Melhorando a saúde com o Health Coaching

O Health Coaching é uma modalidade que auxilia a modificar o estilo de vida, buscando alcançar equilíbrio e plenitude. / Copyright: violetkaipa

Nas primeiras lições sobre Coaching, aprendemos que ele é um processo que visa o diagnóstico de um estado atual em busca de um estado desejado detalhadamente descrito, a determinação de tempo e de tarefas a serem realizadas para alcançar esse estado.

Esse processo se estabelece com um acordo entre duas pessoas: o Coachee, que é a pessoa que se submete ao processo e o Coach, sujeito que facilita e conduz esse processo.

A metodologia permite que profissionais de diversas áreas, como médicos, engenheiros, professores, jornalistas, entre outros, atuem como Coaches, visto que a formação possui múltiplos nichos de atuação. Tal situação, aliada ao fato de que cada vez mais, as pessoas têm demonstrado preocupação com o ritmo acelerado do trabalho e da vida moderna, e procuram maneiras de cuidar melhor da saúde e assumir posturas mais benéficas para o corpo, um perfil de profissional tem se destacado no mercado: o Health Coach.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

O que é Health Coaching

Antes de detalhar as atividades que um Health Coach desempenha, é necessário entender o conceito de Health Coaching.

A saúde do ser humano, baseia-se no seu estilo de vida, repouso, hábitos alimentares, personalidade, relações interpessoais, pensamentos e crenças. Sendo assim, todos esses fatores influenciam a vida da pessoa, e se algum deles não caminha de forma correta, acaba afetando no seu bem-estar.

PSC

O Health Coaching, ou Coaching de Saúde, pode ser utilizado por profissionais da saúde como, médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física e nada mais é, do que um processo de autoconhecimento, autocura, autodesenvolvimento e outros “autos” necessários para o alcance dessa plenitude. Partindo então do pressuposto que o Coach não ensinará nada ao Coachee, mas o ajudará a descobrir aquilo que faz sentido pra ele, encontramos um dos princípios mais fortes do processo: o comprometimento.

É uma modalidade que auxilia justamente a modificar o estilo de vida. Ela busca o estabelecimento de uma vida social plena, com a espiritualidade desenvolvida, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Em outras palavras, este tipo de Coaching propõe uma melhoria através de orientação contínua, em todos os aspectos da vida, de modo a alcançar mudanças sustentáveis, equilíbrio e plenitude.

Os benefícios do Health Coaching são:

  • Auxilia para que o Coachee desenvolva hábitos saudáveis e mude seu estilo de vida;
  • Trabalha os aspectos comportamentais do ser humano para que o mesmo saiba lidar com seus medos e desejos e consiga eliminar maus hábitos;
  • Motiva a pessoa a dar o primeiro passo quanto a questões de saúde como matricular-se na academia, começar uma dieta etc;
  • Ajuda o Coachee que possui dificuldade em perder peso, parar de fumar ou beber ou que possui problemas de insônia ou ansiedade;
  • Promove o desenvolvimento de estratégias capazes de aperfeiçoar a influência do ambiente familiar, social e profissional;
  • Foca no que é verdadeiramente importante na vida da pessoa;
  • Desenvolve competências e estimula a criatividade;
  • Identifica crenças que veem influenciando o desenvolvimento do ser humano.

Health Coaches

Os Health Coaches são os profissionais devidamente habilitados e capacitados para conduzir o cliente a levar uma vida com mais qualidade e atingir níveis diferenciados de bem-estar. Esse profissional apoia o Coachee a realizar escolhas mais saudáveis, seja para perder peso, aumentar a energia diária ou dormir bem.

Seja ajudando a encontrar os melhores profissionais para contribuir com o alcance do objetivo (médicos, nutricionistas, personal trainers), ou auxiliando nos relacionamentos interpessoais, o Health Coach incentiva o cliente a promover mudanças assertivas e duradouras para viver em seu maior potencial.

Se o bem-estar do indivíduo depende das suas próprias ações, nada mais justo que ele entenda que o seu comprometimento com as tarefas orientadas pelo coach é o fator determinante para o seu sucesso. O cérebro, como todas as partes do nosso corpo; pode ser mais bem conhecido e compreendido. Uma vez entendido seu funcionamento podemos induzir os estímulos que nos ajudarão a sermos mais saudáveis e plenos, em todos os níveis.

Ter foco no positivo sempre nos possibilita projetar o estado desejado mesmo antes de alcançá-lo. “Como seria se…” é uma das formas de perguntas poderosas que o Coach aplica também aos estados de saúde como forma de estimular o Coachee a sentir os benefícios do estado desejado.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

PSC na conquista de uma vida saudável

O Professional & Self Coaching – PSC é a formação em Coaching mais completa do país. Além de capacitar o indivíduo que deseja se tornar um Health Coach, ela oferece a oportunidade de vivenciar o processo do Coaching de saúde. Trata-se de uma experiência rica em autoconhecimento, foco, autoconfiança e alcance de metas e objetivos. É uma metodologia única e exclusiva do IBC, com mais de 100 ferramentas para aplicar em seu desenvolvimento e crescimento pessoal ou profissional.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso que te ajuda a levar uma vida muito mais “Health”.

Esse artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com os amigos nas suas redes.