O que é Meditação Induzida e seus Benefícios ao Praticante!

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de março de 2017
Profissional sorrindo, sentada em cima de suas pernas cruzadas fazendo meditação induzida no trabalho

Africa Studio/Shutterstock Meditar ajuda a aliviar o estresse, a expandir e relaxar a mente. Experimente!

Você sabe o que é meditação induzida?  Conhece ou já ouviu falar neste método? Pois bem, também chamada de meditação guiada, esta é uma forma de meditar, de qualquer lugar onde estiver (trabalho, casa, hotel…); sem a necessidade de se deslocar até um local específico para isso.

Isso torna a prática bem mais acessível e aplicável, uma vez que a pessoa tem maior possibilidade de meditar onde quer que esteja e de colher os mesmos benefícios da meditação, conduzida por um guia ou professor especializado, por exemplo. Dura em média de três a 30 minutos e é muito relaxante.

Obviamente, este modelo não descarta a forma convencional, e exige muito foco do praticante, uma vez que é dele a responsabilidade de conduzir a meditação. Ainda assim, é uma boa alternativa a quem gosta ou quer meditar, mas nem sempre tem tempo ou dinheiro para recorrer ao método tradicional.

Benefícios da Meditação Induzida

  • Redução dos níveis de ansiedade, cansaço e estresse;
  • Aumento de satisfação pessoal e profissional;
  • Aumento do foco, criatividade e do poder de concentração;
  • Aumento de flexibilidade e autocontrole emocional;
  • Melhora do humor e aumento da sensação de positividade;
  • Melhora no rendimento no trabalho na disposição;
  • Redução de problemas de depressão, ansiedade generalizada e insônia;
  • Aumento da sensação de bem-estar, autoconfiança e autoestima;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, nervoso e da mémoria;
  • Redução de problemas cardíacos e dores de cabeça.

Veja Como Funciona a Meditação Guiada

Agora que você já conhece alguns dos poderosos benefícios da meditação induzida, é hora de aprender como fazê-la para obter maior relaxamento e obter todos estes benefícios de onde você estiver.

Primeiro passo – encontre um lugar tranquilo e livre de barulhos e distrações. Isso quer dizer que você deve desligar seu telefone e aparelhos de Tv, por exemplo. Caso vá fazer por meio de aplicativos e estando no trabalho, busque um lugar reservado e use fones de ouvido para ouvir as induções e relaxar.

Segundo passo – escolha uma posição confortável para meditar e posicione-se de maneira que não vá precisar mudar de lugar durante a meditação.

Terceiro passo – baixe na internet áudios com meditações de seu interesse ou mesmo aplicativos de meditação com instruções; aqueles que vêm com um instrutor guiando a sessão de relaxamento e limpeza da mente.

Tudo isso é o que vai permitir a você fazer a meditação induzida de onde estiver; mesmo sem ter um processo por perto e obter os benefícios e resultados esperados. Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática agora mesmo? Experimente usar a meditação induzida e sinta seu corpo e sua mente mudarem completa e beneficamente.

Deixe seu Comentário: