
Blog do JRM
A forma como o ambiente de trabalho é percebido, a qualidade que é vivenciada dia após dia pelos colaboradores no relacionamento com seus colegas, chefes e subordinados, bem como a maneira como a empresa conduz a rotina de trabalho, são alguns aspectos que contribuem para o clima organizacional.
Para que o ambiente da organização propicie conforto, segurança e todos os requisitos necessários ao bom desenvolvimento das atividades, os gestores devem se preocupar constantemente com a manutenção do clima organizacional da empresa.
Deste modo, resolvi compartilhar com você mais a respeito da importância presente no desenvolvimento de um bom clima organizacional e, também, te alertar acerca dos fatores que contribuem para que o clima de sua empresa se torne cada vez melhor. Vamos lá.
Não é muito difícil entender sobre o que é clima, até mesmo porque se trata de um conceito com o qual interagimos dia após dia, dentro da empresa que trabalhamos ou administramos.
Ele diz respeito à percepção que os colaboradores e até mesmo gestores, de uma organização, possuem acerca do seu ambiente de trabalho. Para isso é levado em consideração, por parte do colaborador, um grande conjunto de elementos responsáveis por fomentar a sua percepção.
Alguns exemplos bastante práticos desses elementos estão relacionados à sua valorização dentro da empresa; a comunicação que é exercida entre colaboradores, líderes e gestores; identificação com os valores corporativos; relações interpessoais entre muitos outros.
Esses aspectos influenciam diretamente nos níveis de satisfação, ou insatisfação, que o colaborador desenvolverá durante o período em que estiver empregado naquela empresa. Contribuindo efetivamente para a motivação do mesmo.
E não para por aí, o clima organizacional pode contribuir, e muito, no desenvolvimento de uma empresa. Portanto, investir para que ele seja agradável é uma estratégia bastante eficaz, afinal, inúmeras consequências negativas podem vir a surgir decorrentes de um clima organizacional ruim, como por exemplo:
Está comprovado por pesquisas desenvolvidas em corporações que o ambiente de trabalho está diretamente ligado à uma maior produtividade e criatividade, e também a melhores resultados. Dentre os fatores que constituem o clima organizacional, estão:
Aqui entram questões subjetivas, pessoais, e questões do ambiente, como estrutura do local de trabalho e políticas da empresa.
Nesse sentido muitas coisas podem ser feitas e que contribuem para um bom desenvolvimento do clima organizacional.
Preocupação com a saúde e bem estar dos colaboradores, criação de planos de carreira, benefícios que vão além de aumentos salariais e que demonstrem para o seu colaborador que ele é valorizado em sua empresa e exerce um importante papel para o desenvolvimento da mesma.
Deste modo será possível elevar o nível de motivação dos seus funcionários além de elevar o seu nível de engajamento, contribuindo para que ele se sinta parte de um algo maior e que, ainda assim, é fundamental para que tudo se desenvolva.
Uma pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta a fim de propor uma melhora para o clima organizacional.
Isso porque ela é capaz de fazer um levantamento sobre qual é a visão que os seus colaboradores possuem sobre a sua empresa.
Perceba que por intermédio dela será possível recolher um conjunto de informações extremamente vitais e que vão te auxiliar a desenvolver estratégias pontuais para melhorar esse clima.
O modo com o qual a comunicação é estabelecida, dentro de uma organização, é um fator bastante importante para um bom clima organizacional. Sobretudo quando pensamos na forma com a qual líderes e gestores se relacionam com os demais colaboradores.
Uma comunicação clara e assertiva é fundamental para que ela não se torne ponto de partida para conflitos, rivalidades ou problemas que possam influenciar negativamente no desenvolvimento de uma organização.
A organização investe em seus colaboradores? Desenvolve programas de treinamento e promove gratificações àqueles que se destacam? Essas são políticas que acrescem qualidade ao ambiente organizacional, pois as pessoas se sentem valorizadas e trabalham felizes, produzindo mais e se sentindo realizadas.
Os colaboradores quando se sentem livres para criar, e essa atitude é estimulada pela empresa, deixam de realizar suas tarefas de forma mecânica e buscam a melhor maneira para fazê-lo.
Recompensas – Trata-se das recompensas oferecidas aos colaboradores. Além da gratificação financeira, treinamentos, prêmios e a atribuição de responsabilidades são vistas como incentivos ao crescimento e à evolução profissional do colaborador.
Fator de muita importância, pois deixa claro a todos o caminho que deve ser percorrido para que se alcancem promoções e premiações por produtividade, eliminando a obtenção desses benefícios por questões relativas à amizade e afinidade com os gestores.
A qualidade da liderança é notória na manutenção do bom clima organizacional. Um bom líder consegue incentivar seus colaboradores, motivá-los e construir um ambiente perfeito para o bom desempenho das atividades.
Devido à grande importância do clima organizacional para o desempenho da empresa, os gestores devem estar atentos às variações que sinalizam uma má manutenção do clima organizacional, tais como: Aumento da rotatividade, constantes queixas de colaboradores, necessidade de retrabalho, sócios e funcionários descomprometidos com a empresa, queda na produtividade, na assiduidade e na motivação dos colaboradores.
Além disso, atente-se aos feedbacks, eles são fundamentais dentro de uma empresa. Entretanto é preciso tomar certas precauções. Afinal, um feedback deve ser bem embasa e, sobretudo, feito de modo assertivo para que ele não se torne mal compreendido.
O quanto mais os gestores tardarem para adequar o clima organizacional, pior a situação pode ficar, visto que este é alimentado como em um ciclo: os comportamentos serão replicados no dia a dia da empresa, ou seja, se há a incidência de comportamentos prejudiciais à produtividade, e eles não forem abolidos, serão repetidos incessantemente até que se tornem parte da cultura organizacional da empresa, o que representa perdas financeiras e mais esforços para eliminar tais comportamentos.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.