Como Funciona a Hipnose Ericksoniana

A Hipnose Ericksoniana é um método adaptado à personalidade dos indivíduos, respeitando as reações individuais nas situações de transe hipnótico. Nessa perspectiva, a técnica considera o paciente como principal responsável por reverter seus próprios conflitos internos. Para isso, faz com que ele entre em contato com os recursos disponíveis em seu inconsciente. O papel do hipnoterapeuta, portanto, é apenas orientá­lo nessa autoavaliação.

COMO FUNCIONA

A Hipnose Ericksoniana procura conhecer a linguagem de cada paciente e sintonizar­se a ela para acessar o seu inconsciente. Como respeita os valores, crenças e padrões individuais, consegue atuar sem causar possíveis resistências que impeçam uma avaliação aprofundada.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Com isso, permite que o próprio sujeito entre em estado de atenção voltado para si mesmo, obtendo o autoconhecimento necessário na busca pelas respostas que solucionem seus conflitos.

PSC

Por meio das próprias vivências individuais, é possível elaborar estratégias de orientação e modificação mais assertivas, porque são especificamente voltadas para aquele sujeito. Dessa forma, a hipnose Ericksoniana é eficaz no tratamento de problemas diversos, como ansiedade, medos, angústias, depressão, entre outros.

Na Hipnose Ericksoniana, o terapeuta apenas coloca o paciente em contato com os recursos que ele mesmo dispõe em seu inconsciente, de modo que comece a desenvolver um conhecimento sobre si mesmo capaz de melhorar o que está atrapalhando a sua vida. Assim, a técnica pode promover intervenções que resultem em mudanças no comportamento do paciente.

CRIADOR

A Hipnose Ericksoriana foi desenvolvida pelo psiquiatra estadunidense Milton Hyland Erickson (1901­1980), considerado o pai da hipnose moderna. Ele era conhecido por sua capacidade de conseguir induzir o transe hipnótico qualquer pessoa utilizando apenas sua voz e poucos gestos. No entanto, não tinha uma técnica padronizada.

Erickson interessou­se pela área de hipnose logo ao concluir a sua formação em psiquiatria e psicologia, em 1929. Para ele, os métodos de tratamento utilizados até então por essas áreas eram pouco eficientes.

Fundador e presidente da Sociedade Americana de Hipnose Clínica (American Society of Clinical Hypnosis), Erickson defendia que a mente inconsciente é mais criativa e possui maior capacidade de gerar soluções positivas para os conflitos e problemas. Afirmava, ainda, que todos os processos de aprendizagem e mudanças comportamentais são inconscientes e, para serem potencializados ou modificados, devem ser trabalhados nesse nível da mente.

HIPNOSE ERICKSONIANA X HIPNOSE TRADICIONAL

A Hipnose Tradicional faz uso de sugestões diretas, utilizando uma linguagem de comandos para acessar o cliente — “Faça isso” ou “Diga aquilo”, por exemplo. Nessa abordagem, o especialista conduz as sessões de acordo com sua própria avaliação, sem a participação ou intervenção do paciente.

A Hipnose Ericksoniana, por sua vez, faz uso de sugestões indiretas para acessar a chamada Mente Inconsciente, local em que as mudanças de comportamento realmente acontecem.

Metáforas e histórias são muito utilizadas nesse processo, realizado em um sistema de cocriação que busca a participação e respeita as necessidades individuais de cada cliente. O hipnoterapeuta atua somente observando o paciente e seguindo­o, para que ele não desvie do caminho em que conseguirá as respostas para seus conflitos.

Como essa abordagem evita qualquer tipo de indução e dá mais liberdade ao paciente, não corre o risco de que sugestões dadas pelo hipnoterapeuta atrapalhem o aprofundamento da análise.

Ao contrário do que acontece no procedimento tradicional, em que a atuação do profissional pode se chocar com os medos e valores do indivíduos, podendo atrapalhar o estado de transe. Essa é uma das principais vantagens da Hipnose Ericksoniana.

No que se refere à prática do transe, a Hipnose Ericksona atua deixando o paciente escolher as ações, utilizando para isso palavras de permissão ou hipótese. Por exemplo, em vez de dizer “você está em um lugar relaxante”, usa­se “você pode estar em um lugar relaxante”. Tudo isso para que o paciente não se sinta pressionado e não haja resistência que atrapalhe o sucesso da avaliação.

O profissional também considera as pistas não­verbais, como posturas corporais, expressões faciais, entre outros detalhes, para conduzir o transe de acordo com as reações do cliente. Essa técnica é chamada de Acompanhamento e Espelhamento.

COACHING ERICKSONIANO

Coaching Ericksoniano é uma abordagem exclusiva e diferenciada, da qual sou mentor e criador. Trata­se de uma formação que alia as técnicas e ferramentas do modelo Ericksoniano às melhoras práticas e ferramentas do Coaching, visando potencializar e acelerar ainda mais os resultados.

O modelo é inspirado nos ensinamentos de Milton Erickson e Betty Erickson, aliada à poderosa abordagem do Coaching, além das impactantes e transformadoras ferramentas e vivências de Desenvolvimento Humano.

O objetivo é formar Coaches com competências ericksonianas de comunicação, questionamento e entendimento, capacitando­os para aplicar as técnicas de sugestão indireta da Hipnoterapia Ericksoniana em seus processos de Coaching, oferecendo recursos extraordinários para atuação em qualquer contexto, seja ele empresarial, terapêutico, profissional ou pessoal.

Como a hipnose Ericksoniana é considerada como uma das mais eficientes e poderosas ferramentas da comunicação humana, faz com que as sessões de coaching sejam ainda mais poderosas na obtenção do autoconhecimento para desenvolvimento de habilidades em diversos setores da vida. Confira alguns de seus benefícios abaixo.

BENEFÍCIOS DA HIPNOSE ERICKSONIANA APLICADA NO COACHING

PARA VOCÊ

  • Autodesenvolvimento;
  • Maior compreensão de seus processos internos;
  • Empoderamento e controle das emoções;
  • Libertação de traumas e crenças limitantes;
  • Aprendizado sobre auto­hipnose;
  • Controle do estresse, fobias e angústias;
  • Maior capacidade de solucionar problemas;
  • Potencialização da comunicação;
  • Mudanças nos comportamentos, pensamentos e sentimentos.

PARA SUA CARREIRA E LIDERANÇA

  • Realização de sessões de Coaching ainda mais poderosas;
  • Intervenções terapêuticas mais precisas e efetivas;
  • Potencialização da Comunicação;
  • Hipnose orientada para resultados;
  • Ampliação de ferramentas e conhecimentos;
  • Incremento de competências profissionais;
  • Aumento do foco e do poder de persuasão;
  • Compreensão e capacidade de lidar com diferentes padrões de comportamentos.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.