Beautiful,Female,Office,Employee,Works,At,Her,Desk,On,A

Autodesenvolvimento Pessoal – Por que ele é tão importante?

Por: José Roberto Marques | Blog
Casal sentando no chão da sala, sorrindo, mostrando como é importante investir em autodesenvolvimento pessoal

Racorn/Shutterstock O autodesenvolvimento pessoal ajuda a construir relações mais positivas em todos os sentidos

 

Antes de sermos qualquer coisa na vida, somos seres humanos. Como tal, o autodesenvolvimento pessoal é um dos pilares mais importantes para que possamos desenvolver todas as demais áreas de nossa existência. Isso impacta diretamente em nossos relacionamentos interpessoais, na forma como pensamos, agimos, sentimos e nos comportamos e, consequentemente, em nossos resultados.

Não por acaso, quando chegamos ao mercado de trabalho pela primeira vez, e, ainda inexperientes, é o nosso desenvolvimento que evidencia certas qualidades que podem ser úteis às empresas e que chamam atenção dos selecionadores. Portanto, quanto mais evoluído, maiores são suas chances de ter sucesso e ser feliz com quem você é.

Mas o que é autodesenvolvimento? Bem, autodesenvolver-se é buscar aprimorar seus talentos e conhecimentos, expandir suas habilidades, a forma como se comunica e se relaciona com as pessoas ao seu redor. É buscar ser uma pessoa cada dia melhor, estar aberto a mudanças e evoluir continuamente.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

A importância do autodesenvolvimento pessoal e profissional

Somos o reflexo do que pensamos. Quando os pensamentos são positivos, eles nos motivam a ir além, a fazer o nosso melhor e a acreditar em nós mesmos. Quando ocorre o contrário, nos sentimos inseguros e despreparados para enfrentar os desafios, ou até mesmo incapazes de conquistar nossas metas.

Por isso mesmo é que investir no autodesenvolvimento pessoal é tão importante para o desenvolvimento profissional, pois é essa junção que potencializa seu crescimento em todos os sentidos. Quando somos colaboradores de uma empresa, somos pessoas que, por meio de seus conhecimentos, experiências e habilidades, ajudam em seu sucesso.

Nesse sentido, as competências pessoais são essenciais para ser um bom funcionário, pois são os princípios e valores do ser humano por trás daquele profissional que também refletem quem ele é dentro da empresa. Quanto mais desenvolvido, melhor para ele e para a organização que o contratou.

Invista em sua evolução contínua e pergunte-se sempre onde você pode melhorar, crescer, se aprimorar, mudar, transformar e progredir. Para isso, reflita sobre os aspectos emocionais e comportamentais e, também, técnicos que ainda precisa desenvolver para se tornar o melhor profissional e pessoal que pode ser.

Todo amadurecimento é muito bem-vindo quando queremos investir em nosso processo evolutivo e conquistar resultados mais positivos na carreira e na vida de modo geral. Pense nisso e invista sempre em seu autodesenvolvimento!

10 Dicas para promover o autodesenvolvimento pessoal

Se você deseja dar início a um processo de autodesenvolvimento pessoal, mas não sabe por onde começar, confira as nossas dicas a seguir. Iremos apresentar alguns passos que são cruciais para trilhar um caminho de aprendizado e crescimento, acompanhe!

1. Reconheça o seu estado atual

Antes de qualquer coisa, é preciso que reconheça o seu estado atual e entenda exatamente como está agora. É a partir dessa percepção que poderá planejar o seu processo de autodesenvolvimento pessoal. Portanto, comece a se observar mais, pensar a respeito da sua vida, do que te traz satisfação ou frustração, entre outros aspectos.

Você é feliz?

2. Identifique seus pontos fortes e os de melhoria

Ao se observar, faça duas listas, uma com seus pontos fortes, que são aqueles com os quais você mais se destaca, e com os pontos de melhoria, que são os aspectos nos quais não é tão bom assim. Lembre-se que todo ser humano tem esses dois lados, portanto, não se culpe ou se sinta inferior. Ninguém é totalmente bom em tudo, sempre tem algo que pode ser aperfeiçoado.

3. Planeje-se para melhorar o que for necessário

Agora, voltando o foco totalmente para a lista dos pontos de melhoria, é hora de se planejar para melhorar o que for necessário. Existe algum curso que ensine a habilidade que precisa desenvolver ou isso pode ser feito de maneira autônoma? Encontre essas respostas e utilize as informações para criar o seu planejamento.

4. Identifique suas emoções e como elas se manifestam

O lado emocional tem um peso muito grande para o desenvolvimento de uma pessoa. Afinal, nossas emoções podem nos ajudar ou nos derrubar e o que irá determinar isso é a nossa capacidade de gerenciá-las.

A chamada inteligência emocional é alcançada quando o indivíduo consegue dominar as próprias emoções, mas não no sentido de suprimi-las e sim de lidar com elas positivamente. A raiva e o medo, por exemplo, não são ruins, eles têm sua razão de existir. O que devemos fazer é canalizá-las da maneira certa para evitar que nos atrapalhem.

5. Tenha interesse em aprender sempre mais

Evite se contentar com informações superficiais sobre certos assuntos, tenha sede de saber mais e se aprofundar. Quanto maior for o seu interesse em aprender, mais estará inclinado a se desenvolver nas mais diferentes situações.

Hoje, com as facilidades da tecnologia, é possível ter acesso a uma infinidade de conhecimento ao alcance de apenas alguns cliques. Desfrute disso e faça pesquisas, leia, converse com outras pessoas, assim estará em constante desenvolvimento.

6. Adote o hábito da leitura

A leitura é um hábito extremamente benéfico porque, além da aquisição do conteúdo em si, faz bem para o cérebro, pois estimula o raciocínio e a concentração. Se você não lê com frequência ou apenas ocasionalmente, torne essa atividade parte da sua rotina.

Uma boa forma de começar é selando o compromisso consigo mesmo de ler durante dez minutos todos os dias, sem falhar. Assim, pouco a pouco, isso se transformará em um hábito e começará até a sentir falta que não ler.

7. Defina pequenos desafios

Nos primeiros tópicos falamos sobre a identificação do estado atual e o planejamento para se desenvolver. Porém, existe um ponto necessário a ser destacado: se você focar apenas no resultado que irá obter lá na frente, provavelmente irá se desanimar por pensar que ainda há muito a fazer.

Uma ótima forma de evitar essa sensação é separando um grande objetivo em pequenos desafios. Assim, cada um será como uma etapa vencida que te aproximará um pouco mais daquilo que deseja, gerando motivação e força para continuar.

8. Cuide da sua saúde

Os cuidados com a saúde são um passo básico para alcançar qualquer objetivo. Afinal, um indivíduo que não está se sentindo bem, dificilmente conseguirá se manter motivado para seguir adiante. Portanto, jamais negligencie sua saúde, pois ela também é parte de uma vida de sucesso.

Alguns cuidados básicos a se ter envolvem uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas, a hidratação, a boa higiene do sono e os check-ups regulares. A partir desses pilares é possível construir uma rotina saudável e se fortalecer para enfrentar qualquer desafio.

9. Celebre cada vitória

Em vez de ficar sempre pensando na próxima etapa que precisa vencer, celebre as vitórias, mesmo aquelas que parecerem mais simples. Afinal de contas, cada passo importa para obter o resultado que deseja, além disso, assim irá fortalecer sua motivação para seguir em frente.

10. Acredite que é capaz de se desenvolver

Por fim, uma condição fundamental para o autodesenvolvimento é acreditar que você é capaz. Caso contrário, não terá ânimo para sair do lugar, pois ficará o tempo todo pensando que não irá conseguir. Portanto, acredite na sua capacidade de superar desafios, aprender com as falhas, se fortalecer e chegar aonde deseja. Você tem essa força, mas, para usá-la precisa acreditar que ela existe.

Este conteúdo fez sentido para você e te motivou a se desenvolver? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais para motivar mais pessoas a ousarem e irem além!

Imagem: Por Gorodenkoff

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: