G-stockstudio/Shutterstock O comprometimento organizacional deve vir tanto do colaborador quanto da empresa, numa troca mútua de reconhecimento, engajamento e benefícios

Para ter sucesso, toda empresa precisa que seus colaboradores estejam cem por cento comprometidos com os resultados da organização. Neste contexto, destacam-se os fatores da Teoria da Motivação, bem como o trabalho direto das lideranças no sentido de fazer com que seus profissionais estejam realmente engajados e mantenham-se produtivos.

Entretanto, como conquistar, verdadeiramente, o comprometimento organizacional? Há uma maneira de fazer com que os funcionários estejam mais comprometidos? Existe sim, e muitas são as teorias de especialistas sobre como potencializar os resultados por meio deste compromisso.

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Comprometimento Organizacional Segundo Especialistas

Segundo a teoria de Mowday et al. (1979), o comprometimento organizacional se baseia em três pressupostos importantes, que são respectivamente:

  1. Mindset fortemente alinhado com os valores e missão da empresa;
  2. Desejo real de utilizar suas competências e habilidades para ajudar a organização a crescer;
  3. Disponibilidade e vontade real de continuar a trabalhar na empresa.

De acordo Pinto Jr (2001), os vínculos que ligam o colaborador à organização são decisivos para que haja comprometimento com os resultados desejados. Ou seja, o desempenho do profissional está diretamente ligado à satisfação com seu trabalho e a empresa a qual pertence.

E por falar em pertencimento, podemos dizer que, para se comprometer realmente, a pessoa deve sentir-se parte fundamental daquele ambiente e ter orgulho que contribuir com seu trabalho para que as metas e objetivos sejam alcançados.

PSC

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3 Habilidades Essenciais ao Comprometimento

Ainda segundo especialistas no assunto, na prática, o comprometimento organizacional se divide em três habilidades fundamentais, tanto à empresa quanto aos seus funcionários. Estas, por sua vez, são: Autoconhecimento, Conhecimento sobre os Colaboradores e Visão Sistêmica.

Exemplificando melhor, podemos dizer que este Autoconhecimento diz respeito às definições profissionais que cada pessoa faz para si. Quando estas metas e objetivos de carreira caminham junto às projeções da empresa para o colaborador e estão alinhadas, existe maior comprometimento organizacional.

Do mesmo modo, quando falamos em Conhecimento sobre as Pessoas, este se refere às informações que a empresa tem do colaborador, ao que ela sabe sobre suas intenções profissionais, capacitação, comportamento organizacional, resultados e, ao quanto ela mostra para ele, que está interessada em investir em seu crescimento.

A Visão Sistêmica no âmbito do profissional compreende seu modo de enxergar a empresa de modo global, sua capacidade de identificar seus pontos fortes e de melhoria e compreendendo o seu papel neste processo de crescimento. Do lado da organização, esta visão também evidencia seus planejamentos estratégicos para o futuro, sua relação com os seus profissionais e todas as ações congruentes com isso.

De todo modo, o comprometimento organizacional é fundamental para o sucesso de toda empresa, pois esta parceria com seus colaboradores em termos de reciprocidade de investimentos e dedicação; é que irá gerar os resultados extraordinários que todos desejam.