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A importância do clima organizacional nas empresas

Por: José Roberto Marques | Blog

A forma como o ambiente de trabalho é percebido, a qualidade que é vivenciada dia após dia pelos colaboradores no relacionamento com seus colegas, chefes e subordinados, bem como a maneira como a empresa conduz a rotina de trabalho, são alguns aspectos que contribuem para o clima organizacional.

Para que o ambiente da organização propicie conforto, segurança e todos os requisitos necessários ao bom desenvolvimento das atividades, os gestores devem se preocupar constantemente com a manutenção do clima organizacional da empresa.

Deste modo, resolvi compartilhar com você mais a respeito da importância presente no desenvolvimento de um bom clima organizacional e, também, te alertar acerca dos fatores que contribuem para que o clima de sua empresa se torne cada vez melhor. Vamos lá.

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O que é Clima Organizacional

Não é muito difícil entender sobre o que é clima, até mesmo porque se trata de um conceito com o qual interagimos dia após dia, dentro da empresa que trabalhamos ou administramos.

Ele diz respeito à percepção que os colaboradores e até mesmo gestores, de uma organização, possuem acerca do seu ambiente de trabalho. Para isso é levado em consideração, por parte do colaborador, um grande conjunto de elementos responsáveis por fomentar a sua percepção.

Alguns exemplos bastante práticos desses elementos estão relacionados à sua valorização dentro da empresa; a comunicação que é exercida entre colaboradores, líderes e gestores; identificação com os valores corporativos; relações interpessoais entre muitos outros.

Esses aspectos influenciam diretamente nos níveis de satisfação, ou insatisfação, que o colaborador desenvolverá durante o período em que estiver empregado naquela empresa. Contribuindo efetivamente para a motivação do mesmo.

E não para por aí, o clima organizacional pode contribuir, e muito, no desenvolvimento de uma empresa. Portanto, investir para que ele seja agradável é uma estratégia bastante eficaz, afinal, inúmeras consequências negativas podem vir a surgir decorrentes de um clima organizacional ruim, como por exemplo:

  • Descompromisso dos colaboradores e gestores quanto aos objetivos organizacionais;
  • Queda nos níveis de produtividade;
  • Elevado índice de turnover;
  • Aumento da incidência de conflitos;
  • Diminui o desenvolvimento e criação de soluções novas e criativas;
  • Desmotivação;
  • Perda de grandes talentos devido a insatisfação dos mesmo em relação à empresa;
  • Crescimento do número de problemas de saúde, sobretudo de caráter mental e emocional;
  • Desperdício de insumos e perda de tempo resultantes de trabalhos mal realizados;
  • Elevação do Absenteísmo.  

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Fatores que influenciam no clima organizacional

Está comprovado por pesquisas desenvolvidas em corporações que o ambiente de trabalho está diretamente ligado à uma maior produtividade e criatividade, e também a melhores resultados.  Dentre os fatores que constituem o clima organizacional, estão:

Você é feliz?

Fatores de motivação e desmotivação

Aqui entram questões subjetivas, pessoais, e questões do ambiente, como estrutura do local de trabalho e políticas da empresa.

Nesse sentido muitas coisas podem ser feitas e que contribuem para um bom desenvolvimento do clima organizacional.

Preocupação com a saúde e bem estar dos colaboradores, criação de planos de carreira, benefícios que vão além de aumentos salariais e que demonstrem para o seu colaborador que ele é valorizado em sua empresa e exerce um importante papel para o desenvolvimento da mesma.

Deste modo será possível elevar o nível de motivação dos seus funcionários além de elevar o seu nível de engajamento, contribuindo para que ele se sinta parte de um algo maior e que, ainda assim, é fundamental para que tudo se desenvolva.

Pesquisa de Clima organizacional

Uma pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta a fim de propor uma melhora para o clima organizacional.

Isso porque ela é capaz de fazer um levantamento sobre qual é a visão que os seus colaboradores possuem sobre a sua empresa. 

Perceba que por intermédio dela será possível recolher um conjunto de informações extremamente vitais e que vão te auxiliar a desenvolver estratégias pontuais para melhorar esse clima.

Comunicação clara e assertiva

O modo com o qual a comunicação é estabelecida, dentro de uma organização, é um fator bastante importante para um bom clima organizacional. Sobretudo quando pensamos na forma com a qual líderes e gestores se relacionam com os demais colaboradores.

Uma comunicação clara e assertiva é fundamental para que ela não se torne ponto de partida para conflitos, rivalidades ou problemas que possam influenciar negativamente no desenvolvimento de uma organização. 

Percepção das políticas de gestão de pessoas

A organização investe em seus colaboradores? Desenvolve programas de treinamento e promove gratificações àqueles que se destacam? Essas são políticas que acrescem qualidade ao ambiente organizacional, pois as pessoas se sentem valorizadas e trabalham felizes, produzindo mais e se sentindo realizadas.

Flexibilidade para inovar

Os colaboradores quando se sentem livres para criar, e essa atitude é estimulada pela empresa, deixam de realizar suas tarefas de forma mecânica e buscam a melhor maneira para fazê-lo.

Recompensas – Trata-se das recompensas oferecidas aos colaboradores. Além da gratificação financeira, treinamentos, prêmios e a atribuição de responsabilidades são vistas como incentivos ao crescimento e à evolução profissional do colaborador.

Transparência

Fator de muita importância, pois deixa claro a todos o caminho que deve ser percorrido para que se alcancem promoções e premiações por produtividade, eliminando a obtenção desses benefícios por questões relativas à amizade e afinidade com os gestores.

Liderança

A qualidade da liderança é notória na manutenção do bom clima organizacional. Um bom líder consegue incentivar seus colaboradores, motivá-los e construir um ambiente perfeito para o bom desempenho das atividades.

 Devido à grande importância do clima organizacional para o desempenho da empresa, os gestores devem estar atentos às variações que sinalizam uma má manutenção do clima organizacional, tais como: Aumento da rotatividade, constantes queixas de colaboradores, necessidade de retrabalho, sócios e funcionários descomprometidos com a empresa, queda na produtividade, na assiduidade e na motivação dos colaboradores.

Além disso, atente-se aos feedbacks, eles são fundamentais dentro de uma empresa. Entretanto é preciso tomar certas precauções. Afinal, um feedback deve ser bem embasa e, sobretudo, feito de modo assertivo para que ele não se torne mal compreendido.

O quanto mais os gestores tardarem para adequar o clima organizacional, pior a situação pode ficar, visto que este é alimentado como em um ciclo: os comportamentos serão replicados no dia a dia da empresa, ou seja, se há a incidência de comportamentos prejudiciais à produtividade, e eles não forem abolidos, serão repetidos incessantemente até que se tornem parte da cultura organizacional da empresa, o que representa perdas financeiras e mais esforços para eliminar tais comportamentos.

 

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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