G-stockstudio/ Shutterstock Empresas inovadoras atraem  talentos e são as mais admiradas.

Quando o assunto são empresas inovadoras, quais são os primeiros exemplos lhe vem à cabeça? Aposto que você pensou em nomes como: Google, Amazon e Apple, não é mesmo? Estas organizações se destacam por sua capacidade de inovação e são conhecidas, admiradas e respeitadas mundialmente.

As empresas citadas, assim como outros exemplos, se sobressaem as demais não apenas por criarem novos produtos e serviços inovadores, mas também pela forma como reinventaram a gestão de pessoas.

Nestes locais, geralmente, menos formais e mais flexíveis, os colaboradores não são obrigados a cumprir uma carga horária de trabalho rígida ou a ficar presos nos trâmites burocráticos comuns. Para estimular o comprometimento e a produtividade, eles têm autonomia para fazer sua própria rotina e definir a melhor maneira de cumprir suas demandas.

Liberdade com Responsabilidade

Esta facilidade na execução das atividades confere maior liberdade criativa, o que também traz maior energia e engajamento com os resultados da empresa. Neste contexto, aos profissionais é confiada toda a responsabilidade por suas decisões, sendo que sua contrapartida deve ser o compromisso com a plena realização das metas e objetivos estipulados.

Para Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, “A inovação é o que distingue um líder de um servidor.”. Portanto, para que este sistema de gestão inovador funcione, ele deve ser conduzido por um líder que realmente entenda esta nova forma de liderança descentralizada.

PSC

Neste cenário, mais que instruir, cobrar ou acompanhar o desenvolvimento das tarefas, é preciso realmente confiar nos liderados. Quando não há esta maturidade, o conflito de gestão pode desmotivar os profissionais e prejudicar os resultados.

Você está Pronto Para Trabalhar Numa Empresa Inovadora?

Trabalhar numa empresa como Google e Apple pode ser o sonho da maioria dos profissionais, mas será que estes estão prontos para assumir esta responsabilidade? Engana-se quem acredita que por ter horários flexíveis e uma série de benefícios diferenciados, o nível de exigência seja menor. Muito pelo contrário!

Quanto maior a liberdade, maior também é a responsabilidade e a pressão por resultados. Tempo é dinheiro, e as metas e prazos não podem esperar. Sabendo disso, se o seu objetivo é trabalhar num local mais flexível, o ideal é que desde já, você desenvolva sua capacidade de foco e concentração, aprenda a gerir melhor o seu tempo no trabalho e a lidar e resolver imprevistos.

Assim, quando aparecerem às oportunidades, você já estará pronto. Boa sorte!

E você, em qual empresa inovadora gostaria de trabalhar? Deixe seu comentário!