O ambiente de trabalho pode se tornar bastante hostil, sobretudo em momentos como os quais vivemos de crise e muitas incertezas. O grande acúmulo de estresse e ansiedade são definitivamente os maiores vilões nesse sentido.

Sob essa ótica podemos facilmente concluir que se trata de uma questão bastante negativa pois, ao mesmo tempo que trabalhar mediante a um cenário como esse tende a ser bastante exaustivo, do ponto de vista físico e emocional, causando assim problemas para a nossa saúde, essa questão gera também prejuízos para empresa, uma vez que, um profissional debilitado mentalmente e sem energias para trabalhar, não consegue desempenhar as suas tarefas de um modo que seja produtivo.

O que justifica a iniciativa de, não apenas os colaboradores mas também líderes e gestores, buscarem mecanismos que possam aliviar essa tensão, dentro e fora do ambiente corporativo.

Sendo assim, já pensou se você pudesse separar cinco minutinhos, do seu expediente, para fazer exercícios de relaxamento? Seria maravilhoso, não é mesmo? Saiba que existem técnicas rápidas e efetivas que podem te ajudar a combater o estresse diário e conquistar maior qualidade de vida no trabalho.

Não acredita? Hoje vou compartilhar com você alguns destes métodos que ajudam a relaxar o corpo, esvaziar a mente, ficar mais tranquilo e a recarregar suas energias. O mais interessante é que mesmo sendo pouco tempo, ao fazer estas atividades, você consegue voltar a fazer suas demandas ainda mais: disposto, animado, ligado, criativo e produtivo.

Benefícios dos Exercícios de Relaxamento

Simples técnicas de relaxamento são capazes de gerar grandes resultados que serão rapidamente percebidos pelo colaborador e também pelo gestor, no dia a dia da rotina de trabalho.

PSC

Alguns desses benefícios são:

  • Diminuição do estresse e do desconforto emocional e físico;
  • Aumento no desempenho das tarefas, tornando-se mais produtivo;
  • Diminui consideravelmente o surgimento de doenças provenientes do estresse e ansiedade no ambiente de trabalho, tais como: depressão e burnout;
  • Melhora a respiração, postura física e aumenta a inteligência emocional;
  • Esvazia a mente dos problemas e coloca o foco no positivo;
  • Reduz os níveis de turnover e absenteísmo;
  • Contribui para construção de um bom clima organizacional;
  • Promove o engajamento dos colaboradores, uma vez que a empresa adota estratégias para contribuir com o relaxamento dos seus colaboradores;
  • Melhoria nas relações interpessoais e no clima do ambiente;
  • Maior disposição para o trabalho e maior bom humor.

Para colher todos estes benefícios é essencial que você defina seus horários de descanso, momentos onde possa relaxar e fazer seus exercícios sem ser incomodado. Uma boa hora para isso é no almoço. Se a empresa dispuser um local para os colaboradores, você pode usá-lo, assim como sua sala de trabalho. Caso não haja, tente fazer isso no seu carro ou mesmo encontrar um local menos movimentado.

E falando em empresa, o cenário ideal é que ela busque mecanismos que possam auxiliar o funcionário nesse sentido. Uma vez que é bastante evidente os benefícios que as propostas de relaxamento podem gerar para a empresa. Além disso, à medida que a empresa demonstra essa preocupação ela também pode gerar motivação e engajamento da sua equipe.

Confira alguns exemplos que os colaboradores e, também, que a empresa pode adotar a fim de promover um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e menos estressante.

Exemplos de Exercícios de Relaxamento

Meditação 

Além de diminuir o estresse, a meditação no trabalho potencializa seu autoconhecimento, ajuda a eliminar sentimentos negativos, ajuda em seu processo de autocura, bem na criatividade, bem-estar e plenitude. Para isso, faça uma seleção de músicas instrumentais em seu celular e durante 10 ou 15 minutos, vá para um lugar sem muito barulho, feche os olhos, ouça a música, inspire e respire lentamente e tente não pensar em nada, deixe sua mente esvaziar e relaxe. Ao terminar você estará renovado.

Rotação de cabeça

Para relaxar também é preciso cuidar de nosso corpo e do nosso físico. Por isso, busque fazer exercícios de alongamento que corrijam sua postura e te deixem mais disposto, pois ficar sentado o dia inteiro, também pode ser muito estressante. O objetivo deste exercício é movimentar seu pescoço. Para isso, sentado ou de pé, olhe para frente e movimente sua cabeça sete vezes para a esquerda e sete para a direita.

Alongamento de braços

estique os dois braços para frente deixando-os na altura de seus ombros. Em seguida, vire os braços e una as palmas das mãos. Faça o movimento de abrir e fechar os braços 10 vezes. Isso vai ajudar seu corpo a relaxar.

Alongamento de pernas 

De pé e encostado numa parede fixa, em posição reta e confortável, estique sua perna para frente, volte à posição, dobre-a e alongue a parte de trás. Faça isso cinco vezes em cada lado.

Salas de lazer e relaxamento

Espaços estruturados e dedicados para fornecer relaxamento e lazer para os colaboradores são um grande incentivo por parte de uma empresa, cumpre de modo bastante eficaz o seu propósito e ainda é capaz de gerar satisfação e motivação por parte dos colaboradores.

Construção de um bom clima organizacional

Em muitos dos casos, o grande causador dos problemas responsáveis por gerar grande estresse e ansiedade, dentro de uma empresa, não são oriundos de questões internas, mas sim, do próprio ambiente de trabalho. Investir em pesquisas de clima pode ajudar gestores a descobrirem qual a origem de tantos problemas e tentar resolvê-los a partir daí.

Além disso, para construir um bom clima organizacional, empresários e gestores podem adotar diversas alternativas como estimular o relacionamento interpessoal por intermédio de eventos, happy hours, por exemplo;

Além disso, práticas como flexibilização de horários, prática coletiva de exercícios e muitas outras ferramentas podem contribuir para um ambiente de trabalho cada vez melhor. 

Viu como os exercícios de relaxamento no trabalho podem ser fáceis e simples? Comece agora mesmo a aplicá-los no seu dia a dia. Ah, e lembre-se de compartilhar comigo as melhorias. Tenho certeza que serão extraordinárias!

Imagem: Por Lucky Business