Quem é que nunca acordou de mau humor pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? De vez em quando, é natural se sentir um pouco indisposto, seja por não ter dormido bem na noite anterior, por estar preocupado com algo, sentindo alguma dor ou com qualquer outro tipo de incômodo. Entretanto, quando o que era esporádico se transforma em um mau humor constante e começa a comprometer o bem-estar e a qualidade de vida de uma pessoa, é importante ligar o sinal de alerta para entender o que está causando isso e buscar as soluções adequadas.

Mau Humor Constante Pode Ser Sinal de Distimia

Quando se está mal-humorado, tudo pode ser motivo para irritação, como, por exemplo, um barulho, uma demora para ser atendido, uma brincadeira feita por um colega. Nos casos em que essa irritabilidade não passa no dia seguinte, chegando a durar por vários meses, pode ser um sinal distimia, um transtorno que se parece bastante com a depressão, mas se diferencia por ter sintomas um pouco mais leves.

Uma pessoa com distimia pode experimentar, principalmente, falta de apetite, dificuldade para dormir, fadiga e irritabilidade. Por serem sensações comuns de acontecerem com qualquer um, principalmente por conta do dia a dia corrido que grande parte dos brasileiros leva, muitos indivíduos demoram para notar que estão com algum problema, o que faz com que deixem de buscar ajuda médica logo no início.

É muito importante se consultar com um profissional da área da saúde assim que perceber que o mau humor natural de se ter por um ou dois dias se transformou em algo constante. Assim, ele poderá solicitar os exames necessários e verificar se realmente se trata de um caso de distimia ou identificar outras causas. Portanto, evite considerar essa irritabilidade frequente como um traço da sua personalidade, pois não é. Procure ajuda para se tratar e desfrutar de uma vida equilibrada, saudável e feliz.

7 Atitudes Positivas Para Vencer o Mau Humor Constante

Independente se uma pessoa tem ou não distimia, existem algumas atitudes que podem ajudá-la a se sentir bem-humorada e disposta, além de se tornar mais saudável e feliz. É importante deixar claro que, no caso daqueles que estão apresentando quadros de distimia, depressão ou qualquer outro tipo de transtorno que comprometa o humor, essas medidas atuam como cuidados extras e devem ser adotadas juntamente com o tratamento indicado pelo médico. Veja quais são elas e comece a colocá-las em prática hoje mesmo!

1 – Encontre Formas de Assumir o Controle

Por mais que muitas situações não possam ser controladas, sempre é possível identificar qual é o seu papel e sua responsabilidade dentro dela. Nesse sentido, procure pensar no que está causando o seu mau humor, se é um problema de saúde, uma sobrecarga de trabalho, um desentendimento com alguém. Então, veja o que pode fazer para contribuir com a solução dessa questão, como buscar maiores informações a respeito, pedir ajuda para realizar determinadas tarefas ou conversar com alguém para se entender.

2 – Defina uma Rotina Para o Seu Dia a Dia

PSC

Ter uma rotina organizada é uma forma fantástica de conseguir realizar todas as tarefas relacionadas ao trabalho, vida pessoal, e, também, cuidar de si, sem se sentir sobrecarregado. Por isso, é interessante que se programe no dia anterior, para saber exatamente quais são as coisas que poderão ser realizadas. Contudo, é importante que seja realista ao montar a sua lista de compromissos, para que sinta satisfação ao final do dia e não culpa por não ter conseguido fazer tudo o que gostaria.

3 – Fortaleça Suas Relações Pessoais

Nós somos seres sociais e, por isso, as relações com outras pessoas são extremamente importantes. Dessa forma, procure sempre fortalecer os laços que possui com os amigos e os seus entes queridos. Estar ao lado daqueles que ama, seja para desabafar, se divertir, conversar sobre assuntos diversos ou fazer qualquer outra coisa, é sempre maravilhoso e certamente irá te ajudar a vencer o mau humor e agradecer por estar ao lado de pessoas tão especiais.

4 – Fale Sobre o Que Está Sentindo

Falar a respeito do que está sentindo pode ser bastante positivo, primeiro, porque alivia o seu interior e, segundo, porque te ajuda a enxergar a situação sob um novo aspecto. Portanto, quando a irritação bater à sua porta, converse com uma pessoa em quem confie, de preferência alguém que seja positivo, e diga o que está te incomodando. Assim, poderão conversar a respeito do assunto e, certamente, você irá se sentir mais leve e acolhido.

5 – Pratique Atividades Físicas

Uma das melhores maneiras de extravasar o mau humor é praticando algum tipo de exercício físico. Enquanto o corpo se movimenta, produz e libera neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como é o caso da endorfina. Por isso, é bastante comum ver pessoas sorrindo e cheias de energia após praticar atividades físicas. É importante lembrar que, antes de iniciar a prática de qualquer modalidade, é fundamental consultar um médico.

6 – Tome Banhos de Sol

Você já percebeu que em dias ensolarados as pessoas tendem a se sentir mais dispostas e bem-humoradas? Saiba que existe uma explicação científica para isso, já que através do contato com os raios solares a serotonina age no corpo humano, liberando hormônios que regulam o humor. Dessa maneira, lembre-se de manter as janelas abertas para iluminar a sua casa e, também, tomar banhos de sol sempre que possível, a fim de garantir doses de bem-estar e de bom humor.

7 – Faça Coisas Que Te Motivem

Quando se está de mau humor, tudo parece perder a graça, então, a melhor maneira de combater isso é realizando atividades que façam a sua motivação renascer e se fortalecer. Atitudes como ajudar alguém, se envolver em um projeto especial, definir novas metas para buscar em sua vida, enfim, fazer coisas que te deem vontade de continuar e ir além, são exemplos de ações positivas e estimulantes.

Espero que essas dicas te ajudem a vencer a sensação ruim causada pela irritabilidade e te levem a adotar uma postura mais positiva perante a vida. Entretanto, lembre-se de que, caso o mau humor se torne constante, é fundamental que procure ajuda médica o quanto antes para se tratar de forma adequada e voltar a se sentir bem. Afinal, todos têm o direito de serem felizes e você também!

 

Copyright: 357520175 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem