A sua personalidade é parte da sua identidade, ela é a responsável por carregar as características e os valores que fazem você ser quem é. Esse conjunto de informações é o que te guia para que tome decisões e defina os rumos da sua vida. Nesse sentido, ter personalidade própria é importante para que realmente busque satisfazer a si mesmo e siga os seus próprios valores e ideais, e não de terceiros.

Quando uma pessoa não tem opinião e se deixa guiar pelas ideias dos outros, ela é conhecida como alguém que não tem personalidade. Na realidade, todos os seres humanos têm personalidade, contudo, alguns se sentem inseguros em expressá-la, seja por medo de serem rejeitados, por não se conhecerem verdadeiramente ou por sentirem a necessidade de se adequar a um determinado padrão. Essa é uma postura que deve ser evitada, porque inclui anular as próprias vontades e não há nada que faça com que isso valha a pena.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Os Benefícios de Ter Personalidade Própria

Ter personalidade própria é decidir viver de acordo com os próprios valores, objetivos, vontades, enfim, ser quem é sem medo de não ser aceito. Afinal, as pessoas que realmente valem a pena manter por perto são aquelas que te amam por ser exatamente como é. Claro que ser gentil e querer agradar quem se gosta é maravilhoso, mas é necessário tomar cuidado para não se exceder e correr o risco de, com isso, acabar desagradando a si mesmo.

Os benefícios de viver de acordo com a própria personalidade incluem:

  • Ter liberdade para tomar decisões de acordo com o que acredita;
  • Recusar convites e situações que não fazem sentido para sua vida;
  • Não se importar com a opinião de terceiros sobre você;
  • Se expressar sem medo de ser rejeitado;
  • Conseguir dizer “não” com naturalidade.

Esses são apenas alguns exemplos da liberdade que a atitude de ser você mesmo pode te proporcionar.

Dicas Poderosas Para Ter Personalidade Própria

PSC

Se existe um mapa para a felicidade e a satisfação, é a personalidade de cada um, pois somente voltando a atenção para si que se torna possível descobrir o que te motiva, quais são os seus sonhos, enfim, qual é o seu propósito e a sua missão de vida. Se você deseja descobrir todas essas informações ao seu respeito, coloque cada uma das dicas a seguir em prática e comprove o quanto é maravilhoso ser você mesmo.

1 – Conheça a Sua Personalidade

A primeira coisa a se fazer para ter personalidade própria é reconhecê-la em seu interior. Tire um tempo para refletir sobre si, as coisas que gosta e que não gosta, seus sonhos, as escolhas que fez, seus pontos fortes e aqueles que acredita que precisam ser melhorados. Faça uma espécie de raio X da sua essência e verá como suas ideias ficarão mais claras, pois passará a entender melhor seus sentimentos e comportamentos. Se possível, anote essas informações, para que o exercício de autoconhecimento se torne ainda mais intenso.

2 – Pare de Se Comparar Com os Outros

Somos mais de sete bilhões de habitantes no planeta terra, cada um com sua personalidade, e é exatamente essa diferença que nos torna especiais. Nesse sentido, se comparar com outras pessoas nunca é uma boa ideia, porque, além de ser uma forma injusta de medir o sucesso, o que faz o outro feliz pode não ser, necessariamente, o que irá te levar para encontrar o caminho da sua felicidade. Portanto, pare de fazer comparações e agradeça por ser único e especial como você é.

3 – Desenvolva Suas Habilidades de Comunicação

A comunicação é uma ferramenta extraordinária que nos possibilita expressar nossa personalidade e trocar informações com as outras pessoas. Então, quanto melhor você se comunicar, mais conseguirá ser você mesmo em qualquer situação. Vale lembrar que isso não inclui apenas falar bem, mas também ouvir na essência o que o outro tem a dizer, dedicando toda a sua atenção. Assim, poderá agir de acordo com o seu verdadeiro “eu” de forma mais clara e segura.

4 – Evite Fazer Coisas Apenas Para Agradar

Querer agradar aqueles que se ama é uma atitude natural, entretanto, é importante tomar cuidado para que esse desejo não entre em atrito com a sua personalidade. Dessa forma, está tudo bem querer agradar o seu cônjuge, por exemplo, mas desde que as atitudes que tomar em relação a ele estejam de acordo com o que acredita e que façam sentido para você. Suprimir as suas vontades apenas para agradar terceiros, além de não fazer bem para você, a longo prazo não é sustentável e pode comprometer os seus relacionamentos.

5 – Utilize as Falhas Como Fontes de Aprendizado

Ao buscar viver de acordo com a sua própria personalidade, é importante que se prepare para lidar positivamente com as falhas, afinal nenhum ser humano sobre a face da Terra é perfeito. Claro que é fundamental fazer sempre o melhor que puder e ter a intenção de acertar, mas, caso algo saia do previsto, tenha coragem de assumir, pedir desculpas, se necessário, e aprender com aquela experiência, para fazer diferente em uma próxima oportunidade.

6 – Seja Sempre Honesto Consigo Mesmo

Ser honesto consigo mesmo é olhar para si de forma verdadeira, sem ser crítico demais e se culpar ou fechar os olhos para pontos da sua personalidade que precisa desenvolver e melhorar. Para isso, é fundamental que mantenha as suas atitudes sempre conectadas com a sua personalidade, para que se observe e reflita o que deve manter ou transformar. Ao agir sempre de forma honesta em relação a si, estará sempre caminhando para se tornar a sua melhor versão.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

 

7 – Desapegue-se do Que Não Pode Controlar

Um dos fatores que mais impede as pessoas de agirem de acordo com sua personalidade é o receio de desagradar os outros. Com isso, tomam atitudes que não condizem com o que acreditam apenas para serem aceitas. Nesse sentido, a última dica que gostaria de compartilhar para que seja você mesmo é que se desapegue de tudo aquilo que não pode controlar, começando pelos sentimentos e opiniões de outros indivíduos. Concentre-se apenas em fazer o seu melhor, sem depender de aprovação, e verá como tudo ficará mais leve.

Ter personalidade e viver de acordo com ela é honrar a sua própria história. Por isso, ouse ser você, pois mostrar a sua verdadeira essência é o que fará com que você se destaque da multidão.

 

Copyright: 402721855 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif