“Cabeça vazia, oficina do diabo”, já diz o ditado popular. Você já percebeu que a maior parte dos pensamentos negativos que surgem em nossas mentes aparece quando não temos nada para fazer? O tédio, além de não ser lá uma sensação muito agradável, ainda faz com que muita gente adquira hábitos nada saudáveis.

Comer em excesso, assistir a programas de baixa qualidade na televisão e até mesmo abusar do álcool e usar outras drogas — essas são algumas das péssimas atividades a que algumas pessoas recorrem nos momentos de tédio. No entanto, se você está à procura de ocupações mais saudáveis e construtivas, este artigo é para você.

7 dicas para se livrar do tédio

A seguir, você confere 7 sugestões de atividades para mandar o tédio embora:

  1. Atividade física

A prática regular de atividade física é cientificamente comprovada como benéfica para a saúde. Ela fortalece os ossos e os músculos, melhora a circulação do sangue, reduz o risco de problemas cardiovasculares, ameniza dores crônicas, otimiza a capacidade respiratória, favorece a flexibilidade, fortalece a imunidade e ainda nos ajuda a perder/manter o peso.

Além disso, o exercício físico produz neurotransmissores que regulam nossa saúde mental, prevenindo e auxiliando no tratamento do estresse, da ansiedade e da depressão. Portanto, se você estiver entediado, escolha sua atividade favorita. Pode ser caminhada, corrida, natação, futebol, dança, ioga, pilates, musculação, enfim, aquilo que lhe dê mais prazer.

Outra vantagem do exercício físico é que ele pode te aproximar também de outras pessoas que estejam praticando a mesma atividade. Assim, ele pode ser uma ótima forma de fazer amigos e fortalecer a sua vida social, afinal de contas, tudo fica mais interessante com uma boa companhia, não é mesmo?

  1. Leitura

PSC

A leitura é uma atividade que exercita nosso cérebro de diversas maneiras. Ela estimula a nossa capacidade de concentração, desenvolve nosso vocabulário, ajuda a fixar estruturas gramaticais, nos oferece diferentes conteúdos, desenvolve nossa capacidade de interpretar e analisar criticamente os fatos, distrai e entretém.

Uma pessoa que lê com frequência naturalmente possui mais conhecimento, tornando-se alguém interessante, com quem as pessoas gostam de conversar. Além disso, a leitura mantém o indivíduo informado sobre diferentes conteúdos e alimenta seu repertório cultural, que é o combustível do pensamento criativo.

Por fim, quem lê bem fala bem e escreve bem, com respeito à gramática e com bom acervo vocabular — aspectos que logo se notam e fazem a diferença, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Ler livros, revistas, jornais e blogs com conteúdos de qualidade é uma atividade que apura nosso senso crítico, evitando que sejamos facilmente influenciáveis e que acreditemos em tudo o que nos dizem.

  1. Caridade

Dizem que quem faz o bem a outra pessoa também se sente melhor consigo mesmo. Por isso, ter um gesto solidário é algo profundamente transformador. Em primeiro lugar porque vai beneficiar alguém que está necessitado de algo. Em segundo lugar porque vai permitir que você fortaleça seu caráter e seu espírito de fraternidade para com os semelhantes.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter muito dinheiro para fazer caridade, até porque boa parte dos necessitados só precisa de atenção e carinho. Você pode, por exemplo, visitar doentes num hospital, contar histórias num abrigo para crianças, conversar com idosos num asilo, resgatar animais de rua, enfim, fazer algo de bom para alguém. Aliás, muita gente encontra grandes propósitos de vida quando se propõe a realizar um gesto solidário.

Por fim, não se esqueça de que visitar um vizinho enfermo, oferecer uma palavra de afeto a um amigo que está com problemas, ajudar nas tarefas domésticas da prima gestante e bater um papo com os avós também são ações transformadoras. Use seu tempo positivamente, sobretudo com quem já está ao seu redor.

  1. Especialização profissional

Se você sente que está com um bom tempo ocioso, mesmo exercendo alguma atividade profissional, já pensou que poderia fazer alguma tarefa para complementar sua renda? Você pode assumir algum trabalho como freelancer ou dar aulas em sua área de atuação, por exemplo. Pense em algo que você faz muito bem e compartilhe seu conhecimento com quem deseja aprender.

Outra possibilidade é fazer cursos e treinamentos que enriqueçam seu currículo e possam abrir mais portas de crescimento em sua vida profissional. Além dos cursos específicos de seu campo de atuação, há cursos mais generalistas que qualquer pessoa pode realizar, como cursos de idiomas, comunicação interpessoal, informática, desenvolvimento pessoal, entre outros.

Todos esses conhecimentos têm muito a agregar à sua carreira e até mesmo à sua vida pessoal. Conhecimento nunca é demais, portanto, aproveite seu tempo livre para adquirir novos saberes.

  1. Autocuidado

As pessoas estão frequentemente dedicando seu tempo ao trabalho, aos cuidados com seus lares, à educação dos filhos, ao parceiro, aos amigos, enfim, a muita gente. Mas será que elas encontram um tempinho para si mesmas?

Você tem cuidado de si? Tem prestado atenção em sua saúde física e mental? Tem feito atividades que te dão prazer? Tem cuidado de sua estética pessoal? Tem relaxado?

Nunca se esqueça do autocuidado. Tome um banho relaxante, coloque uma roupa confortável, cuide de seu corpo e de sua mente, exercite sua espiritualidade, medite, ouça músicas relaxantes.

Fique algum tempo afastado das notícias ruins, da baixa qualidade de certos programas televisivos e também das notificações do celular que não param de chegar. Além disso, limite seu tempo nas redes sociais — fofocas e comparações com as vidas dos outros são péssimas maneiras de ocupar seu tempo. Foque em você.

  1. Hobbies e novos aprendizados

Você tem hobbies, ou seja, passatempos que te dão prazer? Em geral, as pessoas têm como hobbies a prática de algum esporte, a execução de algum instrumento musical, as artes, a jardinagem, a culinária, as palavras-cruzadas, o bordado, a leitura etc.

Encontre alguma atividade que te dê prazer para ocupar o seu tempo com alegria. Além disso, pense em algo que você sempre quis aprender (como algum dos hobbies citados acima). Você não precisa fazer cursos apenas para sua vida profissional — também é possível aprender algo apenas por prazer. Já pensou em fazer um curso de pintura, por exemplo?

Novamente, essas atividades, além de serem ocupações bacanas, também favorecem a vida social. Experimente fazer novas amizades por meio delas.

  1. Conversas edificantes e programas culturais

Por fim, lembre-se do bom e velho diálogo. Pense nas pessoas que fazem parte da sua vida: familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos da academia, entre outros. Que tal bater um papo com eles sobre algum assunto edificante?

Em vez de conversar sobre a vida alheia, aposte em assuntos construtivos e que façam bem à sua mente: esportes, espiritualidade, profissões, livros, programas culturais, música etc.

Convide amigos e familiares para um programa agradável: um passeio pelo bairro, museus, parques, exposições, cinema, teatro, shows, viagens curtas. Conheça o seu bairro, a sua cidade, o seu país. Mas, acima de tudo, aproveite a companhia das pessoas que te fazem bem.

As sete dicas acima são sugestões de maneiras para ocupar o seu tempo de forma construtiva e saudável, para o corpo e para a mente. Por meio delas, você poderá driblar o tédio e chegar ao fim do dia com a sensação de que ele valeu à pena.

Se você tiver mais sugestões de meios para evitar o tédio, não hesite em deixá-las nos comentários abaixo. É sempre bom fortalecer essa lista. Além disso, leve essas dicas aos seus amigos e familiares, compartilhando este artigo em suas redes sociais.