Liderança negativa

BlueSkyImage/Shutterstock A liderança negativa é uma das principais responsáveis pelos pedidos de demissão

Como todos nós bem sabemos a liderança negativa é um dos principais problemas das empresas e, mais ainda, dos funcionários que precisam lidar todos os dias com um chefe ruim. O líder deve ser o guia, a referência e sempre um bom exemplo para seus liderados e não alguém que todos querem ver pelas costas. Entretanto, isso ainda acontece muito nas empresas.

A influência do chefe no desempenho do colaborador é realmente direta, afinal, ele é quem demanda o trabalho e dá as ordens.  Por isso, quando o gestor age de forma negativa, grosseira e centralizadora, como consequência, vemos profissionais estressados, com o moral baixo, improdutivos, ansiosos, com baixo engajamento e quase nenhuma motivação para fazer suas tarefas, afinal, o líder ruim nunca reconhece os méritos de ninguém e pouco valoriza sua equipe.

Além disso, a liderança negativa é a principal responsável pelo turnover nas empresas, ou seja, pela perda de talentos e profissionais competentes para a concorrência. Como reflexo desta falta de gestão, os funcionários ficam aflitos e insatisfeitos, pois têm que lidar diariamente com um chefe cuja comunicação é ineficiente, difícil de relacionar e que faz da opressão sua marca como gestor. Estes comportamentos ruins criam um ambiente de trabalho tenso, desagregador e prejudica o desenvolvimento dos colaboradores, sua motivação, a execução das demandas (medo de errar) e o alcance efetivo dos resultados.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Liderança Negativa – Como Vencer a Má Gestão!

Liderança negativa

Holbox/Shutterstock Líderes ruins causam desmotivação e baixa produtividade na equipe

Cada vez mais, tanto dentro como fora do meio organizacional, se discute temas ligados ao desenvolvimento da liderança, na busca de encontrarmos um perfil de líder ideal, ou seja, daquele gestor que realmente agregue valor às empresas e aos seus profissionais de forma positiva.

PSC

Portanto, não faz mais nenhum sentido ser um mau líder quando temos tantos métodos, ferramentas e treinamentos extraordinários, a exemplo do Coaching, e que são focados em desenvolver habilidades, aprimorar suas competências e eliminar seus gaps técnicos, comportamentais e emocionais de forma efetiva.

Fazendo uma analogia com o universo do futebol, quando o time perde seguidamente, não é a equipe que é mandada embora, mas sim o líder que é responsabilizado e demitido. Este é um alerta que trago aos gestores também, pois não é mais concebível, nos dias de hoje, ter comportamentos e atitudes negativas, que ao invés de potencializar e empoderar as pessoas em seu ambiente de trabalho, apenas causa tensão e insatisfação constante e resultados aquém do esperado.

Líder – Procure Evoluir Aqui e Agora!

Liderança negativa

Jl- Pfeifer/Shutterstock Conte com o Coaching para tornar-se o melhor líder que você pode ser!

Se você é líder procure avaliar a qualidade de sua gestão e busque feedbacks dos seus liderados ou colegas para melhorar constantemente sua liderança. Não tenha medo de suas opiniões, ouça o que eles têm a dizer e transforme estas informações em aprendizados e oportunidades de evolução profissional e também pessoal.

Isso fará total diferença na melhoria de sua gestão de pessoas e processos, nos relacionamentos e na comunicação dos seus profissionais, aumentará o comprometimento e engajamento da sua equipe.  Sua evolução e autocrítica também reforçarão valores positivos, denotará sua humildade em reconhecer suas limitações. Tudo isso ajudará a incorporar os valores e comportamentos positivos que os colaboradores precisam ter como referência para fazer o seu melhor em parceria com seu líder e estar sempre inspirados por ele.

E se você quer acelerar seus resultados e potencializar seu processo evolutivo, deixar de ser chefe e tornar-se verdadeiramente um líder, conheça a metodologia do Coaching voltada ao desenvolvimento efetivo das lideranças. Estou falando do Leader Coaching Training – LCT, o melhor treinamento de formação e aprimoramento de líderes do Brasil.