Em diversos tipos de situações pelas quais passamos na vida, como momentos de dúvida, medo e insegurança, o amor é a resposta que precisamos para nos sentirmos bem. Por essa razão, independente de quantos desafios esteja enfrentando neste momento, procure sempre se lembrar das coisas que fazem o seu coração bater mais forte e que dão sentido para a sua existência. Além de proporcionar mais força e coragem para superar obstáculos, o amor é capaz de nos tornar mais pacientes e tolerantes.

O Amor é a Resposta Independente de Qual Seja a Pergunta

O amor é um sentimento universal, que independe de etnia, credo, gênero ou qualquer outra característica para existir. É possível amar alguém mesmo sem conhecer, e não estou falando de relacionamentos amorosos, mas sim do sentimento que se pode ter em relação à existência de alguém. Eu, por exemplo, amo o fato de existirem pessoas que se doam pelo bem de outras e contribuem com a construção de um mundo melhor, seja através de sua profissão, de um trabalho voluntário ou mesmo da sua forma de agir em relação aos demais.

Quando uma grande tragédia acontece e chama a atenção do mundo todo, podemos ver pelos noticiários que logo a atmosfera de tristeza se transforma em solidariedade e esperança, através da mobilização de diversas pessoas que oferecem ajuda para quem está sofrendo, e essa é uma grande demonstração do poder que o amor possui. Esse sentimento extraordinário é como um bálsamo, que ameniza as dores e ajuda a cicatrizar todas as feridas.

5 Dicas Para Desfrutar do Poder do Amor

Depois de fazer essa reflexão comigo a respeito do poder fantástico que o amor possui, confira dicas que irão te ajudar a desfrutar dele e, assim, ser uma pessoa mais positiva e feliz.

1 – Mantenha o Seu Coração Aberto

O primeiro passo a ser dado para desfrutar do poder do amor é manter o seu coração aberto para direcioná-lo e, também, recebê-lo das outras pessoas. Afinal, é essa troca poderosa que o torna extraordinário e transformador. É importante ter em mente que esse compartilhamento não precisa acontecer somente entre você e seus entes mais próximos, pois é perfeitamente possível doar e receber amor através de gestos que se direciona a outros indivíduos, como um sorriso, uma gentileza, um ato de caridade. Tudo que se faz com uma boa intenção é fruto desse sentimento poderoso, que é o amor.

2 – Procure Luz nos Outros

Você já parou para observar um girassol? Trata-se de uma linda flor amarela que está sempre buscando a luz, inspire-se nela e aprenda a enxergar o que de melhor cada um carrega dentro de si. Assim, ao invés de focar nos pontos negativos, aprenderá a olhar para o lado positivo das pessoas. Vale lembrar que a intenção não é a de fingir não enxergar os problemas, mas sim de dar o devido valor para as coisas boas e, assim, incentivar o outro a se tornar cada vez melhor, movido pela força do amor.

3 – Faça Tudo Com Amor

PSC

Pense em duas atividades que costuma realizar no seu dia a dia, uma que goste muito e a outra que não goste nem um pouco. Então, pense no momento em que está se dedicando a cada uma delas. Qual te deixa mais feliz? Imagino que a sua resposta tenha sido a primeira, acertei? Se sim, é porque você a faz com amor, o que torna tudo mais agradável e prazeroso. Então, que tal se dedicar com mais carinho a tudo o que fizer? Experimente e verá como a sua relação com essas atividades irá mudar para melhor.

4 – Elimine as Mágoas Através do Perdão

Se você carrega algum tipo de mágoa dentro de si, é importante que procure eliminá-la, para que abra espaço para que o amor entre em sua vida. Contudo, isso deve ser feito através do perdão, que não precisa, necessariamente, significar a reconciliação de um relacionamento, mas sim a libertação dos sentimentos ruins que estava alimentando em relação ao outro. Além disso, é fundamental respeitar as suas dores, não com o intuito de cultivá-las, mas sim de evitar menosprezá-las, porque fizeram parte da sua história e, por isso, são grandes fontes de aprendizado e evolução.

5 – Entenda as Diferentes Linguagens do Amor

Muitos consideram que o amor apenas possa ser demonstrado das mesmas maneiras, através de gestos explícitos de carinho e declarações. A realidade é que as coisas funcionam de uma forma um pouco diferente, porque cada indivíduo tem a sua linguagem própria, representada pela linguagem do amor, e a sua maneira de demonstrar o que sente por alguém. Por esse motivo, é fundamental que saiba enxergar além e valorizar outros tipos de atitudes, como uma gentileza ou uma preocupação, pois o amor presente em um “eu te amo” dito em voz alta também está contido naquele jantar saboroso que sua mãe lhe preparou.

Lembre-se da Importância do Amor Próprio

Quando se fala em amor e no fato de ele ser a resposta para vários momentos da vida, devemos sempre nos lembrar de uma das formas mais importantes dele, que é o amor-próprio. Em um primeiro momento, pode até soar um tanto quanto egoísta dizer que é necessário amar a si em primeiro lugar, não é mesmo? Mas saiba que não é uma questão de se considerar superior em relação aos outros e sim de se valorizar e se conhecer na essência, para que possa oferecer o seu melhor em todos os relacionamentos que viver.

Um indivíduo que não se ama, certamente terá problemas para se relacionar com os demais, seja em família, entre amigos ou no trabalho, porque não terá segurança para agir e fazer suas escolhas. Já nos casos em que há amor-próprio, há também autoconfiança e autoestima, elementos essenciais que faz com que alguém tenha consciência de que já é inteiro e que não precisa de ninguém para completá-lo, mas sim para somar e tornar o que já é bom em algo fantástico.

Espero que este artigo tenha te mostrado um pouco a respeito desse sentimento que é imenso, transformador e extraordinário, o amor. Procure sempre fazer dele o seu guia e verá como os problemas irão se tornar menores diante de sua imensidão.

 

Copyright:  726989761 – https://www.shutterstock.com/pt/g/oscarstock