Mulher, líder pensativa após fazer uma sessão de Coaching Executivo

Saiba como funciona o Coaching Executivo e aplique esta metodologia em sua empresa! | logoff | DepositPhotos.com

Para que uma empresa tenha sucesso ela precisa ter alguém com as características necessárias para que o trabalho da equipe seja feito com primor, direcionamento e efetividade. E para isso acontecer o Coaching Executivo se tornou uma das melhores metodologias que se espalharam por países da Europa, por exemplo, para desenvolver no líder tudo o que ele precisa ter para ser uma figura realmente de destaque e influência dentro de uma empresa.

A importância da liderança na empresa

Liderar não é para qualquer um. Não, não estou dizendo que apenas um grupo seleto de pessoas nasceu para liderar, isso seria um equívoco, até porque existe um leque bem diverso de estilos de liderança. O que eu quero dizer com “não é para qualquer um” é o seguinte: nem todas as pessoas se habilitam a quebrar as próprias barreiras, a deixar para trás características marcantes da personalidade que as impedem de liderar e a se comprometer a cuidar de outras pessoas na busca por um objetivo.

Sabendo de tudo isso, é fácil de entender o porquê da quantidade de líderes inspiradores tem faltado no mercado. Porque quando uma liderança é efetiva, vemos o resultado no dia a dia do ambiente da empresa. O trabalho é feito com mais produtividade, foco e atenção, pois há alguém norteando tudo o que está sendo feito. É esse papel que o líder tem que nem todo mundo consegue cumprir. O de unir os profissionais, manter a rotina de trabalho agradável, de criar uma atmosfera de companheirismo, todas essas coisas que fazem de uma empresa um lugar bacana para trabalhar.

O Coaching Executivo que faz a diferença

O coach executivo pode sim fazer mais diferença ainda do que um líder naturalmente carismático, por exemplo. Porque por mais que você seja influente, se comunique bem e tente sempre entender os seus colaboradores, ainda haverá pontos que deixarão a desejar porque simplesmente ninguém é perfeito.

E como você, líder, já tem tantas coisas a serem feitas, por que não ser humilde e assumir que pode melhorar em algum ponto? Pesquisas realizadas na Europa mostram que os líderes que se dispuseram a fazer o Coaching Executivo conseguiram aumentar suas qualidades ainda mais. Há relatos de gestores que conseguiram desempenhar esse papel quase que com o dobro da efetividade que havia antes. Líderes que se transformaram em comunicadores excepcionais. Que passaram a ouvir com muito mais facilidade o que sua equipe tinha a dizer.

O coach executivo é alguém preparado para os imprevistos do dia a dia, para os problemas dos profissionais que trabalham para ele.

Como o Coaching Executivo pode conduzir a empresa ao sucesso?

PSC

Imagine uma empresa com deficiências. Que sofre no seu cotidiano porque a equipe não consegue se entrosar. Uma empresa que se vê cheia de funcionários improdutivos. Demiti-los e contratar de novo só faria com que eles gastassem mais do que deveriam. O que fazer então? Chamar um coach executivo.

Quando um líder se torna um coach executivo, muitas coisas mudam no dia a dia da empresa. Imagine novamente uma equipe cheia de problemas, os profissionais não se batem, não conseguem trocar ideias e debater sem discutir e levar tudo para o lado pessoal. O ego está aflorado, todos querem tomar o lugar do próximo, há uma competição acirrada no estilo darwiniano. Ou seja, ninguém quer ajudar ninguém. O conceito de equipe existente é o seguinte: cada um por si.

É assim que as coisas devem ser? Claro que não. Isso resulta em brigas, em uma equipe que não funciona da maneira correta, simplesmente porque não há união. O ambiente no trabalho é disfuncional, ninguém se respeita e a vontade que todos têm é de apenas ganhar dinheiro. Não há nenhum objetivo em comum, que preze pelo coletivo.

O que o coach executivo faz? Ele chega com uma nova forma de liderança, apaziguando o território, mostrando que na verdade todos podem se sair melhor se houver a união e a sinergia entre a equipe. E isso muda o caráter da empresa, o caráter dos funcionários e também muda, dentro de suas devidas proporções, a sociedade ao seu redor.

Ficou interessado (a) e deseja levar os benefícios do Coaching Executivo para sua carreira também? Conheça a formação Business And Executive Coaching – BEC, e potencialize se forma extraordinária sua carreira e liderança por meio do Coaching.