profissionais-mudancas

5 Dicas de Como Estimular uma Mudança de Atitude e Comportamento na Sua Equipe de Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de março de 2019

Errar é humano, mas persistir no erro é burrice. Você já ouviu essa afirmação antes? Provavelmente sim, pois ela é muito popular e… verdadeira! Não há nada estranho em errar, mas há algo super estranho em continuar no mesmo caminho.

No artigo de hoje você vai conferir como é possível sair de situações problemáticas e dar a volta por cima. Afinal, é preciso resolver o que está errado e evoluir ao mesmo tempo com processo. Continue lendo para saber mais!

Quando o problema bate a porta

Quando uma equipe não apresenta os resultados esperados é sinal de que está na hora de promover algumas mudanças. Mas, antes de sair por aí mudando tudo de uma vez, o gestor ou líder da área deve cumprir com alguns passos introspectivos.

O primeiro movimento em direção ao caminho correto é fazer uma análise clínica do período que não causou impacto positivo para identificar os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Essa verificação é essencial para evitar perda de motivação e produtividade.

É importante essa primeira parte do processo envolva a equipe, afinal, cada integrante tem uma visão diferente. E é justamente essa perspectiva diferente que pode trazer maior compreensão sobre os problemas e possíveis soluções. Pode ser até que surjam ideias mais criativas!

Após isso, o líder ou gestor deve elaborar uma estratégia para transformar a situação positivamente. Mais do que o pensamento, é preciso estruturar um planejamento com ações factíveis e ter como meta indicadores-chave de desempenho (KPIs).

O próximo passo é a hora de usar a expressão “mãos à obra”! Tão importante quanto ter um plano de melhorias é conseguir conduzir a equipe rumo a execução dele. E, mais difícil que isso, é sustentar um bom ritmo constantemente.

Todo esse procedimento é trabalhoso, mas vale a pena no final. Com certeza, o líder e os liderados desenvolvem um novo mindset e ainda se conectam com laços fortalecidos. Igualmente importante, é a criação da consciência coletiva em funcionamento.

Gostou da ideia para reconstruir a alta performance de uma equipe? E tem mais, pois as recomendações deste artigo não param por aqui!

5 dicas para promover a mudança de atitude na equipe

Para ajudar a otimizar os seus resultados, eu listei 5 dicas poderosas para promover a mudança de atitude e comportamento junto ao seu grupo de profissionais. Tenho certeza que essas recomendações de ouro vão contribuir positivamente para transformar o seu ambiente de trabalho, tornando-o mais profícuo e apto ao sucesso coletivo e individual. Antes de começar, lembre-se de que uma equipe com um líder estratégico e bem preparado, com certeza, chega muito mais longe. Confira minhas dicas e coloque-as em prática:

1 – Seja meticuloso

O primeiro passo para conseguir a tão desejada mudança de atitude no trabalho é entender qual a situação atual. Faça uma análise criteriosa do cenário, identifique quais são os pontos falhos e de que maneira podem ser corrigidos. Tenha atenção, também ao esforço individual de cada membro da equipe para saber com quem é importante trabalhar mais ou a quem você pode delegar mais as tarefas.

A matriz SWOT é uma forma eficiente para analisar uma situação e estruturar um pensamento para chegar à resolução deste. O método é tão completo que conta com estudos analíticos de fatores internos e externos.

2 – Desenvolva a escuta ativa

As falhas de comunicação aparecem no topo da lista de causas de maus resultados no trabalho. Acredite que boa parte das dificuldades podem ser resolvida apenas com um maior entrosamento da equipe.

A escuta ativa abre espaço para que todos os envolvidos emitam a opinião. Por sua vez, o ponto de vista do colega não pode sofrer com falta de empatia. Todas as ideias devem ser consideradas até que se prove que não funcionem. Aliás, mesmo quando não funcionar, é essencial respeitar o outro.

O exemplo deve vir do líder, para isso use a ferramenta conhecida como escuta ativa. Basta que você tenha um canal aberto com seu grupo, estando pronto para ouvir sem julgamentos e oferecendo soluções.

3 – Feedbacks positivos e de melhoria

Quando digo que o exemplo de mudança de atitude deve começar pelo líder não estou exagerando. Oferecer feedbacks positivos, assim como os de melhoria, é fundamental para que a sua equipe esteja focada, engajada e motivada. Muitos líderes acabam se esquecendo da importância de reforçar os feitos positivos de seus colaboradores e, com isso, vão minando a sua confiança. Então, não se esqueça de dizer à sua equipe quando ela acertar e de reconhecer as ações que foram bem-sucedidas.

Alguns dos ensinamentos mais poderosos da formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) são o Feedback 360º Projetivo e o Autofeedback. Esses exercícios despertam o senso crítico e a habilidade de evoluir com aqueles pontos que precisam se desenvolver para serem menos sabotadores.

4 – Crie referências e não diferenças

Para que haja um clima organizacional saudável entre os membros da sua equipe é bom que eles sejam tratados com equidade. Isso significa que mesmo tendo pessoas que se destacam, o líder não deve tratá-las de maneira diferente.

Reconheça seus feitos, mas não estimule uma competição negativa entre os seus colaboradores. O ideal é focar em desenvolver as pessoas que são os destaques em bons exemplos para que elas sejam seguidas pelos demais.

5 – Ofereça projetos interessantes

Quer observar uma mudança de atitude no trabalho com aumento do entusiasmo? Então propicie para os seus liderados projetos interessantes e que os desafiem. Quanto maior a capacidade do seu funcionário, maior deve ser o desafio proposto. As pessoas precisam se sentir motivadas a desenvolver o máximo de seu potencial no ambiente de trabalho.

 

Gostou das dicas para estimular mudança de atitude na sua equipe? Então compartilhe o artigo com seus colegas de trabalho e coloque-as em prática!

 

Copyright:  653340904 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

Deixe seu Comentário: