coaching-executivo-o-que-e

O que é Coaching executivo e quais seus resultados

Por: José Roberto Marques | Blog | 31 de julho de 2018

O mercado de trabalho exige muito de quem ocupa cargos de liderança, desde tomar grandes decisões a gerenciar equipes e até mesmo representar a companhia em eventos e reuniões de negócio importantes. Por isso, estar preparado é fundamental para exercer esse tipo de função.

Digo isso, pois muito mais do que desenvoltura e competência técnica e operacional, é necessário que o líder tenha grande capacidade analítica, seja estrategista, saiba se relacionar bem com as pessoas que lhe rodeiam, e tenha, principalmente, inteligência emocional para lidar com os desafios que surgem em sua jornada e na de sua equipe diariamente.

Pensando nisso, e na preparação que o líder, gestor, executivo, e demais profissionais precisam ter para se destacarem e fazerem com que as empresas que representam também se destaquem como as melhores no mercado, hoje vou falar sobre um poderosa ferramenta, que vai contribuir efetivamente neste sentido: estou falando do Coaching Executivo. Continue a leitura deste conteúdo MA-RA-VI-LHO-SO e confira!

O que é Coaching Executivo

Atualmente, o Coaching é a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente. Consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos que procuram acelerar e potencializar o alcance de resultados, capacitando seres humanos e formando líderes.

Dentro da metodologia, existe o Coaching Executivo, que é um dos métodos de intervenção mais eficaz para o desenvolvimento de executivos de alta performance — justamente aqueles que exercem cargos de decisão e liderança. É utilizado com o intuito de alinhar as competências pessoais de executivos com as necessidades e competências exigidas pelas organizações em seus variados cargos. Empresas que buscam potencializar resultados, desenvolver a liderança e reter estrategicamente profissionais capacitados, procuram pelo Coaching Executivo.

Esta modalidade de Coaching é essencial em diferentes situações, entre elas, quando existem resultados pouco expressivos em vendas, a produtividade é inferior ao potencial da empresa, há falha na comunicação e no relacionamento com clientes, quando há a necessidade de mudanças organizacionais, baixa qualidade na comunicação, equipes e colaboradores desmotivados, falta de objetividade, compromisso, metas, objetivos e foco; liderança ineficaz e falha na condução de pessoas; estresse, desequilíbrio emocional, problemas psicológicos e comportamentos inadequados; falta de harmonia nos relacionamentos internos e conflitos entre pessoas e equipes; comprometimento baixo com resultados e metas.

O Coaching Executivo trabalha aspectos como o desenvolvimento de liderança eficaz, planejamento estratégico e resolução de problemas específicos, desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, otimização de habilidades de comunicação, negociação e delegação, desenvolvimento de habilidades específicas de Coaching para executivos, potencialização de equipes visando alta performance, desenvolvimento de super executivos, feedbacks assertivos e aceleração de grandes resultados.

Dentre seus vários objetivos, o principal é habilitar o profissional a gerar resultados superiores em seu cotidiano profissional, desenvolvendo competências e técnicas de gestão, liderança e emocionais. O processo é capaz de provocar mudanças de grande impacto positivo no comportamento do profissional, de forma rápida e assertiva, além de alinhar a missão pessoal do executivo à missão da empresa, o que permite que ele e a organização caminhem juntos e, assim, alcancem cada vez mais resultados extraordinários para ambos.

O Coaching Executivo e seus resultados

Como tivemos a oportunidade de perceber na leitura até aqui, só existem vantagens a serem usufruídas a partir da aplicação do Coaching Executivo no meio empresarial. Confira alguns destes benefícios e como eles mudam efetivamente para melhor a realidade dos negócios, a seguir.

Ajuda a lidar com a alta pressão do cargo

Geralmente líderes, principalmente no contexto de grandes empresas, são submetidos à diversas situações, no dia a dia, capazes de testar a sua habilidade de lidar com a pressão de seus cargos. Como nem todos possuem esta grande habilidade, ainda mais nos dias atuais, em que cada vez mais o estresse tem tomado conta dos mais diversos tipos de organizações, muitos acabam cedendo e não dando conta do recado que é assumir a liderança de uma equipe e de uma empresa como um todo.

Neste sentido, por entender que é fundamental, o Coaching Executivo auxilia líderes, gestores e demais profissionais a lidarem cada vez melhor com as situações de pressão de seus cargos, encontrando as melhores estratégias, bem como as soluções mais criativas e inovadoras, para resolverem os problemas e continuarem seguindo o trajeto, sem se deixarem abalar pelos problemas e desafios que venham a surgir.

Identifica o perfil comportamental do líder

Cada indivíduo tem uma maneira de enxergar e lidar com o mundo ao seu redor. Assim, o Coaching Executivo ajuda líderes a se conhecerem melhor, identificando seus perfis e mostrando-lhes técnicas e ferramentas que vão contribuir para que eles sejam ainda mais bem-sucedidos em suas empreitadas dentro das empresas das quais fazem parte.

Com isso, as empresas também se beneficiam, pois passam a conhecer melhor seus líderes e gestores, empregando estratégias e mecanismos que serão eficientes na hora de motivá-los no dia a dia de trabalho.

Melhora na capacidade de tomada de decisão

É unânime que todo profissional que ocupa um cargo de liderança precisa desenvolver a habilidade de tomar decisões de forma assertiva em seu dia a dia. Acontece, que nem todos conseguem lidar com esta realidade e acabam acumulando mais falhas do que conquistas em suas jornadas enquanto líderes.

A contribuição do Coaching Executivo neste sentido é que ele vai oferecer ao líder e à empresa novas formas de fazer análise e diagnóstico dos cenários que se surgem sem que eles estejam esperando, mostrando que, mesmo que uma decisão tenha de ser tomada com rapidez, ela pode ser o mais assertiva possível, beneficiando a todos os envolvidos em seu processo.

Potencializa os resultados positivos em ambientes corporativos

Um dos resultados mais expressivos que o Coaching Executivo oferece a empresários, empreendedores, líderes e gestores é a possibilidade de potencializar ainda mais seus resultados, tanto individuais, quanto empresariais de uma maneira geral.

Isso porque, como eu disse anteriormente, ele fortalece ainda mais as melhores habilidades e competências dos indivíduos que ocupam cargos de liderança, preparando-os constantemente para a elaboração de estratégias eficientes que visem o crescimento organizacional.

Assim, as chances de que ocorram cada vez mais resultados positivos, tanto dentro, quanto fora da empresa, são muito maiores.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Lidar com a pressão do dia a dia, com os vários desafios, com as adversidades, com questões que envolvem o desenvolvimento da equipe como um todo, entre muitos outros pontos, podem fazer com que, não só pessoas que ocupam cargos de liderança, como empresários e empreendedores, acabem não reagindo muito bem a tudo isso.

É por isso que a aplicação do Coaching Executivo se preocupa com o desenvolvimento da inteligência emocional destes indivíduos, pois é fundamental saber lidar com as próprias emoções e sentimentos, bem como com as emoções e sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, visto que o comportamento, as ações e atitudes destes profissionais no cotidiano pode fazer toda a diferença no resultado final que a empresa deseja alcançar.

Melhor administração do tempo e aumento da produtividade

Após participar de um treinamento de Coaching Executivo, o líder está pronto para analisar qual a melhor forma de administrar o seu tempo, bem como o tempo de sua equipe, determinando, com mais assertividade, as tarefas que são urgentes, as que são importantes e as circunstanciais.

Quando tem mais clareza sobre os processos a serem executados, ele tem a possibilidade de classificar estas tarefas, de acordo com o que citei acima, e, com isso, dá ao time a oportunidade de aumentar a sua produtividade, ou seja, a entrega de todos melhora consideravelmente a partir desta organização.

Aumento no nível de motivação e comprometimento

Quando percebe que as situações ao seu redor começam a dar cada vez mais certo, os líderes que estão passando pelo processo de Coaching Executivo se sentem ainda mais motivados e comprometidos em buscar os melhores resultados, para si, para sua equipe e para a empresa como um todo.

Esse aumento nos níveis de comprometimento e motivação, só trazem benefícios a todos os envolvidos nos processos organizacionais, já que, é a partir destes elementos que os projetos começam a sair do papel e que a realidade empresarial passa a ser transformada positivamente.

O Coaching Executivo é capaz de potencializar e capacitar imensamente o profissional, gerando inúmeros benefícios para ele e também a instituição que este representa!

Desenvolvendo competências com o Coaching Executivo

Depois de tudo isso que apresentei até aqui, tenho certeza que você está se questionando: Como anda minha vida profissional? Será que já alcancei todas as minhas metas e objetivos? O que falta acontecer para que eu atinja, efetivamente e na prática, o sucesso que tanto almejo para me sentir plenamente realizado com a minha carreira?

Por isso, mais uma vez eu digo e reforço, que profissionais que buscam ser bem-sucedidos em qualquer área de atuação, como eu acredito que é o seu caso, e ainda conquistar grandes resultados podem procurar o apoio da melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe atualmente: o Coaching.

No universo do Coaching existem diversos nichos, um específico para cada área que o indivíduo necessitar. No contexto profissional, existe o Coaching Executivo, processo de desenvolvimento de profissionais, executivos e líderes que tem por objetivo contribuir para o alcance de metas e objetivos, aumentando, assim, o desempenho e melhorando também a efetividade da empresa.

“Um Business and Executive Coaching trabalha de forma estratégica para alavancar resultados extraordinários nas organizações através das pessoas.”

Invista no Coaching Executivo e alcance todos os seus objetivos profissionais.

Agora me conte: esse texto foi útil para você? O que você achou do conteúdo? Deixe o seu comentário, com suas opiniões e sugestões e lembre-se sempre de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais cada artigo que você lê aqui e de continuar me acompanhando, para ter acesso ao que há de melhor em conhecimento para a sua vida e carreira.

 

Copyright: 391200403 – https://www.shutterstock.com/pt/g/potstock

Deixe seu Comentário: