Howard Gardner é um psicólogo e pesquisador norte americano e o responsável por desenvolver a teoria das inteligências múltiplas. De acordo com ele, a inteligência de uma pessoa deve ser avaliada considerando uma lista de aptidões, já que elas se manifestam de modo diferente em cada indivíduo. Essa lista é formada por inteligência musical, linguística, lógico-matemática, espacial, cinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal.

Cada uma dessas inteligências tem a sua relevância para o desenvolvimento de diversos tipos de habilidades. No artigo de hoje, falarei especificamente sobre a inteligência musical, sua importância e como ela pode ser desenvolvida, acompanhe.

Entenda o que é a inteligência musical

Quando ouvem falar de inteligência musical, muitas pessoas logo associam a grandes artistas. A verdade é que os músicos realmente costumam possuir essa inteligência bem desenvolvida, contudo, isso não significa que as habilidades relacionadas sejam exclusivas deles. Indivíduos de modo geral demonstram que têm a inteligência musical desenvolvida quando são capazes de apreciar, reproduzir e reconhecer diferentes sons, decorar melodias e são sensíveis a barulhos.

As carreiras que estão relacionadas aos indivíduos com a inteligência musical desenvolvida incluem: cantor, compositor, músico, operador de som, crítico e professor de música. Mozart, Ravi Shankar, Elton John, Elvis Presley e Beethoven estão entre os nomes mais conhecidos de pessoas inteligentes musicalmente.

Características comuns às pessoas inteligentes musicalmente

Dentre as principais características de uma pessoa com a inteligência musical bem desenvolvida, podemos citar:

  • Gostar de ouvir e/ou criar música.
  • Se emocionar ao ouvir uma canção.
  • Conseguir sentir o ritmo, a melodia, o tom e o timbre.
  • Forte aptidão para tocar um instrumento.
  • Se interessar por música e ouvir vários ritmos diferentes.
  • Apreciar o poder emocional da música.
  • Estudar de modo mais eficaz quando tem uma música de fundo.

Um ponto bastante importante a ser ressaltado é que, embora existam pessoas que realmente nascem com uma maior facilidade de se relacionar com a música, é perfeitamente possível desenvolver habilidades relacionadas a ela ao longo da vida. O próprio criador da teoria das inteligências múltiplas afirmou que isso é possível e até necessário, visto que cada indivíduo geralmente nasce com apenas três tipos de inteligência e que as demais devem ser adquiridas com o passar do tempo.

Dicas para estimular a inteligência musical em crianças

PSC

Atualmente, existem escolas de música destinadas especialmente para crianças, além de coletâneas com grandes clássicos em versões repaginadas para os pequenos. Tudo isso é reflexo da constatação dos benefícios que ter a inteligência musical bem desenvolvida pode oferecer a uma pessoa. Trata-se muito mais de ter a capacidade de criar canções e envolve adquirir maior facilidade em assimilar outras inteligências.

Como é de pequenino que se torce o pepino, selecionei algumas dicas para que estimule o seu filho desde cedo a se relacionar com a música de modo intenso e desfrutar o melhor que ela tem a oferecer.

1 – Coloque música para que a criança ouça desde cedo

Se a intenção é fazer com que a criança desenvolva habilidades ligadas à música, é importante apresentar essa arte a ela desde cedo. As versões instrumentais são uma ótima pedida, é possível encontrar grandes clássicos em versões muito interessantes para crianças, com uma roupagem de canção de ninar. Coloque para tocar quando a criança estiver brincando ou dormindo, cuidando sempre para não exceder o volume e levá-la a remeter música a incômodo.

2 – Mostre a ela como associar música ao movimento

Associar música a movimento é uma excelente maneira de estimular a criança a desenvolver ritmo. A partir dos três meses de vida já é possível começar a introduzir isso, movimentando partes do corpo do bebê de acordo com a música que estiver tocando. No início, o ideal é utilizar canções mais tranquilas e, com o passar do tempo, mudar para versões de ritmo mais rápido.

3 – Dê a ela objetos que emitam sons

Durante o período de introdução da música na vida da criança é aconselhável que apresente a ela diversos tipos de sons. Para isso, comece com objetos que façam parte da rotina dela, como uma colher e um copo, por exemplo. Coloque uma música de fundo e mostre a ela que aqueles objetos, juntos, podem emitir sons seguindo o ritmo da canção. Conforme ela for crescendo, confeccione instrumentos com ela utilizando latas, tampas de garrafa, entre outros materiais.

4 – Apresente sons de instrumentos musicais

Além dos sons emitidos por objetos, apresente à criança instrumentos musicais tradicionais. Para isso, você pode utilizar vídeos da internet que mostrem a imagem e os sons de uma flauta, um violão, uma bateria e assim por diante. Conforme perceber que ela está assimilando, crie exercícios para que responda que som pertence a qual imagem de instrumento, isso irá estimular sua memória e sua percepção dos sons.

5 – Cante com a criança

As cantigas e canções de ninar são usadas há séculos com crianças e são uma ótima maneira de estimulá-las a desenvolverem sua inteligência musical. Geralmente, são músicas simples e, por isso, ótimas para os primeiros anos de vida. Escolha uma para cantar com a criança durante algumas semanas e estimule-a a emitir sons também. Conforme perceber avanços, troque de canção para uma que seja um pouco mais complexa, evoluindo gradativamente.

Com essas dicas o seu filho irá construir uma relação muito interessante com a música, o que irá beneficiá-lo no desenvolvimento de outras inteligências de grande importância para a sua vida e carreira no futuro.

Dicas para adultos desenvolverem a inteligência musical

Apesar de as crianças demonstrarem mais facilidade para aprender e desenvolver certas habilidades, incluindo as ligadas à música, adultos também podem adotar medidas que os ajudem a se tornar inteligentes musicalmente, veja quais são elas.

  • Adote o hábito de cantar, seja no chuveiro, enquanto caminha, dirige.
  • Vá a concertos musicais.
  • Torne a música parte da sua rotina, colocando para tocar ao fundo enquanto realiza tarefas como estudar, cozinhar, organizar a casa.
  • Aprenda a tocar um instrumento musical.
  • Leia e escreva poesias.
  • Ouça músicas de ritmos que não tem costume, evitando ficar sempre nas mesmas opções.
  • Faça parte de um coral.

Você já tinha ouvido falar a respeito da inteligência musical? O que a música representa na sua vida? Comente abaixo e aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos!

 

Fontes:

https://musicanainfancia.com.br/o-que-e-a-inteligencia-musical/

https://musicanainfancia.com.br/os-mitos-da-inteligencia-musical/

https://musicanainfancia.com.br/os-beneficios-da-inteligencia-musical/

 

Copyright: 445491055 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Yuriy+Golub