Linguagem-corporal-da-mentira

Linguagem Corporal: Aprenda a Identificar 5 Sinais Que Desmascaram uma Mentira

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de julho de 2017

 

Você sabia que existem sinais de linguagem corporal da mentira que entregam quando uma pessoa não está sendo verdadeira? Mentir não é algo natural para grande parte das pessoas, de maneira que gera estresse no organismo e produz reações involuntárias no corpo. Desviar o olhar, esconder as mãos ou coçar o nariz enquanto fala são sinais de que algo está estressando o indivíduo.

E você, já notou algo assim em seu amigo, filho, parente, parceiro ou parceira ou mesmo no colega de trabalho? Depois de conhecer estes sinais, eu convido você a perceber mais de perto a linguagem corporal que indica quando alguém pode não estar falando a verdade e escondendo algo. Isso não fará de você um investigador criminal, como os das séries de TV, mas com certeza, pode te poupar de muitas frustrações.

Linguagem Corporal: Sinais da Mentira Refletida no Comportamento

Veja como identificar sinais da linguagem corporal dos indivíduos que estão mentindo e diminua as chances de ser enganado, seja na vida pessoal ou profissional.

Olhos –

Durante uma conversa, seja ela sincera ou mentirosa, os olhos de uma pessoa se movem. Uma pessoa destra pode direcionar os olhos para cima à esquerda quando precisa se lembrar de algum fato verdadeiro. Quando um destro está inventando algo, tende a direcionar os olhos para a direita. O contrário é válido para canhotos, então quando a pessoa estiver conversando com você, fique atento ao movimento dos seus olhos.

Coçadinha no Nariz –

O movimento de coçar o nariz acontece como uma tentativa de esconder a boca enquanto se está falando. Quando a história contada é mentira, o organismo, como uma forma de proteção, cria mecanismos para que os lábios não sejam vistos.

Mãos Escondidas –

As palmas das mãos a mostra são sinais de sinceridade, de que a pessoa está aberta para você. Já movimentos de contração das palmas das mãos demonstram mentira. Sendo assim, manter as mãos no bolso durante toda a conversa, posicioná-las para trás, ou mesmo cruzar os braços, indicam que o indivíduo não está sendo tão sincero.

Movimentos Contrários da Cabeça em Relação à Fala –

O corpo fala e se uma pessoa está dizendo algo que sabe que é mentira, tende a balançar a cabeça no sentido contrário da afirmação. Por exemplo, se ela está dizendo “Minha cor favorita é amarelo”, mas sabe que isso é mentira, irá fazer um movimento de ‘não’ com a cabeça.

Manter Contato Visual Demasiado –

Um estudo sugere que algumas pessoas, quando estão mentindo, buscam um contato visual demasiado com o objetivo de parecerem mais sinceras. Então, se a pessoa com quem você está conversando olha durante muito tempo em seus olhos, quando não tem esse hábito normalmente, você pode desconfiar.

Identificando a Linguagem Corporal da Mentira em Pessoas Nervosas

Antes de aplicar as cinco dicas que dei acima, observe que algumas pessoas têm um estado natural de estresse, podendo manifestar alguns dos sinais mesmo quando não estão mentindo. A melhor forma de identificar quando cada pessoa está mentindo é estabelecer um padrão para ela.

Faça uma pergunta que você sabe que é verdade e, na sequência, pergunte algo que sabe que é mentira. Registre as expressões faciais e corporais dela nas suas situações, estabelecendo um padrão para que possa analisar com maior eficácia.

O corpo humano geralmente trabalha negando o que está sendo dito quando se está mentindo. E você já identificou sinais da mentira na linguagem corporal de alguém? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.

Deixe seu Comentário: