© Depositphotos.com / ArchManStocker É extremamente importante que você seja realista e que conheça bem o que anseia.

Está finalizando o primeiro mês do ano, e por isso nos encontramos em um momento oportuno para nos questionarmos quanto ao que temos feito para que os objetivos idealizados para 2015 sejam alcançados. Essa auto-avaliação é muito importante, pois propicia ganhos significativos à nossa trajetória.

 

Pontos a serem levados em consideração

Provavelmente, em apenas 1 mês, não seja possível mensurar os resultados,  por não terem surgido ainda. O que podemos, e devemos, fazer é reavaliar as estratégias, o planejamento e o plano de ação elaborado para cada objetivo a fim de atribuir uma perspectiva mais realista a nossos planos.

Se nesse período você sentiu-se amedrontado com a ideia de abandonar suas metas antes mesmo do final do primeiro mês não se preocupe, é normal sentir-se inseguro diante de um desafio que exige muito de nós, especialmente se for um objetivo que exija dedicação por um longo período de tempo. Para essas tarefas, aconselho, primeiramente, que você se mantenha calmo, pois nenhuma grande conquista virá de graça nem será alcançada da noite para o dia. Um meio eficaz de realizar esse tipo de objetivo é segmentar as ações necessárias à sua consecução em pequenas tarefas diárias, de forma que a rotina não seja exaustiva e sobre tempo para realizar outras atividades, se divertir, se alimentar e repousar.

Reveja seu planejamento para assegurar que você não está tentando empreender um “passo maior que as pernas”. É extremamente importante que você seja realista e que conheça bem o que anseia, de forma que seja capaz de identificar as etapas pelas quais passará necessariamente até o objetivo final. Assim, revendo seu planejamento, você poderá identificar possíveis equívocos cometidos no momento de sua elaboração, corrigi-los e seguir com suas metas vivas para o resto do ano.

Quanto ao seu plano de ação, considero de extrema importância o que a sua experiência até o presente momento têm a lhe dizer sobre você mesmo: ritmo de execução das tarefas estipuladas, comprometimento com o plano de ação e com o planejamento de modo geral, entusiasmo com a consecução das metas, dentre outros aspectos que, ao serem ponderados, irão trazer respostas e possíveis soluções.

PSC

Considere reduzir suas ambições, subtrair uma menos relevante e reveja o caminho a ser percorrido. Encare esse processo como uma auditoria que você realizará consigo mesmo a fim de crescer, deixar a estagnação e agir em prol de seus sonhos.

Ao alcançar um objetivo, nos sentimos realizados e aprendemos o caminho para fazê-lo. É interessante que você, sabendo o que é necessário, trabalhe para cumprir metas e alcançar objetivos de maneira contínua, sem a necessidade de esperar o início de um novo ano para começar a empreender a mudança.

 

Agora conte-me, você vem trabalhando em suas metas para esse ano? Comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos e os ajude a alcançar seus objetivos.