Você tem o costume de pensar sobre as experiências vividas e identificar lições a serem aprendidas? Saiba que adotar o hábito que fazer uma reflexão do dia que passou pode lhe render muito aprendizado. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para evitar se exceder e transformar esse momento em uma sessão de culpas e lamentações, afinal, a ideia é apenas fazer um balanço do que viveu para evoluir no dia seguinte e não criar problemas na sua mente.

Por Que a Reflexão do Dia é Importante?

Talvez você esteja se perguntando: por que devo parar para refletir sobre as experiências que vivo? A resposta é simples: para que não acabe entrando no piloto automático e comece a agir sem refletir, sem considerar as consequências, as suas prioridades e valores. Com a correria da rotina de grande parte das pessoas, muitas se esquecem de conversar consigo mesmas, identificar quais são as suas vontades, as coisas que desejam realizar, o que não gostam, enfim, a sua personalidade.

A reflexão é poderosa, pois permite que tome decisões de modo consciente, entenda melhor as lições deixadas pelas experiências, determine o que pode melhorar e, claro, celebre o saldo positivo e reconheça os seus pontos fortes. Como sempre costumo dizer em meus treinamentos, quanto mais você se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar, afinal de contas, o autoconhecimento traz o poder de viver uma vida com consciência, determinação e confiança.

Existem pessoas que realizam essa reflexão na hora da oração, o que pode ser interessante, mas não precisa ser uma regra, principalmente porque existem aqueles que não possuem nenhuma crença, e tudo bem. O importante é que seja um momento que faça sentido para você, no qual possa dialogar com os seus próprios pensamentos de forma leve, sem se cobrar ou se julgar, apenas com o intuito de se conhecer melhor e evoluir.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Principais Benefícios de Fazer uma Reflexão do Dia Que Passou

Dentre os principais benefícios de refletir sobre o dia que passou, podemos citar:

  • Formação de opinião de modo consciente, sem se deixar levar pelas ideias de terceiros de modo automático;
  • Oportunidade de repensar atitudes e aperfeiçoá-las;
  • Reconhecer erros e encontrar maneiras de consertá-los;
  • Se conhecer e entender como suas emoções afetam seu comportamento;
  • Definir metas para realizar os seus objetivos.

Dicas Para Fazer a Reflexão do Dia e Manter um Diálogo Interno Poderoso

PSC

Se você deseja começar a tirar alguns minutos do seu dia para refletir, fazer um balanço do que viveu, definir metas, enfim, pensar nas coisas que considera importantes, tenho a certeza de que as dicas a seguir irão te ajudar. Coloque-as em prática e prepare-se para adquirir um novo e poderoso hábito, que te trará inúmeros benefícios.

1 – Reserve um Momento Para Você

A hora da reflexão deve ser um momento só seu, em que possa se conectar com os seus pensamentos sem ser interrompido. Você pode associá-lo a uma oração, um ritual, tomar um chá relaxante, acender um incenso, a preparação para dormir, o que preferir, o importante é que seja um instante seu, em que possa se concentrar em si mesmo com tranquilidade.

2 – Se Questione e Busque Respostas Dentro de Si

Você já parou para se questionar por conta das escolhas que faz? Saiba que fazer esse exercício pode ser bastante positivo e te ajudar a se certificar do que realmente deseja para a sua vida. Aproveitar esse momento de reflexão para isso irá permitir que separe as suas verdadeiras vontades das imposições de terceiros e do desejo de agradar e ser aceito. Lembrando que isso deve sempre ser feito com naturalidade, sem se colocar como inferior ou incapaz de tomar decisões.

3 – Lembre-se das Coisas Pelas Quais Se Sentiu Grato

Uma parte essencial da reflexão diária envolve agradecer, a Deus, ao universo ou o que fizer sentido para você, para que reconheça quantas coisas boas aconteceram no seu dia e valorize-as. Isso é importante porque o cérebro humano tem a tendência natural de dar maior ênfase para os problemas, então, se nada for feito, acabará deixando passar batido tudo de bom que lhe aconteceu. Agradecer é fantástico, porque faz com que amplie a sua percepção em relação a tudo o que é bom.

4 – Deixe a Culpa e os Julgamentos de Lado

Se culpar ou se julgar ao refletir sobre as experiências que viveu não te ajudará a crescer, pelo contrário, pois irá criar ideias limitantes que poderão comprometer o seu desenvolvimento. Nesse sentido, tenha sempre em mente que é um ser humano, que cometer erros faz parte do processo de evolução, e isso não é uma desculpa para que não dê o seu melhor, e sim uma constatação da realidade.

5 – Faça Afirmações Positivas

Um detalhe a ser considerado nas suas reflexões é o modo com o qual irá expor essas ideias para si mesmo, pois é essencial que adote uma postura positiva, que te incentive a valorizar o lado bom das coisas. Dessa maneira, em vez de se lamentar por um problema, diga a si mesmo que, por mais desafiador que pareça, sabe que tem todas as condições necessárias para solucioná-lo. Lembre-se que não é o que entra em sua boca que te contamina, e sim as palavras que saem dela.

6 – Identifique Suas Crenças Limitantes

Sempre que um pensamento negativo invadir a sua mente, durante a reflexão ou em qualquer outro momento, pare e se pergunte a origem dele, pois são grandes chances de que seja uma crença limitante. Fazer isso é necessário porque, muitas vezes, apenas repetimos coisas que ouvimos sem parar para identificar o verdadeiro motivo para tal, permitindo que essas ideias comprometam nosso desenvolvimento.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Lembre-se da Sua Verdadeira Natureza

Por último, é muito importante que sempre se lembre da sua verdadeira natureza, do que está em seu interior. Deixando de lado títulos e posses, para se concentrar em quem é na essência. Assim, quando identificar o seu verdadeiro eu, de forma pura, irá conhecer que é livre de limitações, que pode construir a realidade que deseja, sendo sempre fiel aos seus princípios e valores.

Adotar o hábito de refletir sobre o dia que passou e manter um diálogo interno, irá permitir que viva de modo mais consciente, abrindo portas para que crie a realidade na qual deseja viver.

 

Copyright: 518639140 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pkpix