sua realidade atual e constatar se está vivendo de forma coerente em relação à sua essência.

2 – Descubra o Seu Propósito

Cada um de nós tem o seu propósito, que é a sua principal motivação para existir. Descobrir qual é o seu irá te levar a vivê-lo de forma consciente e enxergar além das obrigações do cotidiano. Afinal, a vida é muito mais do que acordar cedo todos os dias para trabalhar e receber um salário ao final do mês. Encontrar qual é a sua missão fará com que se sinta muito mais motivado a dar o seu melhor e seguir o seu caminho com alegria.

3 – Liste as Suas Qualidades e Pontos de Melhoria

Todos nós temos qualidades e pontos que podemos desenvolver e melhorar. Nesse sentido, comece a pensar a respeito das características mais marcantes que possui. Registrar todas as informações que descobrir em um bloco de notas irá te ajudar a ter uma visão mais concreta a respeito de si. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo e evitar julgamentos, trate-se da mesma maneira com a qual trataria um amigo querido.

4 – Confie em Si Mesmo

O conhecimento leva à confiança, então, aproveite esse processo de autoconhecimento e conexão consigo mesmo para desenvolver a autoconfiança. Essa segurança a respeito de si irá permitir que tome decisões de forma mais assertiva, respeitando que é de verdade e sem se preocupar com padrões e a opinião de terceiros. Tenha orgulho de ser você!

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de
satisfação com a vida. Faça o nosso teste e descubra como
está a sua felicidade!

5 – Realize as Mudanças Necessárias

Após se conhecer, chega o momento de realizar as mudanças necessárias para alinhar o seu eu interior com o exterior. A descoberta da sua real identidade irá permitir que tenha mais segurança para desapegar daquilo que não agrega e te distancia de quem é de verdade. Além disso, poderá fazer planos para, cada vez mais, alinhar a sua vida em relação à sua essência.

O autoconhecimento irá permitir que comece a viver de forma consciente e assuma o controle sobre a sua vida. Como sempre costumo dizer, quanto mais se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar. Por isso, descubra o seu eu interior e o poder lhe será dado.

Copyright: 217811095 – https://www.shutterstock.com/pt/g/aysezgicmeli

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: