lideranca

Liderança Inovadora – Seu Negócio Precisa de Uma!

Por: José Roberto Marques | Blog

No mundo atual, em que tudo está em constante mudança, é fundamental que as organizações sejam inovadoras para se manterem competitivas no mercado e, assim, garantirem o sucesso contínuo. Mais do que funcionários competentes e preparados, uma empresa precisa de uma liderança inovadora, com líderes capazes de influenciar e inspirar esforços criativos por parte de seus colaboradores. Afinal, hoje ganha a companhia que consegue se destacar e oferecer algo além aos consumidores.

O Que é Liderança Inovadora?

A inovação é uma das palavras mais citadas entre os especialistas em empreendedorismo, porque é ela o caminho para se diferenciar e vencer a corrida pelo sucesso. A Amazon é um grande exemplo disso, pois seu CEO, Jeff Bezos, sempre lança mão de programas que incentivam os seus funcionários a agirem com autonomia e criatividade, para garantir que a companhia mantenha o seu lugar no topo. Afinal de contas, não basta inovar uma vez, é preciso que isso se torne parte da cultura do negócio.

Os moldes tradicionais de gestão, com vários níveis hierárquicos e excesso de burocracia, muitas vezes impedem o profissional de ir além. Como é necessário seguir sempre as ordens de um superior, não há espaço para pensar fora da caixa, encontrar novas formas de realizar as mesmas coisas, porém com maior eficiência, ou mesmo de criar algo do zero. Já dentro da liderança inovadora há liberdade para que cada um possa se desenvolver e, assim, beneficiar também a organização.

Vale lembrar que essa necessidade não é algo que se resume às grandes corporações, como é o caso da Amazon, pois negócios de pequeno porte também precisam buscar ter uma liderança inovadora para se manterem competitivos dentro de seus nichos. Repensar a forma com a qual a sua empresa é administrada é muito importante para que verifique se está realmente incentivando a criatividade dos seus colaboradores ou impedindo-os de serem inventivos.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

As 7 Características Mais Marcantes da Liderança Inovadora

Confira, a seguir, as sete principais características de uma liderança inovadora. Aproveite para conhecê-las e fazer um paralelo com a sua empresa. Dessa forma, poderá identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados para que tenha cada vez mais sucesso!

1 – Tolerância a Riscos

Inovação é sinônimo de criatividade e é importante saber que ser criativo envolve assumir riscos, que, claro, podem ser controlados, mas que não devem ser ignorados. Seja na vida pessoal ou empresarial, o desenvolvimento apenas acontece quando se sai da zona de conforto, afinal, se queremos obter resultados nunca antes conquistados devemos fazer coisas que nunca fizemos. Por isso, é importante ter coragem para desbravar o novo e arriscar, ousar ir além.

2 – Abertura a Novas Ideias

Qualquer pessoa dentro de uma organização pode ter uma ideia inovadora, entretanto, é necessário que os gestores tenham abertura para recebê-la. Um funcionário que não tem voz e não é valorizado, provavelmente não irá se esforçar para pensar em uma solução criativa e, se vier a pensar, são grandes as chances de que guarde para si, por medo de que ela seja rejeitada. Nesse sentido, é essencial que haja incentivo e abertura para que todos possam contribuir e serem ouvidos, pois é a partir daí que a inovação começa a acontecer.

Você é feliz?

3 – Ambiente Agradável

Um indivíduo que está desmotivado e passa a maior parte do seu dia em um ambiente estressante, dificilmente terá ideias criativas. Por essa razão, as organizações que desejam investir em uma liderança inovadora precisam oferecer aos seus colaboradores um local de trabalho agradável, em que todos se sintam motivados para darem o seu melhor. Quanto mais positivo for o ambiente, melhores poderão ser os resultados em termos de inovação e produtividade. Por isso é tão importante investir no capital humano, pois se trata de um elemento sine qua non para o sucesso.

4 – Baixo Nível de Ansiedade

Uma pessoa que está estressada e se sente ansiosa, mesmo em relação a coisas pequenas, não terá sucesso em um ambiente criativo e inovador. E é importante ressaltar que a ansiedade é algo contagioso, especialmente se vier de um líder, que deve ser aquele que passa confiança aos demais e não o contrário. Os líderes inovadores precisam agir com tranquilidade e segurança, pois isso ajuda a criar um ambiente em que as pessoas se sintam verdadeiramente confiantes, ao invés de ficarem ansiosas e com uma sensação constante de ameaça.

5 – Líderes Observadores

Para fomentar a inovação, um líder deve estar sempre atento à sua equipe, observando a todos para perceber o comportamento de cada um em relação à inovação, a fim de identificar as características de maior destaque e aquelas que precisam ser aperfeiçoadas. A capacidade de perceber detalhes que poderiam passar despercebidos os ajudará a fazer avaliações precisas e a descobrir qual é a melhor solução para cada tipo de problema e necessidade da organização.

6 – Incentivos Diretos à Inovação

Um profissional que segue uma mesma rotina todos os dias tem menos chances de ter ideias criativas do que aquele que tem acesso a novas experiências com maior frequência. É por esse motivo que empresas como o Google e o Facebook, por exemplo, possuem uma abordagem diferenciada em relação aos seus funcionários, oferecendo a eles oportunidades de conhecerem e experimentarem coisas novas, além de conviverem em um ambiente criativo, com laboratórios, salas de jogos e locais para bate-papo.

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade!Faça o nosso teste e descubra qual o
seu nível de felicidade!

7 – Comunicação Eficaz

Em último lugar, mas não menos importante, está a comunicação eficaz, que é necessário em qualquer tipo de empresa, mas com destaque para as que desejam ter uma liderança inovadora e eficaz. Através dela os líderes conseguirão incentivar seus liderados a pensarem de forma criativa, dar feedbacks para que se desenvolvam e passar confiança a eles. Além disso, é através do diálogo que todos poderão compartilhar ideias e contribuir uns com os outros para a criação de soluções inovadoras.

A inovação é algo que deve fazer parte da cultura da empresa, para que todos se sintam inclinados a pensar com criatividade, fugindo do óbvio. Como diria Steve Jobs, a inovação é o que diferencia um líder de um seguidor. Então eu te pergunto, que papel deseja ter, o de um empreendedor que lança tendências ou que apenas vai atrás daqueles que as lançaram? Escolha ousar e vá além!

 

Copyright: 367199561 – https://www.shutterstock.com/pt/g/robertkneschke

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: