Insatisfação no trabalho

Christine Langer-Pueschel/Shutterstock Veja 5 dicas poderosas para combater a insatisfação no trabalho e aumentar a motivação do seus profissionais!

Má gestão e falta de planejamento: quanto o assunto é insatisfação no trabalho, estes são os dois fatores que mais impactam na satisfação dos profissionais na empresa. Isso é o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Michael Page, empresa especializada em recrutamento, em 2015, no Brasil, com mais de 1000 executivos.

Para 21% dos entrevistados, a liderança negativa sem planejamento é o principal motivo para a maior parte da insatisfação dos liderados. Além disso, a falta de feedback e reconhecimento, ambas com 12%, a falta de agilidade no suporte, com 10%, e a burocracia, com 8%: são outros quatro motivos de grande irritação dos colaboradores com suas empresas e, muitas vezes, para os pedidos de demissão e perda de talentos.

O que fazer, então, para reverter este quadro não negativo? O que as organizações podem fazer para mudar esta insatisfação? O que fazer para não ter funcionários desmotivados e improdutivos? É o que vamos ver a seguir!

5 Dicas de como Lidar com à Insatisfação no Trabalho

 

1 – Seja um líder melhor –

Como podemos perceber na pesquisa os três principais motivos de insatisfação no trabalho se relacionam diretamente com o líder (má gestão, falta de feedback e reconhecimento). Portanto, procure fazer um autofeedback e avaliar seus comportamentos como gestor e os impactos de suas atitudes em sua equipe. Reflita sobre onde você pode melhorar; reconheça seus pontos de melhoria e procure dar aos seus liderados o que eles buscam na figura do seu líder.

2 – Identifique os focos de insatisfação e combata-os –

PSC

Procure saber quais são os fatores que estão causando insatisfação em seus colaboradores e busque soluções imediatas para os problemas apresentados. Só de perceberem que a empresa se importa com a sua opinião e que está fazendo algo para mudar e melhorar as situações negativas, os funcionários já irão aumenta sua motivação e ajudar a promover as mudanças que eles mesmos estão pleiteando.

3 – Mostre que acredita em seus profissionais

Não deixe a bola cair e que seus funcionários fiquem totalmente desmotivados. Mantenha-se positivo, mostre que acredita na sua equipe e tenha comportamentos que sejam bons exemplos a serem seguidos por eles. Ao ver que seu gestor está se esforçando, seus liderados podem ter a inspiração que precisam para voltar a ter ânimo e motivação para fazer bem o seu trabalho e voltar a ser produtivos.

4- Dê Feedbacks

Para que um profissional possa evoluir, corrigir suas falhas, tira dúvidas ou mesmo ter seu bom desempenho reconhecido, receber os feedbacks do seu líder é fundamental. Faça desta poderosa ferramenta uma aliada do seu crescimento como gestor e dos seus liderados enquanto profissionais e membros da empresa. Aprenda como, quando e onde dar os feedbacks, o modo correto de falar, de oferecer este retorno e garanta que sejam sempre construtivos.

5Reconheça seus profissionais

O reconhecimento é um dos melhores e mais efetivos remédios para curar a falta de motivação da equipe e a insatisfação no trabalho. Por isso, busque sempre ser justo e reconhecer seus profissionais, seu comprometimento, bom desempenho, sua performance, dedicação, motivação e os resultados obtidos por meio de seu trabalho. Isso pode ser feito por meio de um feedback direto, público, promoção, aumento de salário ou bônus.

Por fim, quando a insatisfação no trabalho leva a desmotivação da equipe, o líder deve ajudar seus liderados a recobrar a sua motivação anterior. De sua parte, além de investir em sua própria evolução como gestor, ele deve buscar junto à empresa trazer as soluções melhorias que os profissionais desejam.

Assim, a equipe pode voltar a sentir-se motivada, empoderada e num ambiente de trabalho positivo, produtivo, onde recebe feedbacks, é reconhecida, valorizada, e, especialmente, onde os seus profissionais têm o líder que desejam e a oportunidade de crescer na carreira e se destacar na empresa.

Quer mais ferramentas para eliminar a insatisfação no trabalho e aumentar a motivação de sua equipe? Conheça a formação Leader Coach Training e veja como potencializar seus resultados como líder e o ânimo e a produtividade dos seus liderados. Clique e saiba mais sobre o LCT!